Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Volume 1

 

Trechos extraídos dos escritos do Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)., Fundador e Diretor do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima  e do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.

 

Anápolis - Goiás, 21 de novembro de 1999

              Solenidade de Cristo Rei

 

Ilustração: Irmã Águeda da Santíssima Eucaristia

e Irmã Verônica de Nossa Senhora das Dores.

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Nós, como membros dos Institutos fundados pelo Revmo. Pe. Divino António Lopes FP(C)., selecionamos para as almas devotas, alguns trechos extraídos dos escritos do nosso Fundador sobre a Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Bendita Paixão de Nosso Salvador, nos sustenta nas horas mais difíceis e angustiantes, e nos faz crescer na vida espiritual, como escreve São Boaventura: "Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo".

A Amabilíssima Paixão de Nosso Senhor, nos ensina que o verdadeiro amor não é adquirido nas coisas passageiras do mundo, mas sim, no Calvário, como diz São Francisco de Sales: "O Monte Calvário é o Monte dos amantes. Todo amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso".

Convidamos você, caríssimo leitor, para mergulhar na Paixão de Nosso Senhor, através de uma piedosa leitura dos trechos que lhe apresentamos.

 

Madre Gema de Nossa Senhora das Dores

Madre Mariana da Santíssima Eucaristia

 

 

Capítulo I A Paixão de Jesus suaviza todas as dores

 

Ó Santíssima Paixão de Jesus, Tu és o bálsamo que suaviza todas as dores, és o remédio que cura todas as doenças.

Sem a Paixão de Jesus, tudo neste mundo seria difícil e insuportável, mas a Paixão de Nosso Senhor nos incentiva a enfrentar todas as dificuldades sem jamais desanimar.

A Paixão de Jesus é uma luz que brilha no meio da escuridão, é uma bússola que orienta aqueles que estão quase naufragando no meio das tempestades da vida, é um fortificante que reanima os que estão desanimados, é um convite para os pessimistas recobrarem o otimismo.

Os peixes deliciam-se nas águas profundas dos oceanos, enquanto que os amigos de Jesus deliciam-se na Sua Sagrada Paixão. A Paixão de Jesus é um oceano infinito onde encontramos todo alimento para matar a nossa fome espiritual.

A Santíssima Paixão de Jesus é a escola onde aprende-se todas as virtudes, é a faculdade !os cultos e a escola dos simples, mas nela todos aprendem a ser santos.

A Paixão de Jesus tranqüiliza os corações "desesperados e angustiados, ela amadurece os amigos de Jesus, tornando-os verdadeiras rochas de fortaleza.

A Santíssima Paixão de Jesus nos ensina que não é neste mundo que está a verdadeira felicidade, mas sim, no céu.

A Sagrada Paixão de Nosso Senhor faz bem para o nosso corpo e nossa alma. Ela nos ensina a vencer as tentações e suportar as doenças com amor.

A Santíssima Paixão de Jesus, ensina que neste mundo tudo é transitório, que o tempo é de prova, que a terra é um desterro, e que alegrias só podem haver temperadas com muitas lágrimas. A Santíssima Paixão de Jesus ensina que só em Deus devemos colocar a nossa esperança, porque Ele é um Deus fiel.

Sem a Paixão de Jesus, a nossa vida é como um jardim sem flores, é um deserto sem oásis. A Paixão de Jesus é uma coluna que sustenta a vida espiritual dos seus amigos.

O cervo corre sedento para as margens do rio, onde correm águas cristalinas, e ali ele sacia a sua sede, enquanto que o amigo de Jesus, mata a sua sede espiritual, bebendo das virtudes encontradas na sua Santíssima Paixão.

É melhor descansar na Paixão de Jesus, do que descansar sob a sombra de uma árvore, porque nesta descansamos o corpo, enquanto que na Paixão de Jesus, descansamos o corpo e a alma.

A Santíssima Paixão de Jesus é como uma catapulta que lança a nossa alma para o combate contra os inimigos visíveis e invisíveis, e quanto mais mergulhamos nela, tanto mais adquirimos forças para vencê-los.

A criancinha faminta suga o leite materno com ansiedade, enquanto que o amigo de Jesus se alimenta da Sua Santíssima Paixão.

Na Paixão de Jesus nós encontramos ânimo para viver, sem ela tudo seria árido.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo II A Paixão de Jesus é um mar de misericórdia

 

A Paixão de Jesus é uma rede que apanha os pecadores e os purifica no fogo de sua infinita misericórdia.

O pássaro perde a sua liberdade no momento em que ele pousa sobre o visgo, enquanto que o pecador encontra a sua liberdade no momento em que ele mergulha na Santíssima Paixão de Jesus.

A Santíssima Paixão de Jesus é um travesseiro aconchegante, que acaricia a alma dos pecadores convidando-os para repousarem nele e não na sensualidade que o mundo oferece.

No mar tempestuoso desse mundo que lança as suas ondas furiosas contra os seguidores de Jesus Cristo, a Paixão de Jesus é o barco que os acolhe e lhes dá segurança.

Quando uma alma mergulha no mundo, ela encontra insegurança, falsidade, amargura e vive na escuridão, mas quando ela mergulha na Sagrada Paixão de Jesus, ela se sente totalmente protegida e brilha mais do que o sol.

A Santíssima Paixão de Jesus nos ensina que o caminho do céu é o da cruz e que fora dele não há salvação nem santidade.

Aquele que vive mergulhado na Paixão de Jesus não deseja outra coisa nesse mundo, senão sofrer do tipo de humilhação, para se assemelhar a Cristo sofredor.

A Paixão de Jesus é um oceano de paz, e aquele e vive mergulhado nesse oceano, não deseja mais o bulício do mundo.

A alma devota da Paixão de Jesus é a alma mais iça da terra, ela possui aquilo que o dinheiro do mundo inteiro não pode dar: zelo pela sua alma e a do próximo.

Aquele que ama a Sagrada Paixão de Jesus não arrasta a cruz, mas a carrega com amor e alegria, para identificar-se mais ainda a Cristo sofredor.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo III A Paixão de Jesus é o nosso refúgio

 

A Paixão de Jesus é terra úmida e fértil, onde brotam as flores mais perfumadas da santidade. Ela é uma fazenda onde encontramos todas as riquezas para o nosso crescimento espiritual. Longe da Paixão de Jesus tudo é miséria e desespero, e aquele que se aproxima dela, jamais buscará outro refúgio, porque ela vale mais do que todos os tesouros da terra.

Meditar a Paixão de Jesus e viver no pecado mortal é impossível. Ela convida o pecador a fazer um sério exame de consciência, e a mudar totalmente de vida.

A Boníssima Paixão de Jesus Cristo, é um barco que socorre os pecadores desesperados no meio das ondas furiosas desse mundo.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo IV Na Paixão de Jesus a nossa alma encontra repouso

 

Feliz do abatido e do cansado que procura repouso na Santíssima e Bendita Paixão de Jesus Cristo. Nela a alma angustiada encontra repouso, como uma criancinha nos braços da mãe.

A Sagrada Paixão de Jesus é a rocha e fortaleza para aquele que anda desanimado e desprotegido. Aquele que vive apoiado na Santa Paixão de Jesus jamais vacilará, porque a sua vida espiritual não está edificada sobre a areia e não se apóia no caniço, mas sim, está edificada sobre a rocha e se apóia na fortaleza.

A alma sedenta só encontra água cristalina na Bendita Paixão de Jesus Cristo, água que deixará a alma cheia de paz e de imensa alegria. A alma que já mergulhou na Sagrada Paixão de Jesus Cristo, jamais buscará outras fontes, porque somente ela tem a água da vida.

A Santíssima Paixão de Jesus Cristo é o abrigo para aquele que vive nadando na correnteza fria desse mundo, é o agasalho que o aquece e que o protege contra as nevascas do mundo.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo V A Paixão de Jesus nos ensina a amar o desprezo

 

A alma unida à Paixão Bendita de Jesus, é como um terreno bem adubado e regado, dá fruto o tempo todo e está sempre otimista e perseverante. Ela não deseja outra coisa, senão percorrer o caminho do desprezo e do abandono por parte dos homens, porque esse é o único caminho percorrido pêlos devotos da Santa Paixão de Jesus Cristo.

A alma devota da Sagrada Paixão de Jesus Cristo é uma alma apaixonada pelo sofrimento, e quanto mais a cruz se torna pesada, mais ela se regozija de alegria e fica inundada de paz.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo VI A Paixão de Jesus nos ensina a sofrer com amor

 

A Santíssima Paixão de Jesus nos ensina a sofrer com amor, e a guardar silêncio diante das acusações maldosas dos inimigos: "Interrogou-o com muitas perguntas; ele, porém, nada lhe i respondeu" (Lc 23,9). Ela ensina que o cristão deve guardar silêncio externo e interno diante j das críticas e das acusações.

A Bendita Paixão de Jesus nos ensina a perdoar e a amar os inimigos, mesmo com o 3sso coração machucado e ferido, as nossas "palavras não deverão ser de condenação ou maldição: "Abençoai e não amaldiçoeis" (Rm 12,14), e sim, palavras de perdão e de amor: "Pai, perdoai-lhes: não sabem o que fazem" (Lc 23,34).

A Santa Paixão de Jesus é o caminho mais curto para o céu, quem percorre esse caminho vive mais intimamente unido a Deus e a sua vida está repleta de virtudes. Os santos foram resolutos porque beberam dessa Fonte Sagrada, e adquiriram muita fortaleza e convicção.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo VII A Paixão de Jesus é nosso sustentáculo

 

Quem mergulha na Santíssima e Misericordiosíssima Paixão de Jesus Cristo não sente falta de nada, porque ela é o alimento daquele que está faminto, é a água cristalina que mata a sede daquele que está sedento. Ela é o refúgio do coração angustiado, é também o sustentáculo daqueles que estão vacilando na fé Ela é a luz que ilumina o caminho daquele que está dividido, convidando-o a seguir o caminho da cruz, porque este é o caminho dos seguidores de Jesus.

Aquele que vive da Paixão de Jesus não temerá jamais os ataques do mundo mentiroso e revoltado contra Deus, porque nela encontramos a verdadeira segurança e também forças para lutarmos sem j amais desanimar.

A Santa Paixão de Jesus é como uma fazenda milionária e rica em produção, porque nela o cristão encontra todos os meios para enriquecer a sua alma, por isso, a alma que vive da Paixão de Jesus é uma alma rica em espiritualidade, é uma fonte rica de água cristalina que jamais secará.

 

Voltar ao ìndice

Capítulo VIII A Paixão de Jesus nos ensina a carregar a cruz

 

A Bendita e Santa Paixão de Jesus Cristo nos ensina a carregar a cruz sem reclamar, porque ele nos deu esse grande exemplo: "E ele saiu, carregando a sua cruz" (Jo 19,17).

A Paixão de Jesus nos ensina, que o sofrimento vale mais do que todas as riquezas da terra, principalmente quando ele é suportado com amor e alegria: "Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus" (Santo Tomás de Aquino), e "Deus ama a quem dá com alegria" (2 Cor 9,7).

A Sagrada Paixão de Jesus nos ensina a sofrer em silêncio, a carregar a nossa cruz sem reclamar, a sofrer sem murmurar, a não maldizer os perseguidores: "Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava" (1Pd 2,23).

Só vive realmente a Paixão de Jesus aquele que sofre sem desanimar, aquele que carrega a cruz com j paciência e amor, aquele que vê nela a salvação e não a condenação, aquele que a beija como se beijasse uma j grande graça.

A Paixão de Jesus nos convida a carregar a cruz com generosidade e disponibilidade, a não questionar se vale ou não a pena sofrer por amor a Deus e às almas, nos ensina a abraçar a cruz imediatamente e não adiando para amanhã aquilo que se pode sofrer hoje.

A Paixão de Jesus nos convida a procurar a cruz com ansiedade e fé, com aquela ânsia que o garimpeiro cura o ouro no fundo de um rio.

Aquele que vive a Paixão de Jesus não fica acomodado à beira do caminho, adiando para depois o sacrifício de carregar a cruz, mas a exemplo de Jesus Cristo, ele sai carregando a sua cruz, porque essa é a condição exigida pelo Mestre para aquele que o quiser seguir: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16,24).

 

Voltar ao ìndice

Capítulo IX A Paixão de Jesus é caminho seguro

 

Aquele que vive abraçado com a Santa Paixão de Jesus sofre com alegria e não deseja outro caminho senão o da cruz, porque esse caminho é seguro.

A Bendita Paixão de Jesus nos ensina que as coisas do mundo são passageiras, e que o nosso coração deve voltar só para Deus: "Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai" (l Jo 2,15).

Aquele que se alimenta da Paixão de Jesus permanece fiel até o fim, nada o consegue abalar, porque a sua vida espiritual é profunda e cheia de convicção. O seu coração é um jardim perfumado onde Deus passeia, e o mau cheiro do mundo não tem lugar nele. O seu coração é fiel e não adúltero, e jamais ele ouvirá essa repreensão: "Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus" (Tg 4,4).

 

Voltar ao índice

Capítulo X A Paixão de Jesus é um livro abençoado

 

A Santíssima Paixão de Jesus é o livro onde nós aprendemos o valor do sofrimento, e o que é realmente amar.

Aprendemos mais folheando a Bendita e Santa Paixão de Jesus do que folheando centenas de livros escritos pêlos homens. Ela nos convida a mergulhar no mar de exemplo dado por Nosso Senhor Jesus Cristo, o Manso e Imaculado Cordeiro.

A Santa Paixão de Jesus é um livro que está ao alcance de todos, simples e cultos, todos podem adquiri-lo, basta somente a boa vontade.

A Sangrenta Paixão de Jesus é um livro que fala do amor de Jesus Cristo aos homens. Ela nos convida a fazer um exame de consciência sobre a nossa ingratidão. Ela nos lembra que não foi uma simples criatura que morreu na cruz, mas sim, um Deus que foi crucificado e morreu na cruz para nos salvar.

Esse livro abençoado relata o drama dolorosíssimo de Deus feito homem, cravado e morto numa cruz. A Paixão de Jesus arranca lágrimas das pessoas devotas, e que realmente vivem mergulhadas nela.

A Santa e Bendita Paixão de Jesus Cristo é o livro que nos ensina a amar de verdade, a dar a própria vida se for preciso: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" (Jo 15,13).

A Dolorosíssima Paixão de Jesus é um livro que nos mostra o caminho mais curto para o céu: "Entrai pela porta estreita..." (Mt 7,13).

A Santíssima Paixão de Jesus nos ensina que não é na mentira que devemos nos apoiar, e sim, na verdade, porque somente a verdade é capaz de libertar i homem da escravidão do pecado: "Para isso nasci e "para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz" (Jo 18,37).

 

Voltar ao índice

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Sagrada Paixão de Jesus Cristo - volume 1”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/005_sagrada_paixao.htm