083

PROFANAÇÕES

 

 

DANÇA DO BISPO - MOLEQUE DE MITRA

(Moçambique / África)

 

ASSASSINOS DA LITURGIA

 

ATÉ OS DEMÔNIOS OS ADMIRAM!

 

 

Quanto não é pois para chorar ver o pouco caso que muitos fazem deste sagrado mistério, que é a alegria do céu e a salvação do mundo?

Ó cegueira! Ó dureza do coração humano, que tão pouco atende a tão inefável dom, e pelo frequente uso de o receber faz dele menos apreço! (Tomás de Kempis).

 

“A missa deve ser celebrada com a máxima devoção possível. E ajunta que a falta de respeito, mesmo exterior, constitui uma irreverência, que de algum modo chega a ser impiedade. Assim como as cerimônias, quando são bem feitas, infundem e significam respeito; também quando são mal executadas denotam irreverência que, em matéria grave, é um pecado mortal. Deve-se notar além disto que, para nas cerimônias haver o testemunho de respeito, que convém a um tão grande sacrifício, não basta fazê-las; porque uma pessoa qualquer poderia ter a língua assaz desembaraçada e os movimentos bastante livres para expedir tudo isso em menos de um quarto de hora; mas é preciso que sempre sejam feitas com a gravidade conveniente, que pertence também intrinsecamente ao respeito que se deve ter pela missa” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

 

Página Inicial | Novo | Profanações da missa vídeo