Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

07 de Fevereiro

 

São Venâncio Fortunato

 

Este santo foi, sem dúvida, um dos maiores compositores de músicas sacras e poemas do cristianismo. Um grande poeta!

Nasceu perto de Treviso, na região de Veneza, Itália, por volta de 530. Fez seus estudos de retórica em Aquiléia, e, depois, em Ravena.

A providência tinha-o dotado de inteligência aberta, de memória viva e de fecunda criatividade poética. Desde jovem, deleitava-se em compor poesias e poemas em latim clássico.

Foi atacado por doença que o levou rapidamente à cegueira total. Em sua fé, recorreu à intercessão do grande bispo São Martinho de Tours, o santo mais popular daquele século na Europa. Ungiu-se com o óleo, retirado de uma lamparina que estivera sobre o túmulo do santo na França, e assim recuperou rapidamente a visão. Cumpriu então sua promessa de viajar para a França e visitar em Tours a tumba de São Martinho. Iniciou também uma vida de consagração total a Deus.

Viajou, de fato, para Tours, onde ficou o resto de sua vida. Deixou um interessante e até gracioso poema sobre esta viagem, descrevendo os lugares visitados e os costumes das populações encontradas.

 Aí, participou da vida monástica no convento fundado por São Martinho; lá completou sua formação sacerdotal a fim de dedicar-se, com zelo incomum, ao apostolado missionário, seja pela pregação, seja por sua arte poética.

Sua conversação era altamente agradável, sua cultura literária e a facilidade de expressão poética o tornavam muito simpático e  procurado em seu ministério.

Fez amizade com pessoas eminentes do seu século, bispos, reis e, em particular, com a santa rainha Cunegundes que, feita religiosa, orientou na vida espiritual. Foi amigo de São Gregório de Tours colaborando nas obras históricas deste grande bispo.

Quando a santa rainha Cunegundes obteve do imperador de Constantinopla uma preciosa relíquia da cruz de Cristo e esta foi recebida triunfalmente na França, Venâncio compôs dois maravilhosos hinos, o Vexilla Reges prodeunt e o Pange língua gloriosi, de insuperável beleza poética e de profundo conteúdo teológico. Estes hinos passaram a fazer parte da liturgia da semana santa e são cantados até os dias de hoje.

Deixou numerosas outras obras poéticas, sempre de conteúdo religioso. Compôs hinos em louvor a Nossa Senhora, que ainda hoje fazem parte do Breviário Romano. Devem-se à pena imortal de Venâncio sete preciosas biografias, entre as quais a de São Martinho de Tours e a da sua santa rainha Cunegundes.

Ao falecer o bispo de Poitiers, clero e povo elegeram Venâncio para sucedê-lo. Sua atuação como pastor da diocese foi prudente e iluminada pela sua sabedoria.

Sua morte se deu no ano 600, em dia incerto. Mas o bispo zeloso e poeta, que tinha cantado louvores a Cristo e aos santos, foi também ele objeto de devota veneração dos fiéis.