Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 46 – 03-07-2017

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), é preciso fugir das pessoas perigosas, falsas, interesseiras... e buscar apoio somente no Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse Santíssimo Coração encontramos abrigo, proteção e amparo para a nossa vida: “Nossa verdadeira sociedade e nosso delicioso retiro: o Coração adorável de Jesus onde viveremos ao abrigo de todas as tempestades” (Santa Margarida Maria Alacoque, Carta 4).

No Evangelho de São Mateus 11, 28-30 diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

É grande ilusão e perda de tempo buscar descanso nas coisas passageiras e caducas desse mundo. Somente Jesus Cristo pode dar o verdadeiro descanso para a nossa alma espiritual e imortal, porque é Deus e tudo pode.

Jesus Cristo disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. Obedeçamos ao Senhor e caminhemos apressadamente ao seu encontro.

“Vinde a mim...” Ele nos convida... Deus nos convida... não deixemos para depois, porque poderá ser tarde. Ele não manda buscar descanso nos parentes, amigos, familiares e nos estranhos; mas sim, n’Ele. As criaturas são imperfeitas e mudam continuamente... Jesus é Deus e jamais nos trairá.

“Vinde a mim...” Não é um pecador que nos convida; mas sim, o Deus eterno e infinito... o Senhor que morreu na cruz para nos salvar. Por que recusar o seu convite? Por que temer se aproximar do Deus misericordioso, cheio de amor e bondade? Por que dizer não ao Criador que nos sustenta? Somente Ele poderá nos dar o verdadeiro descanso!

“Vinde a mim...” Somente Jesus pode nos consolar. Os prazeres do mundo: bebedeiras, noitadas, bailes, barulho, drogas, sexo fora do casamento... jamais nos consolará: “Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai” (1 Jo 2, 15). Os mundanos vivem amargurados porque voltam as costas para Jesus Cristo e escancaram o coração para o pecado.

“Vinde a mim...” Quem despreza esse convite de Jesus Cristo jamais será feliz... jamais terá paz na alma e alegria no coração... porque longe de Deus não existe paz verdadeira: “Fora de Deus só há alegria efêmera e paz ilusória” (Bem-aventurado Columba Marmion).

“Vinde a mim...” O único caminho que nos aproxima de Jesus Cristo é o da cruz, da renúncia, do sacrifício e do desapego. Se existisse outro caminho, com certeza Ele teria indicado. É preciso deixar o que passa para se aproximar do Eterno... é preciso deixar todas as coisas para se encher do Tudo.

Jesus Cristo é o Deus do verdadeiro amor... Ele não convida somente os justos, mas também os pecadores... Nosso Senhor convida a todos a se aproximarem do seu Santíssimo Coração, oceano da mais pura paz: “... todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”.

“... todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. O Salvador chama para si todos os homens, pois andamos sob o peso das nossas fadigas, lutas e tribulações. A história das almas mostra a verdade destas palavras de Jesus. Só o Evangelho apaga a sede da verdade e de justiça que desejam os corações sinceros. Só Nosso Senhor, o Mestre – e aqueles a quem Ele dá o seu poder -, pode apaziguar o pecador ao dizer-lhe “os teus pecados te são perdoados” (Mt 9, 2). O Bem- aventurado Paulo VI ensina: “Jesus diz agora e sempre: ‘Vinde a mim todos os que andais afadigados  e sobrecarregados, e eu vos aliviarei’. Efetivamente Jesus está numa atitude de convite, de conhecimento e de compaixão por nós; mais ainda, de oferecimento, de promessa, de amizade, de bondade; de remédio para os nossos males, de confortador, e ainda mais, de alimento, de pão, de fonte de energia e de vida” (Homilia Corpus Christi).

“... todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. Não podemos desprezar um pecador dizendo que ele não tem mais chance diante de Deus... o Senhor quer salvar a todos e é um grande erro abandonar aquele que vive no pecado: “Nunca devemos considerar os homens como perdidos e sem esperança de salvação, nem deixar de ajudar com todo empenho os que se encontram em perigo nem demorar em prestar-lhes auxílio” (Santo Astério de Amaséia).

“... todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. Nosso Salvador tem piedade imensa de todos os sofrimentos e misérias da humanidade. O que mais oprime o coração do homem são os pecados. Para libertá-lo deste peso, tomá-los-á Jesus sobre si, levá-los-á à cruz, e os destruirá com sua morte. Por isso não se cansa de ir em busca do pecador a salvar, do filho pródigo e reconduzir ao amor do Pai, das mulheres perdidas a converter para o bom caminho.

“... todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso”. Jesus Cristo é Deus, e Deus não mente. Ele promete dar descanso para quem se aproximar do seu Coração, mas respeita a liberdade do homem. Por que ficamos cansados? Santo Agostinho explica: “Porque somos mortais, levamos vasos de barro que nos colocam em tantas angústias. Esses vasos frágeis da carne nos angustiam”.

Somente Jesus Cristo pode dar o verdadeiro descanso para a nossa alma espiritual e imortal; fora d’Ele tudo é cansativo e enfadonho.

Nosso Senhor diz também: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Jesus pede aos seus amigos que aceitem substituir o grave peso do pecado pelo suave jugo de sua lei: “Tomai sobre vós o meu jugo... pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. É “JUGO” a lei de Cristo, porque requer disciplina das paixões, negação do egoísmo, mas é JUGO “suave a leve” por ser lei de amor. Quanto mais soubermos imitar a mansidão e humildade do Coração de Cristo, tanto mais experimentaremos quão doce é segui-lo na obediência à vontade do Pai, quão suave é amar como Ele amou, mesmo quando exige o amor os maiores sacrifícios. O Senhor diz: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis repouso para as vossas almas”. Fonte inesgotável de conforto e salvação é o Coração de Cristo e, ao mesmo tempo, escola de santidade.

Diz Nosso Senhor: “Aprendei de mim...” São João Crisóstomo e Santo Agostinho dizem que Jesus Cristo convida aos homens com seu exemplo a serem mansos e humildes. Jesus convida a todos a se aproximar d’Ele, que não é nenhum tirano; mas sim, bondoso e manso... e não quer que acreditem somente nas palavras, mas também por experiência.

Feliz da pessoa que APRENDE com Jesus Cristo, MESTRE PERFEITO. O Coração de Nosso Senhor é a ESCOLA que nos SANTIFICA... fora dessa ESCOLA só existe tristeza, ignorância e ilusão.

A vida é curta, aproximemo-nos de Jesus Cristo enquanto é tempo. Aprendamos de Jesus, e não do mundo, cheio de violência e vaidade.

Reze durante os meses de julho e agosto a Ladainha da contrição perfeita:

 

 

Senhor, tende compaixão de nós.

Jesus Cristo, tende compaixão de nós.

Senhor, tende compaixão de nós.

 

Pai celeste, que sois Deus,

tende compaixão de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,

tende compaixão de nós.

Espírito Santo, que sois Deus,

tende compaixão de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

tende compaixão de nós.

 

Vós que não desejais a morte do pecador,

tende compaixão de nós.

Vós que esperais com paciência a conversão do pecador,

tende compaixão de nós.

Vós que convidais os pecadores para que se convertam,

tende compaixão de nós.

Vós que acolheis benignamente o pecador arrependido,

tende compaixão de nós.

Vós que vos regozijais com a conversão do pecador,

tende compaixão de nós.

De vos ter ofendido,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter tantas vezes e tão gravemente pecado,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter pecado por pensamentos, palavras e obras,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter pecado pelos sentidos do meu corpo,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter pecado pelas potências da minha alma,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter pecado com tanta audácia,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De vos ter abandonado pelas criaturas,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter preferido a vós o que só é ilusão e vaidade,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter desprezado vossas perfeições infinitas,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter abusado de vossos dons e benefícios,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter renovado os sofrimentos de Jesus Cristo,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

De ter desprezado vossos favores e amizade,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

Pelo respeito devido à vossa Majestade suprema,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

Com o horror que vos causam todos os pecados,

pesa-me de todo o meu coração, meu Deus.

Por isso que vos amo, meu Deus, prometo emendar-me,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De não vos ofender mais desde o presente,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De evitar toda a ocasião de pecar,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De resistir a todas as tentações,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De reprimir em mim todos os maus pensamentos,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De preferir perder tudo quanto possuo, antes do que tornar a ofender-vos,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De preferir sofrer tudo, antes a pecar,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

De morrer antes do que tornar a pecar,

se me derdes os auxílios da vossa graça.

 

Oremos: Ó Deus, que sois a fonte dos bons propósitos e das obras santas, dai-me a fortaleza que necessito para ter um verdadeiro arrependimento dos meus pecados e para emendar sinceramente minha vida, a fim de que possa alcançar de vossa misericórdia o perdão de todas as minhas culpas. Amém.

 

 

Deus lhe pague pela preciosa ajuda! Conte com nossas orações e mortificações.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 46 – 03-07-2017”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_46.htm

 

  Outras circulares