ENTRADA MESSIÂNICA EM JERUSALÉM

(Mt 21,1-11)

 

"1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, 2 dizendo-lhes: 'Ide ao povoado aí em frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Soltai-a e trazei-me. 3 E se alguém vos disser alguma coisa, respondereis que o Senhor está precisando deles, mas logo os devolverá'. 4 Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta:

5 Dizei à Filha de Sião:

eis que o teu rei vem a ti,

manso e montado em um jumento,

em um jumentinho, filho de uma jumenta.

6 Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara: 7 trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles as suas vestes. E ele sentou-se em cima. 8 A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho. 9 As multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam:

Hosana ao Filho de Deus!

Bendito o que vem em nome do Senhor!

Hosana no mais alto dos céus!

10 E, entrando em Jerusalém, a cidade inteira agitou-se e dizia: 'Quem é este?' 11 A isso as multidões respondiam: 'Este é o profeta Jesus, o de Nazaré da Galiléia" (Conferir também: Mc 11, 1-11; Lc 19, 28-38 e Jo 12, 12-15).

 

 

É domingo! Último domingo da vida mortal do Filho de Deus que nasceu pobre em uma gruta e que fora perseguido furiosamente desde criancinha: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar" (Mt 2, 13).

É domingo! Último domingo da vida mortal do Imaculado Cordeiro. Último domingo do Senhor que veio para ser a Luz daqueles que viviam nas trevas: "a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas, porque as suas obras eram más" (Jo 3, 19).

É domingo! Último domingo da vida mortal do Bondoso Servo, d'Aquele Senhor apaixonado pelas almas imortais: "Jesus ama-me pessoalmente, como se só a mim tivesse de amar no mundo. Ama-me com amor de ternura, como o homem não saberia amar, com amor generoso, de que o homem é incapaz" (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

É domingo! Último domingo da vida mortal do Amado Jesus que só praticou o bem, que iluminou a todos com o Seu exemplo: "ele que passou fazendo o bem" (Atos 10, 38).

É domingo! Último domingo da vida mortal para o Senhor que veio semear amor e bondade, mas foi desprezado, perseguido e odiado: "Veio para o que era seu e os seus não o receberam" (Jo 1, 11), e: "Então apanharam pedras para atirar nele." (Jo 8, 59).

Sabendo que se aproximava o tempo de sua morte, em que devia ser crucificado em Jerusalém, o Amável Senhor dirigiu-se a essa cidade.

Ele saiu de Betânia, povoado onde moravam os seus amigos Lázaro, Marta e Maria, e caminhou em direção a Jerusalém, passando por uma aldeia chamada Betfagé ("casa dos figos ácidos", vila situada no monte das Oliveiras): "Vinde, ao mesmo tempo que subimos ao monte das Oliveiras, saiamos ao encontro de Cristo, que volta hoje de Betânia e, por vontade própria, apressa o passo rumo à sua venerável e feliz paixão, para levar à plenitude o mistério da salvação dos homens" (Santo André de Creta, Sermão 9 sobre o Domingo de Ramos).

O Humilde Senhor não faz nenhuma exigência para a Sua entrada jubilosa em Jerusalém. Ele não exige um cavalo de raça, nem liteira (cadeirinha coberta, sustentada por dois varais e conduzida por duas bestas ou por dois homens, um à frente e outro atrás), nem biga (antigo carro romano de duas ou quatro rodas, puxado por dois cavalos); mas sim, pede apenas um jumentinho, o mais simples dos animais: "Ide ao povoado aí em frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Soltai-a e trazei-me" (Mt 21, 2). Na Palestina, o jumento tinha sido a cavalgadura de personagens notáveis já desde o tempo de Balaão: "Levantou-se Balaão, de manhã, selou a sua jumenta e partiu com os príncipes de Moab" (Nm 22, 21), e: "Vós que cavalgais brancas jumentas" (Jz 5, 10), e também: "Ele tinha quarenta filhos e trinta netos, os quais montavam setenta jumentos" (Jz 12, 14).

O Senhor Todo-Poderoso dispensa todas as vaidades para cavalgar num jumentinho, filho de uma jumenta: "Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta:

Dizei à Filha de Sião:

eis que o teu rei vem a ti,

manso e montado em um jumento,

em um jumentinho, filho de uma jumenta" (Mt 21, 4-5). O Pe. Luiz Bronchain escreve: "Que outra coisa significa a jumenta senão o povo judaico, submisso ao jugo da lei? E o jumentinho senão os gentios livres de todo o freio e constrangimento? Essa cavalgadura convinha sem dúvida a um príncipe, cujo berço foi um presépio, e que, nas suas pregações, nos dizia a todos: 'Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Meditações para todos os dias do ano).

A Humildade desse Doce Amigo esmaga por terra o orgulho do homem que está sempre em busca da vaidade e ambição, mesmo que para isso tenha que pisar raivosamente na honra do próximo: "Ó humildade de Jesus, até no vosso triunfo confundis o nosso orgulho, ensinando-nos a virtude que, segundo Santo Agostinho, é o começo, a continuação e o auge da perfeição e sem a qual não há repouso para a alma, nem submissão, nem mansidão, nem verdadeira caridade" (Pe. Luiz Bronchain, Meditações para todos os dias do ano).

 

Jesus Cristo, Deus Onipotente, o Senhor do céu e da terra não quer o jumentinho para Si, o Seu desapego é total. Ele promete devolvê-lo ao seu dono após a entrada triunfal em Jerusalém: "E se alguém vos disser alguma coisa, respondereis que o Senhor está precisando deles, mas logo os devolverá" (Mt 21, 3). O Senhor não quer para Si aquilo que pertence ao próximo, a Sua honestidade é exemplar.

Os donos do jumentinho não ficaram silenciosos diante da atitude dos dois discípulos: "Enquanto desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: 'Por que soltais o jumentinho?" (Lc 19, 33). Diante de tal pergunta, os discípulos lhes disseram: "O Senhor precisa dele" (Lc 19, 34).

Diante da resposta dos discípulos: "O Senhor precisa dele" (Lc 19, 34), os donos do humilde animalzinho não disseram mais nenhuma palavra, mas mostraram grande desapego e generosidade. Se é o Senhor do universo que pede, não tem porque negar, afinal, Ele é o dono de tudo e de todos.

Como o mundo seria melhor se cada católico imitasse a generosidade e o desapego dos donos do jumentinho; se cada um entregasse, não os seus bens materiais, mas o coração sem medida para Nosso Senhor, com amor e confiança.

Quantas vezes dizemos não ao nosso Salvador. Quantas vezes nos trancamos em nosso egoísmo e viramos as costas para aquele Senhor que nos ama e quer nos salvar. Agindo assim, a nossa alma vai se mergulhando no lodaçal do pecado e se tornando obscura diante do Deus Eterno: "A alma, presa pelos encantos de qualquer criatura, é sumamente feia diante de Deus, e não pode de forma alguma transformar-se na verdadeira beleza" (São João da Cruz, Subida do Monte Carmelo, Livro I, capítulo IV, 4).

Os donos do jumentinho, sabendo que era o Senhor quem pedira o animalzinho, confiaram n'Ele. Imitemos-lhes o exemplo, lançando-nos nos braços de Nosso Senhor sem jamais duvidar de Seu amor: "Repouso tranquilo e firme segurança para os fracos, só nas chagas do Salvador! Ali permaneço seguro porque ele é poderoso para salvar. O mundo agita, o corpo dificulta, o demônio arma ciladas; não caio, estou firme na rocha" (São Bernardo de Claraval), e: "O nosso fim é Deus, fonte de todos os bens, e devemos, como repetimos em nossa oração, confiar unicamente nele e em mais ninguém" (Das Cartas de São Jerônimo Emiliani a seus confrades).

Jesus Querido, esvazie o nosso coração de tudo aquilo que é terreno, desapegue-o de tudo aquilo que é passageiro, para que o enchamos somente do vosso Infinito Amor: "Vontade de meu Deus, quanto me sois cara! Convosco unido quero viver e morrer: o vosso agrado seja o meu agrado, os vossos desejos sejam os meus desejos! Meu Deus, meu Deus, ajudai-me: fazei que de agora em diante eu viva só para vós, para querer só o que vós quereis, para amar somente a vossa amável vontade" (Santo Afonso Maria de Ligório, Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora, 10).

Os discípulos fizeram como Nosso Senhor lhes ordenara: "Levaram-no então a Jesus" (Lc 19, 35). Nada acrescentaram ou tiraram, nada de vontade própria, simplesmente cumpriram o que o Senhor lhes havia ordenado: "A obediência é o túmulo da vontade própria" (São João Clímaco, Scala paradisi De oboed., Grad. 4). Eles não deram nenhuma opinião, não criticaram o Mestre nem murmuraram, simplesmente obedeceram cegamente: "Os que desprezam a obediência cega, são os verdadeiros cegos" (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, capítulo XXII).

O jumentinho não foi selado com uma sela fina e ornamentada, mas é colocado sobre ele mantos pobres e simples: "Levaram a Jesus o jumentinho, sobre o qual puseram suas vestes. E ele o montou" (Mc 11, 7).

Organiza-se o cortejo. É tudo muito rápido: "A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho. As multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam:

Hosana ao Filho de Deus!

Bendito o que vem em nome do Senhor!

Hosana no mais alto dos céus!" (Mt 21-8-9), e: "Muitos estenderam suas vestes pelo caminho, outros puseram ramos que haviam apanhado nos campos. Os que iam à frente dele e os que o seguiam clamavam: 'Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Reino que vem, do nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!" (Mc 11, 8-10). Enquanto caminhavam rumo a Jerusalém, todos cantavam alegremente: "Enquanto ele avançava, o povo estendia suas próprias vestes no caminho. Já estava perto da descida do monte das Oliveiras, quando toda a multidão dos discípulos começou, alegremente, a louvar a Deus com voz forte por todos os milagres que eles tinham visto" (Lc 19, 36-37).

Em meio a grande multidão, o Amado Senhor vai em direção a Jerusalém, não obrigado, mas de livre vontade: "Está, pois, de livre vontade, a caminho de Jerusalém, ele que por nossa causa desceu do céu para elevar-nos consigo - a nós que jazíamos por terra -. Vem, mas não rodeado de pompa." (Santo André de Creta, Sermão 9 sobre o Domingo de Ramos).

A multidão, cheia de alegria, estendia as vestes e palmas pelo caminho, e também balançava ramos de oliveira.

Lembre-se de que essa oliveira e essa palma significam paz com o próximo e paz com Deus.

Paz com o próximo: "A Páscoa está iminente. Já o Rei da paz vem, e quer achar paz à sua passagem. Ai daqueles que, nas santas festas, se deitarem com ódio no coração. Jesus não os reconhecerá como seus discípulos.

Em quantas famílias não há paz! São irmãos brigados entre si, são cunhados, são noras que passam o dia todo em murmurações, em calúnias amargas, em altercações iradas, em silêncio cheio de rancor. São verdadeiros cristãos esses? Dizem que o são, e realmente são batizados, porém Jesus não os reconhece.

Em quantos lugares não há paz! Uma família contra outra família, um inquilino contra outro inquilino, um proprietário contra outro proprietário: é por causa da casa, é por causa da terra, é por causa dos bens, e, enquanto isso, há ódio profundo. São lugares cristãos esses?" (Pe. João Colombo).

Paz com Deus: "Deus é bondade, e acha a sua alegria em habitar entre os homens. Mas, quando o homem prefere os seus prazeres à lei do Senhor e cai em pecado, Deus não pode suportá-lo. Foge dele, como nós fugimos da serpente; já não o conta mais entre os seus fiéis, entre os seus amigos, entre seus filhos.

Então o homem procura a sua paz, mas não pode achá-la, porque não há paz quando se está em cólera com Deus. Há uma muralha entre Deus e vós, é a muralha da vossa avareza que nunca diz basta, mesmo em se tratando de bem alheio; é a muralha da vossa soberba, que não quer correções nem censuras; é a muralha da vossa sensualidade, que não quer freios aos seus desregramentos.

Não se pode fazer Páscoa em cólera com o Senhor; não se pode ir ao encontro do Rei da paz que vem, se entre nós e Ele há uma muralha. É preciso abatê-la pela confissão" (Pe. João Colombo).

Essa multidão agitando palmas e ramos nos ensina a pisar o respeito humano, nos encoraja a manifestar a nossa fé com as ações sem jamais nos envergonharmos do Senhor que pune os covardes: "Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos Céus" (Mt 10, 33), e: "Meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que depois de matar tem o poder de lançar na geena; sim, eu vos digo, a Este temei" (Lc  12, 4-5).

Não sejamos escravos do respeito humano, mas manifestemos publicamente a nossa fé em Cristo Jesus. Não nos intimidemos diante das zombarias e críticas dos filhos das trevas, mas trabalhemos com entusiasmo e convicção para o Senhor do universo que recompensa aquele que O serve sem medo.

Hoje, infelizmente, milhões de católicos seguem furiosamente o mundo e suas máximas; esses cometem as mais horríveis aberrações e ainda se gabam de as ter cometido: "Apesar de conhecerem a sentença de Deus que declara dignos de morte os que praticam semelhantes ações, eles não só as fazem, mas ainda aplaudem os que as praticam" (Rm 1, 32).

Nosso Senhor e a multidão transpuseram o cume do monte das Oliveiras e desceram pela vertente ocidental a caminho da cidade Santa. O Imaculado Cordeiro avistou Jerusalém, toda branca ao sol do meio-dia. Jesus olhou-a o pôs-se a chorar: "E, como estivesse perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: 'Ah! Se neste dia também tu conhecesses a mensagem de paz! Agora, porém, isso está escondido a teus olhos. Pois dias virão sobre ti, e os teus inimigos te cercarão com trincheiras, te rodearão e te apertarão por todos os lados. Deitarão por terra a ti e a teus filhos no meio de ti, e não deixarão de ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada!" (Lc 19,42-44).

Jesus Cristo é verdadeiro, Ele conhecia muito bem o coração do homem. Embora estando no meio da exultação e das aclamações, Ele não se deixa nem perturbar nem iludir pelo fervor popular.

 

 

Por que o Amável Cordeiro chorou ao avistar Jerusalém?

  1. "Chorava vendo que muitos vinham perfidamente ao seu encontro, com o sorriso nos lábios mas com a traição no coração. E ainda hoje, Jesus Eucarístico, do alto do seu altar, por entre a multidão que vem recebê-lo pela Páscoa, vê desses que se ajoelham no balaustre e têm a traição no coração. Traem-no com aquele pecado calado na confissão por vergonha; ou com aquele hábito a que não querem renunciar apesar dos avisos do confessor; ou, ainda, com aquela injustiça de dinheiro ou de bens que não querem reparar" (Pe. João Colombo).

  2. "Chorava na colina das Oliveiras vendo que ali havia muitos acorridos só por curiosidade, como que a um espetáculo, sem o menor sentimento de amor ou de fé. E, ainda hoje, do santo altar, Jesus vê que alguns se aproximam da Comunhão Pascal só por hábito, talvez para satisfazer alguma pessoa da família, mas sem preparação, nenhum arrependimento, nenhuma vontade de melhorar a alma" (Pe. João Colombo).

  3. "Chorava sabendo bem que aqueles mesmos que lhe clamavam "Hosana!" cinco dias depois clamariam "Crucifica-O!", e, ao pé da cruz, zombariam da sua agonia. E Jesus ainda sabe que há uns que fazem a Páscoa e, antes de passados cinco dias, já voltam a crucificá-lo no seu coração. Que lhe adiantou então dar o seu sangue por estes?" (Pe. João Colombo).

  4. "Chorou o Salvador em face da cidade que o recebia, mas que, não obstante, seria destruída. Já lhe parecia ouvir, através das aclamações, o estertor desesperado dos moribundos, já lhe parecia ver, com seu olhar profético, através das oliveiras e das palmeiras, avançar o ferro e o fogo do exército exterminador. Mas talvez Jesus ainda hoje veja que certas almas o recebem e, não obstante, não se salvarão; já vê em volta delas o clarão do fogo eterno que as devorará para sempre, já ouve em torno delas o grito rouco do demônio vencedor" (Pe. João Colombo).

O coração do homem é realmente um abismo, ele é vacilante. No Domingo, a multidão gritava "Hosana!", e cinco dias depois gritava: "Crucifica-O!" Sobre isso escreve São Bernardo de Claraval: "Como eram diferentes umas vozes e outras! Fora, fora, crucifica-o e bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas! Como são diferentes as vozes que agora o aclamam Rei de Israel e dentro de poucos dias dirão: Não temos outro rei além de César! Como são diferentes os ramos verdes e a Cruz, as flores e os espinhos! Àquele a quem antes estendiam as próprias vestes, dali a pouco o despojam das suas e lançam a sorte sobre elas" (Sermão no Domingo de Ramos, 2, 4).

Agora, o Cortejo Triunfal entra em Jerusalém: "E, entrando em Jerusalém, a cidade inteira agitou-se e dizia: 'Quem é este?' A isso as multidões respondiam: 'Este é o profeta Jesus, o de Nazaré da Galiléia" (Mt 11, 10-11).

 

 

Jerusalém abre as portas para o Rei dos reis. Abramos nós também o nosso coração para que o Rei do universo reine nele.

Jerusalém abre as portas para o Senhor dos senhores. Deixemos que o Senhor do céu e da terra habite em nosso coração, transformando-o numa bela e piedosa morada.

Jerusalém abre as portas para a Luz Eterna. Abramos o nosso coração para que a Luz do mundo expulse dele todas as trevas.

O Senhor entra em Jerusalém! Corramos também nós ao seu encontro e prostremo-nos diante de tão Grandioso Deus. Adoremos ao Cristo Jesus e prometamos-Lhe mudança de vida e fidelidade até à morte: "Coragem, pois, corramos juntos com aquele que se apressa para a paixão e imitemos os que foram ao seu encontro. Não para estendermos à sua frente no caminho ramos de oliveira, tapetes e outros ornamentos ou ainda folhas de palmeira, mas para nós mesmos nos prostrarmos, o quanto pudermos, com humildade e reta intenção, a fim de recebermos o Verbo de Deus que se aproxima e acolhermos a Deus, que nenhum lugar pode conter" (Santo André de Creta, Sermão 9 sobre o Domingo de Ramos).

Quando o Senhor entrou em Jerusalém, as multidões gritavam: "Este é o profeta Jesus, o de Nazaré da Galiléia" (Mt 11, 10-11).

É preciso que cada católico professe a sua fé em Nosso Salvador, mesmo em ambientes contrários. Jamais calemos a boca diante das críticas e zombarias dos inimigos.

Como já foi comentado acima, a multidão que gritou "Hosana!", cinco dias depois gritou "Crucifica-O!" Que o Amado Senhor nos livre de comportarmos  assim. Sejamos coerentes e perseverantes; que a fidelidade a Cristo Jesus esteja sempre na nossa alma.

 

Oração: Jesus Querido, Tu és o Deus Onipotente e Eterno, sem Ti a nossa vida seria um deserto sem oásis.

Amado Senhor, assim como Jerusalém abriu as portas para Ti, abriremos também o nosso pobre coração para que entres e o transforme em uma piedosa morada.

Boníssimo Jesus, não estenderemos mantos nem agitaremos ramos de oliveira, mas sim, prometemos-Lhe amor, fidelidade e perseverança até à morte.

Doce Amigo, será que existe felicidade longe do Seu Adorável Coração? Claro que não! Infeliz daquele que Te abandona para seguir as criaturas volúveis e traiçoeiras.

Jesus Amor, custe o que custar, viveremos sempre unidos a Ti, porque Tu és o único Amor da nossa vida.

Depois da entrada triunfal, Tu saíste de Jerusalém. Ó Senhor, entre no nosso coração e não saia mais dele, fique sempre conosco, porque sem a Sua Luz somos cegos que caminham em plena escuridão.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 01 de março de 2007

 

Leia também:

Domingo de Ramos

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Entrada Messiânica em Jerusalém"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0001.htm