Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 53

 

Anápolis, 05 de maio de 2012

 

Ao Revmo. Pe. Luís Lima de Sousa

 

Prezado sacerdote, com os olhos fixos em Nosso Senhor Jesus Cristo, perseveremos no bem suportando todas as provações e passando sobre todos os obstáculos sem esmorecermos: “Não há dúvida: quem quiser ganhar sua alma para a vida eterna deve perseverar no bem, sem se assustar com a aspereza das provações. Dada sua fragilidade e fraqueza, não pode a perseverança do homem ser perfeita, sem quedas; por isso, cada vez que cai, deve reerguer-se imediatamente, reparar a queda, recomeçando de novo: nisto consiste propriamente a perseverança, isto é, no constante converter-se, melhorar-se até que Deus intervenha com particulares dons para estabilizá-lo no bem” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Deus lhe pague pela preciosa palestra (Parábola do filho pródigo) dada no Santo Retiro de abril no Patronato Madre Mazzarello, Anápolis-GO, para 88 pessoas. Obrigado pela disponibilidade.

Sejamos aguerridos na prática do bem, porque a vida é curta... passa para não mais voltar: “Hoje Deus te chama a fazer o bem; faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Infeliz daquele que não persevera no caminho da luz por causa dos obstáculos.

Sem perseverança não há salvação. Na perseverança no bem até ao fim de nossa vida está o princípio da nossa eterna felicidade.

Sem a perseverança final todos os esforços são baldados. Penitências e orações, sacramentos e boas obras, tudo, sem a perseverança, será como a fumaça que se desvanece.

Se, porém, o único remédio para ser salvo é perseverar até ao fim, para perseverar até ao fim há um só meio: ser constante no bem!

Sem perseverança não se levam a cabo as grandes empresas. E que empresa há maior do que salvar- se?

Quem está sempre mudando de ofício, nunca poderá aprender bem um só. Quem muda constantemente de caminho, como há de chegar ao termo da viagem? O que anda num, desanda no outro (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Esperamos pelo senhor no Santo Retiro de junho, onde dará uma palestra com o tema: São Paulo Apóstolo: o infatigável.

Rezemos pelo Santo Padre Bento XVI que carrega uma pesadíssima cruz.

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Página Inicial | Escritos | Cartas | Cartas aos Sacerdotes