Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 13 - 08/03/2005

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), que Cristo ressuscitado esteja na vossa alma: "Ó Cristo ressuscitado, convosco também nós devemos ressuscitar" (J. H. Newman, Maturidade Cristã, pp. 190-194).

Estamos aproximando da Páscoa; não devemos jamais entrar no "jogo" dos mundanos que deturpam completamente essa Festa tão linda e piedosa com "ovos de chocolate", "baile do aleluia", e outras coisas folclóricas e extravagantes; mas como pessoas apaixonadas por Jesus Cristo, levemos a sério esse Tempo tão abençoado.

Que quer dizer a palavra Páscoa? Quer dizer Passagem. Essa solenidade tomou este nome de uma grande festa que celebravam os hebreus, figura da atual Páscoa. Os hebreus com sua Páscoa celebravam a libertação do povo de Deus do cativeiro do Faraó, o qual era figura do cativeiro do demônio, de que nos livrou Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prezado (a) benfeitor (a), que havemos de fazer para celebrar dignamente esta festa?

 

1. ADORAR COM SANTA ALEGRIA A JESUS CRISTO RESSUSCITADO

Não deixemos jamais a poeira do mundo tapar os nossos olhos ou o seu barulho ensurdecer os nossos ouvidos; dcsapeguemo-nos também do "peso" das criaturas falsas e volúveis, e assim ficaremos "leves" para correr ao encontro do Senhor ressuscitado e adorá-lo com respeito e alegria, porque Ele é tudo para nós e longe d'Ele só existe vazio: "Como sois felizes por terdes compreendido que Deus é tudo, e a criatura nada, que só Deus merece a homenagem suprema do coração, da vida, de todos os bens” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol.3).

 

2- ALIMENTAR-NOS COM A CARNE DO CORDEIRO IMACULADO, NA SAGRADA COMUNHÃO

Aquele que levou a sério o Tempo da Quaresma, que fez uma boa confissão, isto é, sincera e contrita, está agora preparado para receber a Santíssima Eucaristia: "Estou com tanto desejo de receber Jesus que não sou capaz de ter paciência para esperar(São Filipe Neri).

 

3- RESSUSCITAR ESPIRITUALMENTE COM JESUS CRISTO

Quer dizer, assim como Ele, por meio de sua ressurreição, começou uma vida nova, imortal e celeste, assim também nós devemos começar uma vida nova, segundo o espírito; renunciando inteiramente e para sempre ao pecado e a tudo o que nos induz ao pecado, e amando somente a Deus e a tudo o que a Deus nos conduz.

Aquele que ressuscitou verdadeiramente com Cristo Jesus deve buscar as coisas do alto, isto é, somente aquilo que agrada a Deus e que o ajuda na própria santificação: "Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra” (Cl 31-2).

Não se esqueça de que Nosso Senhor te ama muito, por isso, não O trate com desprezo e não O troque pelas criaturas, porque essa atitude seria uma terrível ingratidão; ame-O apaixonadamente e faça de tudo para agradá-lo, porque o Amor d'Ele por ti é sincero e imenso: "Jesus ama-me pessoalmente, como se só a mim tivesse de amar no mundo. Ama-me com amor de ternura, com amor generoso, de que o homem é incapaz" (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol.3).

Não permaneça no túmulo escuro das vossas paixões, solte as amarras dos apegos desordenados, afaste a pedra do egoísmo que não deixa você progredir na santidade, e assim, prostrado aos pés de Nosso Senhor ressuscitado reze de coração: "Ó Cristo ressuscitado para a glória do Pai, dai-me que comece a viver vida nova… Ressuscite eu convosco, não como ressuscitou Lázaro nem como ressuscitaram outros, para tornar a morrer, mas como ressuscitastes vós! Dai-me nova vida para não mais morrer a morte do pecado" (L. da Ponte, Meditações v, 2,4).

Caríssimo (a) benfeitor (a), pense continuamente no céu, aqui tudo passa, mas o céu é eterno: "Não tenhas dúvida de que somos peregrinos e caminheiros aqui na terra: nossa pátria é o céu" (Das cartas de São Caetano, presbítero).

 

Feliz Páscoa!

 

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus, Oceano de Alegria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 13 -
08/03/2005”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_13.htm

 

  Outras circulares