Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Alicerce é uma coleção de pensamentos sobre a Cruz, escrita pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C), Fundador do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.

Na leitura atenciosa e meditativa desses pensamentos, você, prezado leitor, encontrará força e ânimo para suportar com alegria as dificuldades da vida.

 

Irmã Genoveva de Nossa Senhora das Dores FP(C).

Anápolis, 03 de janeiro de 2007

 

PENSAMENTOS

 

1

Tu brigas, pisas e esbofeteias continuamente a cruz, dizendo que a mesma é insuportável e pesada. Não cometas tamanha loucura; lembre-se de que a cruz é a chave do céu, se desprezares tão preciosa chave, com certeza ficarás de fora da Morada Eterna, e a vossa ruína será total.

2

Você reclama o tempo todo dizendo que o peso da cruz está insuportável. Pensando bem, não é a cruz que é insuportável, e sim, você. Se parasse de arrastar a cruz e a carregasse com amor e paciência sobre os ombros, com certeza a mesma ficaria mais leve.

3

Tu dizes com a boca cheia que és um católico moderno e maduro, e que encontrastes um caminho para o céu sem cruz, sem renúncia e sem penitência; realmente tu amadurecestes tanto que até apodrecestes, e ficastes tão moderno, que perdestes até a fé na Palavra de Deus que ordena que entremos pela porta estreita. Haja modernismo! Haja podridão!

4

Tu te gabas de possuíres o “dom de cura”, o “dom de língua” e o “dom de profecia”. Haja dons! Deixe de tanto exibicionismo barato e de tanta vaidade; carregue a cruz por amor a Deus e com certeza te salvarás.

5

Não escolha jamais o tamanho da cruz, escancare o vosso coração para as pequenas e grandes cruzes, e abraça-as com amor e alegria, lembrando-se de que a felicidade no céu será eterna.

6

Não chute a cruz, não a despreze, não jogue tão precioso tesouro fora. Lembre-se de que o sofrimento aqui na terra acaba e que a felicidade no céu é eterna; por isso, vale a pena sofrer com amor e alegria.

7

Você diz que não entende porque o vosso vizinho não reza, não confessa, não vai à igreja, não faz o bem e vive “feliz” e “sossegado”. Não tenha inveja dele, o mesmo já está recebendo a sua recompensa aqui na terra, porque aquele que agrada o mundo, recebe o aplauso do mundo e não de Deus; enquanto você que sofre terrivelmente será premiado no céu, é claro, se perseverar até o fim.

8

Que tipo de homem tu és? Que tipo de católico tu és? Penso que a vossa esposa irá direto para o céu. Tu só abres a boca para reclamar da cruz; de tua boca saem somente palavras pessimistas e o teu semblante se assemelha ao de quem está com uma desenteria incontrolável. Deixe de ser “pele macia” e jogue fora essa voz dengosa, isso não cabe bem para um homem casado. Tu és tão pessimista e delicado, que até parece que o padre que te batizou, ao invés de traçar o sinal da cruz em sua fronte, traçou o sinal de menos. Haja paciência! Aquele que perseverar até o fim do seu lado, com certeza se salvará.

9

Tu dizes que estás indo à igreja para te “descarregares” um pouco, e que sai da mesma fortalecida e com as mãos em “chamas” de tanto bater palmas e rouca de tanto “louvar”, mas o vosso marido diz que tu és um “porco espinho” em casa, basta uma pequena contrariedade para tu lançares todos os teus espinhos contra ele. Vejo que tu és uma moderna “profetiza” e eufórica “mística”; mas ainda lhe falta o principal: encontrar Cristo crucificado.

10

A vossa maneira de andar é ridícula, tu andas arrastando o corpo; os vossos olhos são “cozidos” de tanta preguiça e vossa voz é sonolenta. Tu já pensastes se um dia tiveres de carregar uma pesada cruz sobre os ombros? Penso que o desastre seria total. Infelizes daqueles que te mimaram; tentaram formar um príncipe, mas conseguiram apenas formar um “bicho-preguiça”.

Voltar ao topo

Coleção Pensamentos

01 - 02 - 03

 

Escolher outra Coleção