Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular n° 15 - 25/01/2006

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), que Cristo Sofredor esteja na vossa alma imortal, para que possas carregar pacientemente as cruzes de cada dia: “Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como um cordeiro conduzido ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não abriu a boca(Is 53,7).

 

Hoje, infelizmente, milhões de pessoas que se dizem cristãs são inimigas da cruz de Cristo: “Pois há muitos dos quais muitas vezes eu vos disse e agora repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo(Fl 3,18), reclamam de tudo e de todos, e chegam até murmurarem contra Deus; são os discípulos da mulher de Jó que o aconselhou: “Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!(Jó 2,9), mas a mesma ouviu da boca do marido as seguintes palavras: “Falas como uma idiota(Jó 2,10).

Sim, prezado (a) benfeitor (a), é grande idiotice reclamar da cruz ou então carregá-la com o semblante sisudo e amargo, quem a carrega assim, com certeza irá para o inferno eterno: “É preciso sofrer e todos têm de sofrer; seja justo ou pecador, cada um deve carregar sua cruz. Quem a carrega com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, Capítulo V), e : “As mesmas misérias levam alguns para o céu, e outros para o inferno(Santo Agostinho, Sermo 52, nº 4. ML 39-1845).

Ao invés de reclamar do sofrimento, é preciso contemplar a Jesus Crucificado e beber do seu exemplo. Ele sendo Deus (cf. Jo 1,1), Inocente (cf. 1 Pd 2, 22) e Luz (cf. At 10, 38), sofreu durante toda a sua vida: “Nem ainda Jesus Cristo Nosso Senhor esteve, enquanto viveu, uma hora sem padecer… Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio(Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Livro II, Capítulo XII, 6 e 7), em Lc 24, 26 diz também: “Não era preciso que o Cristo sofresse tudo isso e entrasse em sua glória?”, e no mesmo Evangelho 24, 46 diz ainda: “Assim está escrito que o Cristo devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia”, e Santo Afonso escreve: “No dia do julgamento de nossa salvação, nossa vida deverá ser igual à vida de Jesus Cristo, para merecermos o Paraíso… O Verbo Eterno desceu à terra para nos ensinar, com seu exemplo, a carregar com paciência as cruzes que Deus nos manda(A Prática do Amor a Jesus Cristo, Capítulo V).

Caríssimo (a) benfeitor (a), abaixemos a nossa cabeça diante de Cristo Crucificado e bebamos com fé de seu exemplo, e com certeza, de nossos lábios jamais sairão palavras de reclamação ou de murmuração contra Deus por causa dos sofrimentos.

Mergulhemos na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, e então veremos o quanto Ele sofreu por nosso amor.

 

1. Jesus Cristo começou a sofrer quando ainda estava no Seio Puríssimo da Virgem Maria

 

Santo Afonso Maria de Ligório diz que “O Coração de Jesus Menino devia sentir-se amargurado, atormentado e oprimido no Seio da Virgem Maria, quando no primeiro instante da Encarnação o Pai Eterno Lhe mostrou toda a série de desprezos, de dores e de angústias que no correr da Sua vida devia sofrer (Meditações).

Tudo o que Jesus Cristo sofreu no correr da Sua vida e em Sua Paixão, foi-Lhe posto diante dos olhos quando ainda se achava no Seio de Maria Santíssima. Ele aceitou tudo com amor.

 

2. Jesus Cristo sofreu na pobre Gruta de Belém

 

Nosso Senhor podia salvar-nos sem padecer, nem morrer; mas não. Afim de nos fazer conhecer até que ponto nos amava, quis escolher uma vida toda de tribulações.

Assim que nasceu, foi colocado em uma manjedoura, onde tudo concorria para O atormentar: “É atormentado na vista, que não descobre na gruta senão paredes grosseiras e negras. É atormentado no olfato, pelo fedor das imundícias dos animais. É atormentado no tato, pelas picadas da palha que Lhe servia de cama. A Gruta era também úmida e fria(Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).

 

3. Jesus Cristo sofreu na fuga para o Egito

 

Jesus Cristo, apenas nascido, é perseguido de morte por Herodes: “…o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar(Mt 2, 13).

A viagem da Judéia até o Egito era muito longa. Sebastião Barradas fala em mais de cem horas de caminho. Por isso durou pelo menos trinta dias.

Estava no inverno, e o Menino Jesus teve de viajar debaixo de aguaceiros e ventos, por estradas alagadas e lamacentas.

Durante a viagem teve de dormir no relento ou então debaixo de alguma árvore.

Segundo Burcardo de Saxônia e Jansênio Gandense, no Egito, o Menino Jesus habitou em Matarieh, embora Strabo diga que foi em Heliópolis. Ele sofreu muito com a pobreza durante sete anos que permaneceu ali, isso, segundo Santo Antonino e Santo Tomás de Aquino.

Ludolfo de Saxônia diz que a pobreza era tão grande, que muitas vezes Nossa Senhora não tinha nem um pedaço de pão para dar ao Menino Jesus .

 

4. Jesus Cristo sofreu na volta do Egito para Nazaré

 

São Boaventura diz que a viagem de volta foi mais penosa que a viagem de ida, porque o Menino Jesus já estava com sete anos de idade, e São José e Nossa Senhora não podiam carregá-lo por muito tempo nos braços; e assim, o Menino Jesus se via obrigado a parar para descansar muitas vezes por falta de forças.

São Boaventura diz também que o Menino Jesus durante a noite se descansava em terra nua, porque não tinha mais o colo de Maria Santíssima para dormir. Para alimentação não tinha leite, mas um pouco de pão duro.

 

5. Jesus Cristo sofreu em Nazaré

 

Voltando do Egito, Jesus Cristo foi para Nazaré, cidade da Galiléia, onde fixou Sua morada numa pobre casa. Ali viveu o resto de sua infância e de Sua mocidade.

Em Nazaré, Ele viveu pobre e desprezado pelos homens, quão simples oficial, escreve Santo Afonso, obedecendo a Nossa Senhora e a São José.

Ele buscava água, abria e fechava a loja, varria a casa, ajudava São José no trabalho de marceneiro.

 

6. Jesus sofreu durante a vida pública

 

Foram três anos de intenso sofrimento: “Toda a vida, portanto, e todos os anos do Redentor foram  vida e anos de dores e tormentos(Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações), e o mesmo Santo acrescenta: “O Seu Coração não teve um instante livre de padecimento. Quer vigiasse, quer dormisse, sempre tinha diante dos olhos aquela triste representação que lhe atormentava mais a Santíssima alma do que os santos mártires foram atormentados por todos os seus suplícios(Meditações).

A - Ele foi chamado de glutão e beberrão: “Eis aí um glutão e beberrão(Mt 11,19).

B - Foi expulso e ameaçado de morte: “Diante dessas palavras, todos na sinagoga se enfureceram. E, levantando-se, expulsaram-no para fora da cidade e o conduziram até um cimo da colina sobre a qual a cidade estava construída, com a intenção de precipitá-lo de lá(Lc 4, 28-29).

C - Tentaram  apedrejá-lo: “Então apanharam pedras para atirar nele(Jo 8, 59), e: “Os judeus, outra vez, apanharam pedras para apedrejá-lo(Jo 8, 31).

D - Foi chamado de possesso: “Muitos diziam: ‘Ele tem um demônio(Jo 10, 20).

E - Foi desprezado em Nazaré: “E escandalizavam-se dele. E Jesus lhes dizia: ‘Um profeta só é desprezado em sua pátria, em sua parentela e em sua casa(Mc 6,3-4).

F - Foi chamado de louco pelos próprios familiares: “E voltou para casa. E de novo a multidão se apinhou, de tal modo que eles não podiam se alimentar. E quando os seus tomaram conhecimento disso, saíram para detê-lo, porque diziam: ‘Enlouqueceu! (Mc 3,20-21).

G - Abandonado pelos discípulos: “A partir daí, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele(Jo 6, 66).

H - Foi traído por um apóstolo: “Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, do número dos Doze. Ele foi conferenciar com os chefes dos sacerdotes e com os chefes da guarda sobre o modo de lho entregar(Lc 22, 3-4). Em Lc 22, 47 diz: “À frente estava o chamado Judas, um dos Doze…

São Leão Magno diz que Jesus Cristo sentiu mais esta falsidade de Judas do que todos os demais ultrajes da Sagrada Paixão.

I - Foi negado por uma apóstolo: “Pedro seguia de longe… Ora, uma criada viu-o sentado perto do fogo e, encarando-o, disse: ‘Este também estava em companhia dele! Ele, porém, negou: ‘Mulher, eu não o conheço(Lc 22, 54. 56-57). Em Mt 26, 74 diz: “Então ele começou a praguejar e a jurar, dizendo: ‘Não conheço o homem”.

J - Foi abandonado por todos: “Então todos os discípulos, abandonando-o, fugiram(Mt 26,56).

K - Humilharam-no, escolhendo um bandido: “Quem quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus, que chamam de Cristo… Disseram: ‘Barrabás(Mt 27, 17. 21).

L - Apanhou no rosto: “…um dos guardas, que ali se achavam, deu uma bofetada em Jesus…(Jo 18, 22).

M - Foi flagelado, coroado de espinhos e esbofeteado: “Pilatos, então, tomou Jesus e o mandou flagelar. Os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e jogaram sobre ele um manto de púrpura. Aproximando-se dele, diziam: ‘Salve, rei dos judeus!’ E o esbofetearam(Jo 19, 1-3).

N - Carregou a cruz e foi crucificado: “E ele saiu, carregando a sua cruz… onde o crucificaram (Jo 19, 17-18).

O – Sofreu sede: “Tenho sede! (Jo 19, 28).

Caríssimo (a) benfeitor (a), aquele que quiser ser santo, deve se esforçar por imitar a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ele sofreu por amor, aprendamos também a carregar a nossa cruz por amor a Ele, suportando as contrariedades com alegria e paciência, e ao mesmo tempo pedindo-Lhe graças para perseverarmos até o fim.

Carregue a cruz com paciência e fé, não se desespere jamais, não pense em desanimar, olhe para o alto e lembre-se de que existe um Deus que cuida de nós, lança-se em Seus Braços e Ele te ajudará a vencer os obstáculos: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas (Sl 17, 30), e: “Quanto a vós, sede firmes, e que vossas mãos não se enfraqueçam, pois vossas ações terão sua recompensa(2 Cr 15, 7).

Desejo-lhe muita paz e felicidade, e rezo para que a vossa alma imortal esteja continuamente mergulhada em Deus.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Coração divino, gravai em meu coração as penas tão amargas que por mim sofrestes durante os anos de vossa vida mortal, a fim de que eu chegue a desejar ou ao menos a suportar pacientemente, por amor de vós, todas as penas desta vida(Santo Afonso Maria de Ligório, Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora, 25).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 1
5 - 25/01/2006”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_15.htm

 

  Outras circulares