Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 47 – 27-11-2017

 

Estimado (a) benfeitor (a), fomos criados por Deus para sermos vencedores… para enfrentar as dificuldades, obstáculos e provações com a cabeça erguida e com os olhos fixos no Deus que tudo pode. Não podemos desistir da luta… somente os batalhadores vencerão: “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus” (Leão XIII).

 

Milhões de pessoas estão se arrastando por causa da CRISE. Essa é uma desculpa dos covardes, preguiçosos, infiéis, frouxos e molengas. O nosso Deus não se chama CRISE. Não podemos nos inclinar diante da CRISE… mas sim, diante do Deus que tudo pode e que está sempre pronto para nos ajudar nas horas difíceis: “… bem-aventurado todo aquele que nele espera” (Is 30, 18).

Não basta MARCAR METAS… fazer PROPÓSITOS… realizar demoradas REUNIÕES… contratar PROFISSIONAIS… se PERMANECERMOS DE BRAÇOS CRUZADOS. Para OBTER VITÓRIA é preciso BATALHAR, TRABALHAR, LUTAR até “doer”… com o auxílio do Deus Eterno… mas devemos também fazer a nossa parte: “Marcar metas não basta. É preciso lutar. É forte não aquele que não experimenta fraquezas – todos nós a sentimos –, mas aquele que luta por superá-las; é corajoso não aquele que não sente medo – ninguém é um super-homem –, mas aquele que luta por ultrapassar a covardia… A meta está no fim da vida. A luta dura a existência inteira. E para esse longo combate não bastam gestos enérgicos intermitentes, mas é necessária uma atitude habitual de fortaleza que nos faça ganhar, com o último tiro, a última batalha!” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Aquele que DEIXA de CAMINHAR jamais chegará ao lugar desejado… ficará parado e “apodrecerá”, como a água numa poça sem correnteza. Quem não LUTA não vencerá a batalha… quem não caminha, regride… aquele que cruza os braços, jamais subirá a “montanha” das dificuldades… será derrotado aqui na terra e na hora do julgamento após a morte, isto é, irá para o inferno, pátria dos preguiçosos e acomodados: “Não querer progredir é retroceder. E como o nosso organismo continuamente cresce ou diminui, assim o nosso espírito. Ou avança ou recua” (São Bernardo de Claraval), e: “Quem para, desanda” (Regra de São Gregório Magno para a vida espiritual), e também: “No caminho da perfeição, não ir adiante é recuar; e não ir ganhando é ir perdendo” (São João da Cruz).

O nosso Deus é o Deus da verdade… não faz “vistas” grossas diante do pessimismo e corpo mole de pessoas preguiçosas. Quem fica parado choramingando não fará progresso, porque Deus não ajuda os apáticos e preguiçosos: “Deus ama os corações fortes e generosos” (Santa Elisabete da Trindade).

Deus nos criou para a VITÓRIA… para sermos VENCEDORES… e para VENCER é preciso de fé, ousadia, “santa” teimosia, perseverança e ânimo… muito ânimo… somente os VENCEDORES serão premiados por Deus: “… ao vencedor, conceder-lhe-ei comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus” (Ap 2, 7), e: “… o vencedor de modo algum será lesado pela segunda morte” (Ap 2, 11), e também: “… ao vencedor darei do maná escondido, e lhe darei também uma pedrinha branca” (Ap 2, 17), e ainda: “Ao vencedor concederei sentar-se comigo no meu trono”(Ap 3, 21).

A VIDA aqui nesse mundo é CURTA… BREVE… PASSA COMO UM RELÂMPAGO… não podemos deixar para depois, mas devemos fazer o bem agora… já… imediatamente… porque o tempo que passa não volta mais: “Hoje Deus te chama a fazer o bem, faze-o hoje mesmo, porque amanhã talvez já não terás tempo, ou Deus não te chamará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O ano de 2017 está no fim… passou velozmente! O ano de 2018 está se aproximando e também passará! Feliz da pessoa que aproveitar cada segundo, minuto, hora, dia, semana e mês para realizar somente o que agrada a Deus. No dia do julgamento, Deus pedirá conta de cada minuto jogado fora!

Assim é a nossa vida: “O tempo vem correndo e correndo vai-se embora. Numa das mãos traz os paninhos do teu berço e na outra a mortalha para o teu caixão. Homem orgulhoso, de que te ufanas?”(Petöfi).

Desejo a todos os benfeitores e benfeitoras um 2018 cheio de ORAÇÃO, BUSCA pelo CÉU, LUTA, TRABALHO e BOAS OBRAS. Ninguém se salvará de mãos vazias.

Ao que tudo indica, o ano de 2018 será de muita provação! Confiemos em Deus e inclinemos a cabeça diante de sua santa vontade. Tudo o que acontece é vontade ou permissão d’Ele. Louvado seja o nosso Querido Criador!

Deus lhe pague pela preciosa ajuda! Conte com nossas orações e mortificações.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 47 – 27-11-2017”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_47.htm

 

  Outras circulares