Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

003

São Pedro esteve em Roma

 

 

Os PROTESTANTES mentindo, perseguindo e seduzindo os católicos, dizem: “Pedro não esteve em Roma”.

Resposta aos PROTESTANTES:

 

São Pedro na sua Primeira Carta diz: “Saúda-vos a Igreja que está em Babilônia, e Marcos, meu filho” (1 Pd 5, 13).

Renan escreve: “Ora, por ‘Babilônia’ São Pedro quer sem dúvida significar a cidade de Roma. Por este nome era designada a capital do Império entre as cristandades primitivas”.

“Babilônia”: É uma maneira figurada de designar Roma, protótipo de cidade idólatra e mundana naquela época. Babilônia tinha-o sido alguns séculos antes, e os Profetas dirigiram-lhe duras reprovações e ameaças: Isaías 13, 1-22; Jeremias, capítulos 50 e 51. No livro do Apocalipse também se designa Roma com esse nome:  capítulos 17 e 18.

Marcos é o autor do segundo Evangelho. A tradição atribui-lhe o ofício de intérprete de São Pedro em Roma. O Apóstolo dá-lhe o título de filho, não no sentido físico, mas espiritual, indicando uma antiga relação entranhável.

 

Algumas provas que confirmam que São Pedro esteve em Roma.

(Se essas provas de Católicos CULTOS e SANTOS que viveram nos primeiros séculos não servem aos protestantes; onde então se encontram as provas de “escritores protestantes dos primeiros séculos” que provam que São Pedro não esteve em Roma? Porque os escritores protestantes modernos só sabem escrever baboseiras e calúnias... se apóiam na própria língua e na maldade).

 

São Dionísio ( 171) escreve: “São Pedro e São Paulo foram para a Itália, onde doutrinaram e sofreram o martírio no mesmo tempo”.

Santo Irineu ( 203) escreve: “Mateus, achando-se entre os hebreus, escreveu o Evangelho na língua deles, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam Roma”.

Tertuliano ( 222) escreve: “Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro, então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na cruz”.

Orígenes ( 253) escreve: “São Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve que fosse crucificado de cabeça para baixo”.

São Cipriano ( 258) escreve: “Vagando a Sede de Fabiano, isto é, a Sede de Pedro e da dignidade da cátedra sacerdotal, foi Cornélio criado bispo”.

São Jerônimo: “São Pedro foi a Roma e aí ocupou a cátedra sacerdotal”.

Santo Agostinho: “São Lino sucedeu a São Pedro”.

Sulpício Severo falando do tempo de Nero diz: “Neste tempo, Pedro exercia em Roma a função de bispo”.

Eusébio escreve: “Lino é o primeiro depois de Pedro”.

 

Católico, ainda falando sobre Babilônia.

Três cidades podem ser designadas com esse nome:

1. A Babilônia da Mesopotâmia (hoje Iraque). Que no século I depois de Cristo ainda estava habitada; porém, não há nenhum vestígio de tradição local que associe esta Babilônia com o apóstolo São Pedro.

2. Cidade do Egito, onde está a atual cidade de Cairo, com uma fortaleza romana que controlava o canal entre o Nilo e o mar Vermelho (não é o moderno Canal de Suez). Não existe nenhuma tradição que relacione São Pedro com o Egito; e esse lugar era apenas uma fortaleza militar.

3. Roma: é chamada Babilônia no Apocalipse (14, 8; 16, 19; 17, 5).

 

Católico, se os protestantes dizem que Babilônia não é uma maneira figurada de designar Roma; pergunte então a eles de qual Babilônia São Pedro escreveu a sua primeira carta.

Foi de Babilônia - Mesopotâmia, hoje Iraque?

Foi da cidade do Egito (fortaleza militar), onde está a atual cidade de Cairo?

 

 

Martinho Lutero: Pai dos Protestantes

 

Dizia Martinho Lutero: “Só há uma maneira desse ‘povinho’ fazer sua obrigação. É constrangendo-o pela lei e pela espada, prendendo-o em cadeias e gaiolas, da mesma forma como se faz com bestas selvagens... melhor a morte de todos os camponeses do que a morte dos príncipes... estrangulem os rebeldes como fariam com cães raivosos” (Discurso aos príncipes alemães para reprimir a revolta camponesa).

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "São Pedro esteve em Roma"

www.filhosdapaixao.org.br/doutrina_contra_protestantes/004_igreja_catolica/003_igreja_catolica.htm