Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 55

 

Anápolis, 04 de julho de 2012

 

Ao Revmo. Pe. Luís Lima de Sousa

 

Estimado sacerdote, veja como tudo na terra passa... passa para não mais voltar... corremos ao encontro da morte e ela também corre apressadamente ao nosso encontro; por isso, vivamos nesse mundo desapegados de tudo e de todos, porque nesse vale de lágrimas não existe morada segura: “Só temos uma vida e não ficaremos para sempre neste mundo. Vamos de viagem, e louco é o que procura aqui morada e lugar de repouso” (Bem-aventurado Eduardo Poppe).

 

Deus lhe pague pela preciosa palestra (São Paulo: o infatigável) dada no Santo Retiro de junho/julho no Patronato Madre Mazzarello, Anápolis-GO, para 93 pessoas. Obrigado pela disponibilidade e esforço.

Não nos intimidemos nem tremamos diante das dificuldades, obstáculos e ameaças que surgem pelo caminho; mas, unidos a Cristo crucificado, suportemos todo o peso e perseveremos alegremente no caminho da Vida Eterna.

O católico que ama a Deus com todo o coração é capaz de enfrentar por Ele qualquer dificuldade, de abraçar e suportar qualquer sacrifício. Justamente por ser o Evangelho o código do amor, é também o código da fortaleza.

Jesus Cristo, “o mais forte”, veio para derrubar o reino de Satanás no mundo, e pôs particular cuidado em formar seus discípulos na fortaleza, premunindo-os contra toda espécie de perigos.

Deus é proteção segura... não tenhamos medo de ninguém.

A fé expulsa o medo. Que pode temer quem crê firmemente em Deus e está certo de seu onipotente auxílio?

Jesus Cristo não esconde dos discípulos que encontrarão inimigos e serão perseguidos como Ele o foi, e os exorta a se comportarem impávidos.

Abramos o coração para Cristo Jesus e não tenhamos medo de derramar o nosso sangue pelo seu Nome. Deve o católico confessar sua fé também quando for necessário dar a vida. Por mais valor que tenha a vida terrena, infinitamente mais vale a eterna, que ninguém pode tirar. Quem dá testemunho de Cristo diante dos homens, pode estar seguro de que Cristo dará testemunho dele diante do Pai. A Vida Eterna será sua recompensa. Os verdadeiros discípulos de Cristo Jesus não se intimidam perante seus inimigos e juízes, por mais poderosos, famosos e letrados que sejam.

Não tenhamos medo de servir a Jesus Cristo... Ele é generoso e nos recompensará com o prêmio eterno.

O cristão que se poupa, que calcula para dar a Deus o mínimo indispensável, de modo a não lhe ser traidor, que vive procurando antes fugir da cruz que carregá-la, antes se defender que renunciar-se, antes salvar a própria vida que sacrificá-la, não é discípulo de Cristo. Se não nos é dado testemunhar nosso amor e nossa fé com o martírio do sangue, devemos, todavia, testemunhá-los abraçando com generoso coração todos os deveres que o seguimento de Cristo impõe, sem recuar perante o sacrifício: “Deus ama os corações fortes e generosos” (Bem-aventurada Elisabete da trindade) (cfr. Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina).

Esperamos pelo senhor no Recreio Edificante Feminino (22 de julho às 13:30 h., palestra sobre Santa Maria Goretti), e no Santo Retiro de setembro, onde dará uma palestra com o tema:  Parábola dos talentos.

Que o Deus Eterno nos fortaleça e nos conceda a perseverança até o fim: “Quanto a vós, sede firmes, e que vossas mãos não se enfraqueçam, pois vossas ações terão sua recompensa” (2 Cr 15, 7).

Envio-lhe algumas maçãs e bananas.

Rezemos pelo Santo Padre Bento XVI para que persevere na luta contra os lobos furiosos: “Meus queridos amigos – neste momento, só posso dizer: orai por mim, que eu possa aprender a amar o Senhor mais e mais. Orai por mim, para que eu possa aprender a amar Seu rebanho mais e mais – em outras palavras, a Santa Igreja, cada um de vós e todos vós juntos. Orai por mim, para que eu possa não fugir com medo dos lobos (Bento XVI).

Com gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Página Inicial | Escritos | Cartas | Cartas aos Sacerdotes