JESUS E AS CRIANÇAS

 (Mt 19, 13-15)

 

 "13 Naquele momento, foram-lhe trazidas crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14 Jesus, todavia, disse: 'Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino dos céus'. 15 Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali".

 

 

 

Em Mt 19, 13 diz: "Naquele momento, foram-lhe trazidas crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam".

Queriam apresentar umas crianças a Nosso Senhor para que Ele lhes impusesse as mãos e orasse sobre alas: "Detrás destas crianças é possível ver as mães ou as avós com os pequenos diante ou nos seus braços" (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Como seria bom para as crianças de hoje, se os seus pais as aproximassem de Nosso Senhor; com certeza as mesmas cresceriam sadias espiritualmente.

Como aproximar as crianças de Nosso Senhor Jesus Cristo?

1. Através do Batismo. Batismo é o sacramento mediante o qual o homem nasce para a vida espiritual, por meio da ablução da água e a invocação da Santíssima Trindade.

Inocêncio III declarou-o verdade de fé, contra os valdenses (Dz. 424 e 430); o Concílio de Trento, contra os anabatistas (que repetiam o Batismo quando o indivíduo chegava ao uso da razão) e contra os protestantes que afirmavam que, sendo a fé a causa eficaz da eficácia sacramental, se requeria que o sujeito a tivesse em ato: cf. Dz. 867-870.

O costume de batizar as crianças é muito antigo na Igreja. Já o Concílio de Cartago (em 418 declarava, contra os pelagianos, que as crianças recém- nascidas do ventre materno deviam ser batizadas (cânon 2). A mesma doutrina foi declarada em Éfeso e em muitos outros concílios (II de Latrão, IV de Latrão, Vienne, Florença, etc.).

Leônidas, o pai de Origines, curvava-se sobre o berço onde repousava seu filho, e beijava-o no coração, adorando. Algumas pessoas em volta mostraram-se admiradas. E Leônidas dizia: "Não vos admireis! Eu adoro a Deus presente no coração deste pequeno batizado".

O Pe. Leo J. Trese escreve: "E assim, em primeiro lugar, os pais têm obrigação de batizar os filhos o mais cedo possível depois do nascimento, normalmente dentro das duas semanas seguintes ou, quando muito, dentro do mês".

2. Catequizando-as: "Depois, quando a mente infantil começa a abrir-se, surge o dever de falar-lhes de Deus, especialmente da sua bondade e providência amorosa, e da obediência que lhe devemos. E mal começam a falar, é preciso ensiná-las a rezar, muito antes de terem idade para ir à escola" (Pe. Leo J. Trese).

3. Da primeira comunhão. A Eucaristia é o sacramento em que, sob as espécies de pão e de vinho, Jesus Cristo está verdadeira, real e substancialmente presente, com o seu Corpo, o seu Sangue, a sua Alma e a sua Divindade, para nosso alimento espiritual.

O único sacramento absolutamente indispensável para a salvação é o Batismo: se uma criança recém-batizada morre, salva-se, ainda que não tenha comungado. No entanto, para um batizado que chegou ao uso da razão, a Eucaristia é também requisito indispensável, segundo as palavras de Jesus: "Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis vida em vós" (Jo 6, 53).

Nesse mundo podre e rebelde, milhares de casais, ao invés de aproximarem as crianças de Jesus Cristo, fazem totalmente o contrário:

a) Aconselham-nas a namoricos depravados.

b) Matriculam-nas em clubes, onde aprenderão danças e músicas imorais.

c) Deixam-nas à vontade na Internet, para as mesmas navegam rumo à perdição.

d) Compram roupas imorais, transformando-as em "monstrinhos".

Em Levítico 18,21 diz: "Não entregarás os teus filhos para consagrá-los a Moloc, para não profanares o nome de teu Deus". Estes sacrifícios de crianças que se "fazia passarem" pelo fogo, isto é, que eram queimadas, são um rito cananeu condenado pela Lei (Lv 20, 2-5; Dt 12, 31; 18, 10).

As mães idólatras jogavam as suas criancinhas dentro do deus Moloc (tinha fogo na barriga): "... por seus deuses chegaram até a queimar os próprios filhos e filhas!" (Dt 12,31; Sl 105, 36-38).

A mãe que compra, manda fazer e incentiva ou obriga a sua filha a usar roupas imorais, mata a inocência da filha, entregando-a não ao deus Moloc, e sim, ao demônio. Essas mães idólatras, que idolatram essas modas do demônio agem totalmente contra os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana: "Os pais devem então ensinar a seus filhos o valor da modéstia cristã, da sobriedade no vestir, da necessária autonomia em relação às modas, característica de um homem ou de uma mulher com personalidade madura" (Sexualidade Humana: Verdade e Significado, nº 97).

Infeliz do casal que ao invés de levarem os filhos para Cristo Jesus, leva-os para o mundo inimigo das almas imortais. Esses, com certeza chorarão amargamente.

No dia do juízo, Deus lhes perguntará: O que fizestes dos seus filhos?

 "Os discípulos, porém, as repreendiam".

Dom Duarte Leopoldo comenta: "Os discípulos não compreendiam ainda o mistério da infância, que tantos cuidados reclama de um coração piedoso".

Jamais os sacerdotes deverão imitar essa atitude dos apóstolos, pelo contrário; deverão com, esforço e paciência, aproximar todas as crianças de Nosso Senhor Jesus Cristo: batizando-as, catequizando-as, rezando com elas e dando-lhes Jesus Sacramentado, depois de uma zelosa preparação.

Em Mt 19, 14 diz: "Jesus, todavia, disse: 'Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino dos céus".

O Coração de Jesus Cristo é acolhedor e cheio de bondade; Ele recebe com amor os pecadores arrependidos e com carinho os inocentes.

Dom Duarte Leopoldo escreve: "Quantos afastam de Jesus as pobres criancinhas! Não somente os mestres que as desviam da fé, mas ainda os pais que não se preocupam com a educação religiosa dos filhos, impedem que elas se aproximem do Coração Sagrado do nosso divino Salvador. Retardar o batismo e a primeira comunhão das crianças é outro meio de afastá-las de Jesus.

Receber o reino de Deus como uma criança, é receber o ensino da Igreja com docilidade, sem discussão, com fé e amor", e: "Por que diz, pois, que as crianças são aptas para o Reino dos Céus? Quiçá porque ordinariamente não têm malícia, nem sabem enganar, nem se atrevem a vingar-se;  desconhecem a luxúria, não apetecem as riquezas e desconhecem a ambição. Mas a virtude de tudo isto não consiste no desconhecimento do mal, mas na sua repulsa; não consiste na impossibilidade de pecar, mas em não consentir no pecado. Portanto, o Senhor não Se refere à meninice como tal, mas à inocência que têm as crianças na sua simplicidade" (Santo Ambrósio, Expositio Evangelii sec. Lucam, ad loc.).

Em Mc 10, 14 diz: "Vendo isso, Jesus ficou indignado..."

Edições Theologica comenta: "É uma das poucas ocasiões em que se diz nos Santos Evangelhos que Cristo Se indignou. A causa foi a intolerância dos discípulos, que consideravam inoportuna a pretensão daqueles que apresentavam as crianças para que o Senhor as abençoasse, como uma perda de tempo e uma circunstância aborrecida para o Mestre: Cristo tem coisas mais graves em que pensar para Se ocupar destas crianças, talvez tenham podido pensar. O comportamento dos discípulos não é mal-intencionado; simplesmente deixam-se levar por critérios humanos, querendo evitar um aborrecimento ao Senhor. Não penetraram no que lhes disse pouco antes: 'Quem receber um destes meninos em Meu nome, é a Mim que recebe; e quem Me receber, não Me recebe a Mim, mas sim Aquele que Me enviou' (Mc 9, 37). Por outro lado, o Senhor põe em realce com toda a clareza a necessidade que tem o cristão de se tornar como uma criança para entrar no Reino dos Céus... Em última análise, as palavras do Senhor são outra maneira, simples e gráfica, de explicar a doutrina essencial da filiação divina: Deus é nosso Pai e nós Seus filhos; toda a religião se resume na relação de um bom filho com um bom Pai. Esse espírito de filiação divina tem como qualidades: o sentido da dependência do nosso Pai do Céu e o abandono confiante na Sua providência amorosa, do mesmo modo que por nós nada podemos; a simplicidade e a sinceridade, que nos levam a mostrar-nos tal como somos..."

Os pais têm obrigação de aproximarem os seus filho de Nosso Senhor; aqueles que impedem tal aproximação cometem pecado: "Porque deram vida aos filhos, contraem os pais o dever gravíssimo de educar a prole. Por isso, hão de considerar-se como seus primeiros e principais educadores. Essa tarefa educacional se revela de tanta importância, que onde quer que falhe dificilmente poderá ser suprida" (Gravissimum Educationis, 3).

 "...não as impeçais de virem a mim".

Muitos são aqueles que colocam obstáculos entre as crianças e Cristo Jesus, impedindo-as de aproximarem da Verdadeira Felicidade: apego exagerado ao esporte, promessas de um futuro brilhante nas passarelas ou novelas, etc., e assim, as crianças não querem nem ouvir falar que existe um Deus; estão completamente ocupadas com as vaidades terrenas.

O que se pode esperar de uma criança que cresce longe de Deus? Que futuro terá? De trevas! De amargura! De tristeza! Pobre humanidade: "Cansamo-nos nas veredas da iniquidade e perdição, percorremos desertos intransitáveis, mas não conhecemos o caminho do Senhor!" (Sb 5, 7).

Em Mt 19, 15 diz: "Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali".

Cristo Jesus acolheu todas crianças e as abençoou.

Que todos os sacerdotes imitem o exemplo de Cristo Jesus, acolhendo com paciência as crianças e abençoando-as piedosamente: "As crianças, apesar dos seus defeitos, serão os vossos prediletos, e vós os delas" (Carta do Servo de Deus Eduardo Poppe aos Sacerdotes).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 02 de julho de 2007

 

 

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Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Jesus e as crianças"

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