Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

08 de fevereiro de 2017

 

 

Apresentação

 

Prezado leitor, leia e medite esses pensamentos escritos pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C) e descubra como deve ser uma alma apaixonada por Deus.

 

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 
01

Quem se apaixona por Deus não consegue ficar inativo! Com o coração aquecido pelas chamas do amor... reza, sofre e trabalha para agradar o Amado Eterno.

02

Milhões de pessoas sentem vergonha em falar sobre apaixonar-se por Deus. Quanta ignorância e dureza de coração! Um homem não se apaixona por uma mulher? Uma mulher não se apaixona por um homem? Os gays, desgraçadamente, não se apaixonam? Apaixonar-se por Deus é grande sabedoria! “Meu amado é meu e eu sou dele” (Ct 2, 16).

03

Quem se apaixona por Deus não consegue caminhar, mas corre velozmente ao encontro do Amado. Não se acomoda diante dos obstáculos; se cansa... arrasta-se, mas não para... nunca está satisfeito... o fogo do amor o anima e o empurra continuamente para frente: “Vou levantar-me, vou rondar pela cidade, pelas ruas, pelas praças, procurando o amado da minha vida” (Ct 3, 2).

04

A paixão por Deus deve ser ardente e impetuosa. Somente Ele, o Eterno, merece todo o nosso coração. O que reservamos para as criaturas roubamos do Criador!

05

Devemos nos apaixonar pelo Deus que nos criou e que cuida de nós! Se o Criador não existisse, nós também não existiríamos. É grande ingratidão se apaixonar pela criatura e voltar as costas para o Criador.

06

Quem se apaixona por Deus possui o coração fechado para o que passa e aberto somente para o Eterno.

07

Uma alma apaixonada por Deus não perde tempo olhando pela “janela” as coisas vazias e repugnantes do mundo... O Deus Trino habita nela... acha-se nela como no céu, com as suas adoráveis perfeições!

08

Quem possui o Todo não precisa mendigar as coisas caducas desse mundo... porque já está completo. Assim são os apaixonados por Deus: “Por ele, eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo...” (Fl 3, 8).

09

A alma imortal e espiritual que se apaixona pelas coisas criadas vive um “romance” negro e fétido... torna-se feia e cheia de manchas; mas a alma que se apaixona pelo Criador vive o maior de todos os romances: “Apaixonar-se por Deus é o maior dos romances” (Santo Agostinho).

10

Quanto mais apaixonarmos por Deus, maiores serão os castigos. Quem não é provado e castigado pelo Senhor vive desprezado. O Criador castiga os apaixonados nessa vida para recompensá-los no céu! “Pois o Senhor educa a quem ama, e castiga todo filho que acolhe” (Hb 12, 6).

11

Quem se apaixona por Deus não se cansa de dialogar com Ele através da oração bem feita. O Senhor o fará desprezar o material... o terreno. E essa alma apaixonada se elevará mais e mais, chegando a pousar unicamente no Criador.

12

Aquele que se apaixona por Deus jamais o abandona... mas segue firme e decidido pelo caminho da perfeição.

13

Apaixonar-se pelo Criador é amar o bem por excelência.

14

Quem divide o coração com as criaturas e vive apegado aos bens passageiros, jamais se apaixonará pelo Rei Eterno. Deus não habita num coração dividido!

15

Um coração apaixonado por Deus é terra úmida e fértil... rende muito, não para esse mundo, mas para o céu.

16

Quem se apaixona por Deus não consegue enxergar outro amor pelo caminho da vida... mas tem olhos somente para o Senhor que o criou.

17

Uma pessoa apaixonada pelo Criador não perde tempo com as coisas passageiras desse mundo... não põe o pensamento no que passa, mas no eterno: “Qualquer pensamento posto fora de Deus é um roubo que se lhe faz” (São João da Cruz).

18

O demônio treme e foge diante do coração apaixonado por Deus. Nesse coração não há espaço para ele.

19

Quem se apaixonou por Deus vive com segurança nessa vida passageira... porque viver somente para o Senhor é a única coisa que temos para fazer neste mundo.

20

Uma alma apaixonada por Deus aquece os corações congelados... ilumina os que vivem nas trevas do erro... fortalece os fracos... encoraja os covardes e desperta os que estão adormecidos nos vícios e pecados.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

08 de fevereiro de 2017

 

 

Voltar ao topo

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Apaixonar-se por Deus!”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/colecoes/livros/apaixonar_se_por_deus.htm