Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

004

A única Igreja que vem do tempo dos Apóstolos é a Igreja Católica

 

 

Os PROTESTANTES mentindo, perseguindo e seduzindo os católicos, dizem: “A Igreja Católica não vem do tempo dos Apóstolos”.

Resposta aos PROTESTANTES:

 

Jesus Cristo FUNDOU UMA IGREJA e prometeu que ela JAMAIS seria dominada pelo ERRO: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei A MINHA IGREJA, e AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA” (Mt 16, 18). Esta Igreja não pode errar, porque é a “COLUNA E FIRMAMENTO DA VERDADE” (1 Tm 3, 15). Tem a ampará-la sempre a assistência divina: “Estai certos de que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28, 20).

Esta Igreja de Jesus Cristo foi fundada à base de poderes especiais concedidos aos Apóstolos, os ÚNICOS que Nosso Senhor enviou para governá-la e propagá-la pelo mundo, pregando e administrando os sacramentos. Estes Apóstolos escolheram homens a quem pela imposição das mãos transmitiram seus poderes e logo se estabeleceu a hierarquia: APÓSTOLOS, PRESBÍTEROS e DIÁCONOS e, depois da morte dos Apóstolos: BISPOS, PRESBÍTEROS e DIÁCONOS.

Portanto, a IGREJA VERDADEIRA de Jesus Cristo tem necessariamente que VIR DO TEMPO DOS APÓSTOLOS, porque só assim é que pode ser DETENTORA dos PODERES CONFERIDOS por Cristo.* Organizando a IGREJA desta maneira, o Divino mestre fechou inteiramente o caminho para os HEREGES que haviam  de aparecer, inúmeros, em toda a história da Igreja, os quais haviam de apoderar-se da Bíblia, dando-lhes a interpretação que bem lhes parecesse e gritando aos quatro ventos: Eis aqui a Igreja verdadeira de Jesus Cristo! – Lançando no seio do povo cristão uma confusão tremenda, porque os outros HEREGES, seus adversários, também não deixariam de dizer o mesmo.

Ora, a ÚNICA IGREJA que VEM do TEMPO dos Apóstolos é a IGREJA CATÓLICA, porque como JÁ PROVAMOS, desde o tempo dos Apóstolos a Igreja de Jesus Cristo tem sido denominada a IGREJA CATÓLICA e a sua doutrina tem sido conservada invariável através dos séculos. Logo, a ÚNICA IGREJA de Jesus Cristo é a IGREJA CATÓLICA.

São Clemente Romano que morreu no ano 102 escreve: “A Igreja de Deus que peregrina em Roma, à Igreja de Deus que peregrina em Corinto...”

Santo Epifânio que morreu no ano 403 escreve: “Há um ‘caminho real’, que é a Igreja Católica, e uma só senda da verdade. Toda heresia, pelo contrário, tendo deixado uma vez o caminho real, desviando-se para a direita ou à esquerda, e abandonada a si mesma por algum tempo, cada vez mais se afunda em erros. Em todas elas notamos que a arrogância do erro perdeu a medida. Eia, pois, servos de Deus e filhos da Igreja santa de Deus, que conheceis a regra segura da fé, não deixeis que vozes estranhas vos apartem dela nem que vos confundam as pretensões das erroneamente chamadas ciências (gnoses). Pois os caminhos de seus representantes são desagregadores e sua falsa ciência é precipício. Vangloriam-se de saber coisas grandes, mas na verdade não conhecem realmente sequer as pequenas. Pregam liberdade, enquanto eles próprios permanecem escravos do pecado”.

 

* Interessados, como é natural, em destruir esta ideia de transmissão de poderes por sucessão apostólica, os protestantes começam a imaginar perigos de interromper-se esta sucessão e querem com isto impressionar os católicos. Mas se esquecem de uma coisa muito importante. Até o século XV, em que foi descoberta a imprensa, a Bíblia era copiada À MÃO. Desde o tempo em que o Pentateuco foi escrito até os dias de hoje, a Sagrada Escritura nos tem sido transmitida por uma sucessão de... copistas, até o século XV, de... tipógrafos daí para cá. O que nós chamamos, por exemplo, o texto original grego do Novo Testamento é fruto de uma exaustiva e paciente comparação de vários códices que têm pequenas diferenças, escolhendo-se ali a versão mais provável. Mas vai-se desprezar a Bíblia por causa disto?Não. Deus vela especialmente pela Sagrada Escritura, fazendo com que nela não se introduza erro substancial. Com a mesma solicitude vela também Jesus Cristo sobre a Igreja, que é igualmente obra de Deus e o Divino Mestre especialmente prometeu a ela a sua assistência. Essas dúvidas importunas revelam apenas falta de fé na ação contínua da Divina Providência. E uma grave injúria fazem os protestantes a Nosso Senhor Jesus Cristo, imaginando-O capaz de faltar com a sua palavra.

A grande maioria dos protestantes, porém, não se conformam com este reconhecimento de que seja legítima a Igreja Católica. E como sabem muito bem que as suas Igrejas não vêm absolutamente do tempo dos Apóstolos, afirmam que basta que a Igreja tenha a mesma doutrina de Cristo e dos Apóstolos para ser a Igreja Verdadeira, não precisa remover aos tempos apostólicos. Para isto então precisam provar que Cristo NÃO DEU AOS APÓSTOLOS PODERES ESPIRITUAIS SOBRE SEUS SEMELHANTES, NEM SOBRE O CORPO DE CRISTO, OU REAL NA EUCARISTIA, OU MÍSTICO, ISTO É, A SUA IGREJA.

 

 

Martinho Lutero: Pai dos Protestantes

 

Dizia Martinho Lutero sobre Jesus Cristo: “Cometeu adultério com a samaritana no poço de Jacó, com a mulher adúltera que perdoou... e com Madalena...”.

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "A única Igreja que vem do tempo dos Apóstolos é a Igreja Católica"

www.filhosdapaixao.org.br/doutrina_contra_protestantes/004_igreja_catolica/004_igreja_catolica.htm