Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

01

Anápolis, 25 de fevereiro de 2003

 

À irmã Adriana

 

Irmã Adriana, tudo nesse mundo é passageiro e vazio, somente em Deus encontrarás o amor verdadeiro e paz para o seu coração.

Deus quer que sejas toda d’Ele; Ele é o Deus Infinito e Onipotente que cuida de você.

No Sl 62,2 diz: “Só em Deus a minha alma repousa…”, realmente, somente nesse Pai carinhoso encontramos descanso para a nossa alma; no mundo tudo é frustração e barulho.

Se pretendes ser esposa de Deus, abandone tudo o que é externo e viva escondida na Chaga Santíssima do Coração de Jesus Cristo. Na Chaga do Coração de Cristo aprenderás a carregar a Cruz com paciência e sofrer com humildade.

Irmã Adriana, é preciso fazer tudo com entusiasmo e fé, nada de vida mole e cômoda; deixe para descansar no céu.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

02

Anápolis, 26 de fevereiro de 2003

 

Ao caríssimo Irmão Gabriel do Santíssimo Crucifixo

 

Caríssimo irmão, que Cristo Jesus, nosso único Tesouro esteja no seu coração.

Foi bela e frutuosa a Romaria-Retiro que fizemos para o Chile, cidade de Los Andes, onde estão as relíquias da angélica Santa Teresa dos Andes. E você mais uma vez mostrou ser um ótimo motorista. Como foi belo atravessar a Argentina e os Andes, mesmo no meio de tanto calor; e o mais belo foram as orações que fizemos durante o percurso e depois no Santuário de Santa Teresa dos Andes.

Caríssimo irmão, quando contemplamos as relíquias de um santo, então percebemos que a única coisa que vale é a santidade e que o mundo é um mercado do demônio; infeliz daquele que o segue: “Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus(Tg 4, 4).

Ame a cruz e esteja sempre unido a Cristo no Calvário: “Para ganhar o céu, todo o sofrimento é pouco(São José Calazans).

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

03

Anápolis, 06 de março de 2003

 

À irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

 

Caríssima irmã, rezo para que o teu amor a Cristo Jesus aumente continuamente. É preciso contar com Ele e apoiar nesse Deus Onipotente, porque fora d’Ele tudo é vazio e triste.

O melhor remédio para suportar com paciência as dificuldades é contemplar Cristo na Cruz. Quando contemplamos o Deus de Amor na cruz, um Deus que derramou todo o seu Sangue para nos salvar, tudo fica mais fácil e tranqüilo.

Rezo para que você seja uma santa. Suba ao Monte Calvário, esse é o monte das almas apaixonadas por Cristo Jesus.

Irmã Genoveva: “O sofrimento é a escada que nos leva a Deus, ao céu(Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade). Você só será verdadeira esposa de Jesus Cristo se viveres crucificada com Ele.

A religiosa não deve buscar uma vida fácil; pelo contrário, é preciso correr em suas veias sangue de mártir, é preciso sentir nojo do comodismo e da vida ociosa.

O seu hino predileto deve ser: sofrer, desagravar e amar.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo, Fornalha ardente de amor e caridade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

04

Anápolis, 08 de março de 2003

 

Á Irmã Marília

 

Caríssima irmã, que o Deus de amor esteja sempre na sua alma.

Saiba que a religiosa é esposa de Nosso Senhor, e a mesma só se realizará na vocação se essa união existir. Não tem sentido buscar algo fora de Deus, Ele é o único que pode nos consolar: “Deus é o único bem que nos pode satisfazer, o único ideal que nos pode apaixonar inteiramente (Santa Teresa dos Andes).

Você sabe que a juventude está apodrecendo, está procurando a felicidade no mundo, gasta energia e saúde buscando algo para satisfazer o coração, mas para surpresa, só encontra o vazio e a tristeza.

Caríssima irmã, reze pelas vocações, peça santas vocações para o nosso Instituto.

Se queres crescer na vida interior, viva sempre mergulhada nesse Oceano Infinito que é o Deus Altíssimo e fuja de todas as criaturas.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria.

Leia o Salmo 1 com atenção e devoção.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

05

Anápolis, 08 de março de 2003

 

À Irmã Adriana

 

Caríssima irmã, que o Coração de Jesus Cristo seja a sua clausura.

Como é belo servir a Deus e viver somente para Ele. Infeliz daquele que abandona o Senhor do universo para seguir e servir o mundo, esse com certeza viverá nas trevas.

Aquele que possui Deus já está completo, porque Ele é Riqueza Infinita: “Encontro tudo nele. Alegro-me até o íntimo por vê-lo tão lindo, por sentir-me unida a Ele, já que Deus é imenso e está em toda parte(Santa Teresa dos Andes).

Caríssima irmã, nas dificuldades da vida, suba o Monte Calvário e encontrarás o Amor Crucificado que acariciará a sua alma com o seu Preciosíssimo Sangue; e jamais se esquecerá desse encontro.

Quando sentires vontade de passear, entre no jardim do Coração de Nosso Senhor, e nesse Mar de delícias a sua alma será consolada.

Apaixone por Jesus, Ele é o Deus que cuida de nós.

Leia o Salmo 50 com piedade e arrependimento dos pecados.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Boníssimo de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

06

Anápolis, 09 de março de 2003

 

À Irmã Claudia

 

Caríssima irmã, está na hora de acordar e agir com mais responsabilidade. A Palavra de Deus diz que Jesus Cristo fez tudo bem feito. Será que você está imitando a Nosso Senhor?

Quando uma pessoa assume uma tarefa, é preciso cumpri-la com rigor e zelo, nem que o mundo se desmorone. A irresponsabilidade já levou e continua levando muitas pessoas à falência e destruindo muitos ideais.

A religiosa não pode viver em um casulo, precisa ser serva de todos e com alegria: “Quando bem poder fazer entre os teus se fores sacrificada, se não buscares tua comodidade, mas o bem dos outros(Santa Teresa dos Andes).

Caríssima irmã Cláudia, vejo que o segredo de tudo está no amor a Deus; aquele que ama a Deus e que vive mergulhado n’Ele faz tudo para agradá-lO.

Viva bem o momento presente, viva santamente, Deus conhece até os pensamentos mais ocultos.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

07

Anápolis, 09 de março de 2003

 

Á Irmã Selvina

 

Caríssima irmã, que o Coração de Jesus seja o teu abrigo e proteção.

Como é importante servir a Deus com alegria, com certeza o fardo ficará mais leve, porque aquele que O serve reclamando e com o semblante fechado carrega uma cruz bem mais pesada.

Viva escondida no Coração de Jesus, nessa Fornalha ardente de Amor e de Caridade perfeita aprenderás a servir o próximo com mais amor: “Quero, desde hoje, ser a última; sempre, em tudo, ocupar o último lugar, servir aos outros, sacrificar-me sempre e em tudo para unir-se mais Àquele que se fez servo sendo Deus, porque nos amava(Santa Teresa dos Andes).

Não perca a intimidade com Deus durante o trabalho, o diálogo com o Amor Infinito jamais deverá ser interrompido; nessa união a alma será consolada continuamente, mesmo quando o trabalho exige muito esforço.

Leia o Salmo 100 com atenção.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria, Mar tranqüilo e sereno.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

08

Anápolis, 18 de outubro de 2003

 

Ao Irmão Fabrício Félix, FP.

 

Caríssimo Irmão Fabrício, feliz aniversário! Rezo para que sejas sempre feliz.

A verdadeira felicidade não consiste em viver uma vida fácil e cômoda como acontece com os mundanos, e sim, em seguir a Cristo Jesus de perto, sofrendo por amor.

 Esteja sempre unido à cruz, esse é o livro perfeito onde aprendemos todas as lições: “Nosso Senhor é o nosso modelo; tomemos nossa cruz e sigamo-lo (São João Maria Vianney).

Hoje é uma data especial, faça os seguintes propósitos:

Crescer no amor a Deus; peça aos Serafins essa graça.

Rezar com mais fervor e devoção.

Ler com mais freqüência; somente livros piedosos.

Confessar com mais freqüência e com bons confessores.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus, Oceano de Amor e Paz.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

09

Anápolis, 28 de outubro de 2003

 

À Irmã Àgueda de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada Irmã Àgueda, feliz aniversário! Rezo para que perseveres no caminho de Deus, fazendo sempre o melhor para a glória do nosso Pai Eterno.

Cada ano que passa a vida fica mais curta, e com certeza a morte mais próxima, por isso, aproveite dessa data e faça os seguintes propósitos:

Viver sempre no calvário unida a Cristo Crucificado.

 Temos o costume de procurar sempre o mais seguro para a nossa vida, e sempre nos enganamos. Em relação a salvação da alma é impossível errar, porque o Monte Calvário é o lugar mais seguro, mesmo que a nossa natureza se revolte e o nosso corpo peça o mais cômodo, não devemos dar ouvidos, porque somente no Calvário encontraremos total segurança: “O monte calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso(São Francisco de Sales).

Aquele que foge do calvário cairá na lama do mundo e morrerá sufocado pelo lixo que o mundo oferece.

No Monte Calvário encontramos a verdadeira Face do Amado Jesus.

Mergulhar na Paixão do Amado Jesus.

Feliz daquele que mergulha na Sagrada Paixão do Doce Jesus. Ela é uma âncora que sustenta a barca da nossa vida quando as ondas se agitam; é uma luz que conduz a nossa barca ao porto desejado nas horas de escuridão e de furiosos vendavais.

Aquele que vive unido à Paixão do Senhor está mais próximo da santidade: “Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo (São Boaventura, Stimubus Amoris, p. I, c.1).

Ter um grande amor à Virgem Maria.

A Santíssima Virgem é essa Boa Mãe que está sempre nos ajudando. O que mais lhe agrada é imitarmos as suas virtudes.

É preciso imitar o exemplo dessa Boa Mãe principalmente no Calvário. A fortaleza e a perseverança da Virgem devem nos empurrar sempre para frente.

Prezada irmã, existem muitos outros propósitos, vejo que esses são os principais para o momento.

Eu te abençôo e te guardo nos Corações de Jesus e de Maria Santíssima.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

10

Anápolis, 31 de outubro de 2003

 

À Irmã Laura Maior de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada irmã, que a paz de Deus Nosso Senhor esteja na sua alma, e que o seu coração esteja mergulhado no Imaculado Coração de Maria, Oceano de amor.

Suporte com paciência os ataques dos inimigos; o melhor remédio é mergulhar na Sagrada Paixão de Nosso Senhor, esse é o caminho mais curto para o céu: “Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo (São Boaventura).

Seja uma bigorna firme, não tema as marretadas dos perseguidores.

O céu é a Pátria dos fortes e perseverantes, seja uma alma apaixonada por Cristo Crucificado.

Eu te abençôo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

Leia a Bíblia e a vida dos santos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

11

Anápolis, 03 de novembro de 2003

 

Á Irmã Gabriela de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada irmã, que Cristo crucificado esteja na sua alma.

Você sabe que a verdadeira esposa de Cristo deve percorrer o caminho da Cruz e viver crucificada com Ele; só ama realmente o Esposo Celeste aquela esposa que carrega com amor o Santo Madeiro.

O céu é a Pátria da esposa de Nosso Senhor, e para entrar nessa Pátria é preciso seguir o Senhor com a cruz às costas: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cruz e siga-me(Mt 16,24).

O Amado Jesus não prometeu vida fácil para ninguém aqui nesse vale de lágrimas, principalmente para alguém que se consagra de corpo e alma ao Seu serviço.

Prezada irmã, ame a cruz de Cristo e com certeza triunfarás no trabalho missionário.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Leia a vida de São Francisco Xavier.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

12

Anápolis, 03 de novembro de 2003

 

Á Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada irmã, que o Monte Calvário seja a sua morada; nesse Santo lugar encontrarás a verdadeira Face do Salvador e viverás mergulhada n’Ele, Oceano de Amor e de Mansidão: “O monte que não tiver por origem a paixão do Salvador é frívolo e perigoso(São Francisco de Sales).

Vivemos num mundo cheio de ódio, onde a cruz é pisada e lançada para longe, onde todos gritam por uma vida cômoda e sem sacrifício. Esse mundo grita por liberdade, mas a liberdade que ele deseja é a porta larga e o caminho espaçoso que conduz à escravidão, isto é, ao inferno: “… porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição(Mt 7,13).

Você aceitou ser esposa de Nosso Senhor, siga-O pelo caminho da cruz e entre pela porta estreita, porque essa é a porta por onde deve passar a esposa de um Rei que morreu crucificado.

Leia a vida de São Paulo da Cruz.

Eu te abençôo e te guardo no Coração transpassado da Virgem Dolorosa.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

13

Anápolis, 04 de novembro de 2003

 

À Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada irmã, que o Sagrado Coração de Jesus seja o seu refúgio e abrigo.

Você foi escolhida por Nosso Senhor para ser uma missionária de fogo, a melhor escola para adquirir esse fervor missionário é a Escola do Sagrado Coração de Jesus.

Nessa Escola aprendemos que tudo aqui na terra é passageiro, que a única coisa que vale é missionar com entusiasmo para levar muitas almas para o céu.

A esposa do Nosso Senhor deve viver no Calvário com Ele, ao pé da Cruz, e coroada de espinhos.

Prezada irmã, seja perseverante, somente assim cantarás vitória: “O desalento é inimigo da tua perseverança. – Se não lutar contra o desalento, chegarás ao pessimismo, primeiro, e à tibieza, depois. – Sê otimista(São Josemaría Escrivá, Caminho, 988).

Leia a vida dos santos.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

14

Anápolis, 07 de novembro de 2003

 

À Irmã Laura Menor de Nossa Senhora das Dores

 

Prezada Irmã, que a paz do Sagrado Coração de Jesus esteja na sua alma.

Você sabe que tudo passa e que a maior riqueza consiste em carregar cruz com amor e alegria. A melhor maneira para conquistares a vida eterna é viver escondida em Deus e carregar a cruz sem murmurar: “Nosso Senhor é o nosso modelo: tomemos nossa cruz e sigamo-lo(São João Maria Vianney).

Infeliz daquela pessoa que busca uma vida fácil e cômoda; essa, com certeza ainda não encontrou a Face de Jesus Cristo e também nunca contemplou com sinceridade o crucifixo.

Prezada irmã, lembre-se de que uma esposa de Nosso Senhor deve residir no Monte Calvário, esse é o monte do verdadeiro amor; aquele que vive nesse monte não deseja as vaidades do mundo.

Olhe sempre para frente, para Cristo Crucificado; quanto ao resto, trate tudo com santa indiferença.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

15

Anápolis, 10 de novembro de 2003

 

À irmã Marilia, Filha da Paixão de Cristo

 

Prezada irmã, só existe verdadeira alegria num coração cheio de Deus. Tudo o que o mundo oferece é falso e perigoso, ele atrai para matar.

Se você aceitou realmente o chamado de Deus, é preciso então subir rapidamente o monte da perfeição; não é correto uma esposa de nosso Senhor viver deitada na planície do mundo.

Você sabe que a vida é breve e que a vida missionária exige muito amor, fé e dedicação. A verdadeira missionária deve pescar almas para o céu, deve aproveitar bem o tempo e trabalhar com fervor, como escreve Santa Teresinha do Menino Jesus: “Uma alma cheia do amor de Deus não consegue ficar inativa”.

Leia com atenção a Sagrada Escritura e a vida dos Santos.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo, o Incansável Missionário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

16

Anápolis, 17 de dezembro de 2003

 

À Irmã Laura Menor de Nossa Senhora das Dores

 

Irmã Laura, Deus lhe pague pelo cartão de natal, ele é piedoso e bonito.

Caríssima irmã, ame o Menino Jesus; que seria da nossa vida sem o Menino Deus? Seria um deserto sem oásis e um jardim sem flores.

É preciso oferecer um presente para Nosso Senhor; o presente que mais Lhe agrada é um coração puro, cheio de amor, de bons propósitos, perfumado pela oração bem feita e apaixonado por Ele.

Caríssima irmã, peça ao Doce Menino a graça de amá-lO até o último suspiro.

Seja santa! Seja luz!

Eu te abençôo e te guardo no Coração do Menino Deus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta

17

Anápolis, 28 de dezembro de 2003

 

À Revma. Me. Mariana de Nossa Senhora das Dores

 

Revma. Madre, parabéns pelo seu aniversario! Rezo para que o Deus Onipotente lhe conceda muitos anos de vida.

Aproveite desta data para fazer o seguinte propósito: amar ao Senhor Deus de todo o coração.

É importante lembrar com freqüência de que sem o amor a Deus é impossível se realizar na vocação. Se Deus não estiver no centro de nossa vida, ela torna-se vazia e o nosso trabalho infrutífero.

São Bruno perguntava: “Há outro bem senão Deus?” Sabemos que não existe outro bem além de Deus; então cabe a nós servi-lO de coração e amá-lO sobre todas as coisas. É preciso implorar ao Senhor que aumente o nosso coração, para que possamos amá-lO mais e mais.

Como deve ser triste e vazia a vida dessas pessoas que ocupam todo o tempo em servir as criaturas. Os seus corações estão sempre agonizantes e pesados; o vazio delas não poderá jamais encher o nosso coração e a nossa alma imortal.

Prezada Madre, faça do ano de 2004 o ano de amor. Peça ao Senhor aquele amor que não se compra com os bens perecíveis e que também não é encontrado nas esquinas. Deus é a Fonte do verdadeiro amor, daquele amor que satisfaz a nossa alma e que mata a sede do nosso coração.

É grande sabedoria amar a Deus, e só merece o nome de sábio aquele que O ama sobre todas as coisas. Se amamos a Deus não precisamos de mais nada; com certeza somos as pessoas mais felizes do mundo.

Seja uma religiosa apaixonada por Deus, e as criaturas não encontrarão mais lugar em seu coração: “Nosso Senhor nada de seu reservou para Si ao amar-me no madeiro da cruz. E eu hei de entregar-me com meias medidas? Acharia generoso de minha parte reservar-me aqueles a quem estou mais ligada? O que ofereceria então? Não. O amor que lhe tenho, Lúcio querido, está acima de todo o criado, e ainda pisoteado meu próprio coração, despedaçado pela dor, não deixarei de dizer-lhes adeus, porque o amo com loucura(Santa Teresa dos Andes, Carta 81).

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

escolher carta