Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

03 de Fevereiro

 

São Brás e Santo Anscário ou Oscar

 

SÃO BRÁS

 

Escassos são os conhecimentos que temos de São Brás, Bispo de Sebaste, na Armênia, que sofreu o martírio, em 316, por ordem do governador Agricoláo, no império de Licínio ou Diocleciano. Depois de ter sido flagelado, foi pendurado num andaime e com pentes de ferro descarnaram-lhe os ossos. Os verdugos tentaram ainda afogá-lo e por fim degolaram-no com mais dois jovens companheiros. Nas atas do martírio de Santo Eustáquio se lê que São  Brás juntou  com muita reverência os ossos deste Santo, bem como os de Santo Orestes, vítimas da cruel perseguição de Diocleciano. A festa de São Brás é dia de guarda na Igreja dos gregos. Antes de sua elevação ao episcopado exercera a medicina e dela se servia para o bem das almas. Muitas curas maravilhosas são atribuídas à sua fé e santidade. Entre os muitos milagres por ele operados figura este, de pelo sinal da cruz e sua oração ter salvo da morte um menino que engoliu uma espinha de peixe.

A devoção de São Brás tomou incremento também na Igreja latina, pela transladação das relíquias do Santo para o Ocidente, no tempo das cruzadas.

São Brás, como grande taumaturgo, pertence ao grupo dos 14 Santos Auxiliares.

 

REFLEXÕES

 

Em muitas dioceses existe o uso de no dia de hoje se dar aos fiéis a bênção de São Brás. O sacerdote de sobrepeliz e estola vermelha, traz na mão esquerda, em forma de cruz, duas velas bentas, e benzendo as pessoas que se apresentam, diz: “por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Embora não seja obrigação nenhuma procurar esta benção, os fiéis não a devem dispensar, desde que tenham ocasião de recebê-la. A benção da Igreja é salutar e eficaz, por ser ela representante de Deus, da qual devemos procurar tornar-nos dignos, pela reta intenção e pelo fiel cumprimento dos nossos deveres.

 

SANTO ANSCÁRIO, CHAMADO TAMBÉM OSCAR

 

Santo Oscar é chamado apóstolo dos povos escandinavos. Nasceu na França no início do século IX e foi educado no mosteiro de Corbie. Jovem, abraçou o ideal monástico tornando-se eminente na cultura e zelo religioso.

Desempenhada a tarefa de fundar o mosteiro de Westfália, foi convidado pelo rei da Dinamarca a evangelizar aquela nação. Espe­rava-o um trabalho muito árduo devido às circunstâncias particularmente contrárias à recepção da mensagem evangélica. Passou em seguida para a Suécia, onde conseguiu conversões mais numerosas.

Eleito bispo de Hamburgo, foi designado por Gregório IV como legado pontifício na Dinamarca e na Suécia. “Os 40 anos dedica­dos por Anscário ao trabalho apostólico nos países do norte da Europa são um dos exemplos mais assombrosos de constância, dentro da história da Igreja”. ‘Superou com ânimo forte muitas dificuldades e perseguições, mas no fim deixou um saldo altamente positivo de mosteiros, escolas, igrejas e centros de atividades cristãs.

“Há quem semeia e quem recolhe”, diz o Evangelho. A semente lançada por Anscário foi o alicerce da evangelização de regiões inteiras, como a Saxônia superior, a Dinamarca e a Suécia. Anscário faleceu santamente aos 3 de fevereiro de 865, sendo venerado como o apóstolo no norte da Europa.