Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Âncora é uma coleção de pensamentos sobre Nossa Senhora das Dores, escrita pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C), Fundador do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.

Na leitura atenciosa e meditativa desses pensamentos, você, prezado leitor, encontrará força e ânimo para suportar com alegria as dificuldades da vida.

 

Me. Juliana de Nossa Senhora das Dores FP(C).

Anápolis, 04 de agosto de 2005

Memória de São João Maria Vianney

 

PENSAMENTOS

 

1

Porque tu gritas desesperadamente nos velórios de vossos familiares? Será que não te falta a verdadeira fé? Olhe para a Virgem Dolorosa silenciosa ao pé da cruz, e aprenderás a conformar com a santa vontade de Deus.

2

A Mãe das Dores contempla Jesus morto na cruz; dos seus lábios não sai nenhuma reclamação. Siga o exemplo desta Boa Mãe, suportando as dificuldades sem reclamar.

3

Tu dizes com a boca açucarada que Maria Santíssima é a vossa “mãezinha”. É tudo muito “doce” e “meloso”, até parece uma fábrica de rapadura. Porque então quando a “mãezinha” te convida a subir o Calvário, tu sais a galopar pela planície do mundo como um cavalo rebelde? Quanto fingimento! Quanta poesia! Tu chamas isto de devoção?

4

Não tema e não se desanime diante das dificuldades da vida, contempla a Virgem Dolorosa “de pé(Jo 19,25) ao pé da cruz, e com certeza, te sentirás fortalecido.

5

Tu andas tristonho, com o nervo à flor da pele e dizes que não suportas mais tantas provações; e o pior de tudo, é que teimas em dizer que és devoto de Maria Santíssima. Qual Maria? Daquela que permaneceu de pé no calvário? Daquela mulher forte e fiel? Desta, tenho certeza que não és devoto, porque és um “devoto” da vida fácil e cômoda.

6

Seja um católico fiel e não medíocre. Diante das dificuldades da vida, que são inúmeras, não olhe para a vida cômoda oferecida pelo mundo, e sim, olhe para o Calvário, e nele você contemplará a Virgem Dolorosa te convidando a permanecer firme no caminho de Deus, sem jamais desanimar ou se vender.

7

Tu és um pecador repugnante e reclamas o tempo todo dizendo que não merece sofrer tanto. Que tetéia! Até parece um anjo que “escorregou” do céu. Lembre-se de que Nossa Senhora sofreu mais do que todos os mártires juntos, e a mesma nunca ofendeu a Nosso Senhor. Estás conformado agora?

8

Você pensa continuamente em suicidar-se, dizendo que assim a cruz desaparecerá de vossa vida. Será? Deixe de ser mimado e chorão; imite a fortaleza da Mãe Lacrimosa ao pé da cruz, e verá como é maravilhoso viver.

9

A vossa mãe faleceu de doença no hospital, e você revoltado com tal acontecimento investiu a boca contra o céu colocando a culpa em Deus. A vossa atitude foi feia e ridícula, digna de um pagão. Olhe para Maria Santíssima ao pé da cruz. Quanto silêncio! Quanta conformidade! Quanta fé!

10

Tu falas de Nossa Senhora com uma certa estranheza; até parece que ela é uma mulher fraca e covarde. Dá a entender que pretendes “diminuir” a fortaleza da Mãe Dolorosa, com a intenção de aumentar a vossa preguiça e comodismo. Que “devoção” mais fabricada!

11

Maria Santíssima recebeu Jesus morto em seus braços, nada de gritos e nem lamentos; ela sofria e amava num profundo silêncio. E tu naquela tarde do sepultamento do vosso pai, até parecia um louco. Aquilo era uma dor profunda ou um show de alegria camuflada pensando na herança gorda deixada por ele? Não importa o motivo dos gritos: tu errastes.

12

Tu me perguntas com uma certa ironia se é errado chorar durante o sepultamento de uma pessoa querida. Eu lhe digo que não; contanto que seja um choro “mariano”, isto é, silencioso e conformado com a vontade de Deus.

13

Você disse que não sente mais vontade de viver porque o sofrimento “amargurou” a vossa vida. Quanta moleza! Quanto teatro! Imite a perseverança de Nossa Senhora das Dores nas dificuldades da vida; ela sofreu terrivelmente e nunca desanimou.

14

Tu queres aprender a sofrer com paciência e amor? Entre na escola do Doloroso Coração de Maria Santíssima, e nela aprenderás todas as lições necessárias.

15

Estás sofrendo muito? Sentes tentado a abandonar a fé? Não cometa tal loucura; olhe com amor para a Santíssima Virgem com o Coração transpassado de dor, e assim serás consolado.

Voltar ao topo

 

Coleção Pensamentos

01 - 02 - 03

 

Escolher outra Coleção