Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 65

 

Anápolis, 16 de outubro de 2013

 

Ao Revmo. Pe. Franz Hörl

 

Estimado sacerdote, trabalhemos para a glória de Deus e pelo bem das almas enquanto é tempo: “Se trabalhares pouco, receberás pouco; se fizeres muito, grande será a recompensa. Corre em teu próprio proveito, vê o que te convém” (São Cirilo de Jerusalém).

 

Deus lhe pague pela palestra (Santa Missa segundo o Rito Gregoriano (“Missa Tridentina”), dada no Santo Retiro de agosto/setembro, dia 31 de agosto, na Casa de Retiro Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores (Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo)-Anápolis-GO, para 120 pessoas. Obrigado pela colaboração! Precisamos de sua ajuda para o Santo Retiro de outubro que será realizado aqui na nossa Cidade Missionária; além dos brasileiros, estamos esperando bolivianos, paraguaios e argentinos (aproximadamente 130 pessoas).

Suportemos com coragem as dificuldades que surgem pelo caminho e brilhemos com o nosso bom exemplo.

São João de Capistrano escreve: Quem foi chamado à mesa do Senhor deve brilhar pelo exemplo de uma vida louvável e correta, longe de toda imundície dos vícios. Sal da terra, para si e para os que convivem honestamente; e luz do mundo, brilhante de discernimento, iluminando os outros, aprendem da excelsa doutrina de Cristo Jesus, ao dizer, não só aos apóstolos e discípulos, mas também a todos os seus sucessores, presbíteros e clérigos: ‘Vós sois o sal da terra; se o sal perder o sabor, com que se salgará? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens’.

É verdadeiramente pisado pelos homens, qual lodo vil, o clero imundo e sórdido, molhado pela sujeira dos vícios e pegajoso pelas cadeias das ações criminosas; tido por imprestável tanto para si quanto para os outros. Gregório diz: ‘Sua vida é desprezível, resta ser rejeitada sua pregação’.

‘Os presbíteros que presidem bem serão considerados dignos de dupla honra, máxime os que trabalham pela palavra e pela doutrina’. De fato, os bons presbíteros exercem dupla dignidade, quer dizer, material e pessoal, ou temporal e espiritual, ou transitória junto com a eterna; pois embora por natureza habitem na terra sob o mesmo jugo das criaturas mortais, desejam ansiosamente conviver com os anjos nos céus, como aceitos pelo rei, servos inteligentes. Por esta razão como o sol, que surge para o mundo nas alturas de Deus, assim “brilhe a luz” do clero ‘diante dos homens para que’, vendo suas ‘boas obras, glorifiquem O Pai que está nos céus’.

‘Vós sois a luz do mundo’. A luz não se ilumina a si mesmo, mas lança seus raios a tudo que a circunda; semelhante a ela, a vida luminosa dos bons e justos clérigos, com o fulgor da santidade, ilumina e serena os que a vêem. Por conseguinte, quem foi reservado para o cuidado dos outros, deve mostrar em si de que modo devem eles viver na casa do Senhor”.

Rezemos pelo Papa Francisco.

Rezemos pelos bispos amigos da “poltronice” e dos aeroportos.

Rezemos pela conversão dos parasitas e sanguessugas que entram nos seminários e conventos desejosos em levar uma boa-vida. Esses lugares estão cheios desses folgados e folgadas.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Página Inicial | Escritos | Cartas | Cartas aos Sacerdotes