JESUS, LUZ DO MUNDO

(Jo 8, 12)

 

"De novo, Jesus lhes falava: 'Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida".

 

 

Nosso Senhor Jesus Cristo se dirigiu aos presentes e disse-lhes: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida".

No fundo, estas palavras equivaliam a uma nova declaração messiânica, "pois o Messias tinha sido anunciado frequentemente como uma luz: o profeta Isaías predisse que um grande resplendor iluminaria os povos que estavam sumidos nas trevas, começando pelas tribos do norte; o Messias havia de ser não só Rei de Israel, mas luz das gentes; e Davi falava de Deus como uma claridade que ilumina a alma do justo e lhe dá fortaleza. Esta imagem era, pois, bem conhecida em tempos do Senhor. Empregaram-na Zacarias e o ancião Simeão para manifestar seu gozo ao ver que se estavam a cumprir as profecias antigas. Jesus Cristo, efetivamente, é a Luz, que já anunciou o Precursor, pois veio dar testemunho da luz. E São João acrescenta: Não era a luz, mas aquele que devia dar testemunho da luz. E com referência a Cristo, escreve a seguir: Era a luz verdadeira, que ilumina todo o homem que vem a este mundo" (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Começa agora outra disputa entre Jesus e os fariseus. O cenário é o recinto do Templo, mais exatamente o pátio chamado "átrio das mulheres", que precedia o dos israelitas e o dos sacerdotes, onde estava o altar dos holocaustos: "A ocasião é a mesma festa dos Tabernáculos (cfr Jo 7, 2), na qual, durante a primeira noite, se iluminava intensamente o átrio das mulheres com quatro enormes lâmpadas que davam certa claridade por toda Jerusalém. Com isso recorda-se a nuvem luminosa, sinal da presença de Deus, que guiou os Israelitas pelo deserto à sua saída do Egito. Foi provavelmente nesta festa que Jesus falou de Si mesmo como 'a Luz'. Por outro lado, a imagem da luz é frequente no Antigo Testamento para designar o Messias: o profeta Isaías predisse que uma grande luz iluminaria os povos que estavam mergulhados em trevas, começando pelas tribos do Norte (Is 9, 1-6; cfr Mt 4, 15-16); que o Messias havia de ser não só o Rei de Israel, mas luz das gentes (Is 42, 6; 49, 6); e Davi falava de Deus como luz que ilumina a alma do justo e lhe dá fortaleza (Sl 27, 1). Esta imagem era, pois, muito conhecida no tempo de Jesus Cristo: empregam-na Zacarias (Lc 1, 78) e o velho Simeão (Lc 2, 30-32) para manifestar a sua alegria ao ver que se estavam a cumprir as profecias antigas. O Senhor aplica a Si mesmo esta imagem sob um duplo aspecto: é luz que ilumina a inteligência por ser a plenitude da Revelação divina (cfr Jo 1, 9. 18); e é também luz que ilumina o interior do homem para que possa aceitar essa Revelação e fazê-la vida sua (cfr Jo 1, 4-5). Jesus pede, portanto, que O sigam para chegarem a ser filhos da luz (cfr Jo 12, 36), embora saiba que muitos O rejeitarão para que não sejam descobertas as suas obras más (cfr Jo 3, 20)" (Edições Theologica), e: "Vede, pois, a conformidade perfeita entre as palavras do Senhor e o que diz o Salmo: 'Em ti está a fonte da vida, e com a tua luz veremos a luz' (Sl 36, 10). O salmista une a luz com a fonte da vida, e o Senhor fala de uma 'luz de vida'. Quando temos sede, buscamos uma fonte, quando estamos às escuras, buscamos uma luz (...). Com Deus é diferente: é a luz e é a fonte. Aquele que te ilumina para que vejas, esse mesmo é o manancial para que bebas" (Santo Agostinho, In Ioann. Evang., 34, 6), e também: "Jesus é o sol das almas. Quanto mais se aproximam elas de Jesus, tanto mais e melhor são iluminadas. O sol é a luz da terra, Jesus é a luz dos espíritos, porque lhes faz conhecer a verdade, o pensamento de Deus sobre todos os seres. O sol não é somente luminoso, mas ainda fonte de vida; a sua luz é quente e fértil. Jesus, iluminando as almas, lhes comunica a vida de Deus, derrama sobre elas o amor de Deus e do próximo, vida imortal dos espíritos. Quem segue a Jesus não anda em trevas, mas tem com ele a luz que ilumina e vivifica" (Dom Duarte Leopoldo).

"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida".

Católico, Cristo Jesus é a luz do mundo. Abandone o adultério, a fornicação e a prostituição e siga-O, e não andará mais nas trevas: "Sois luz eterna, luz de sabedoria que, falando através da nuvem da carne, dizeis aos homens: 'Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida" (Santo Agostinho, Em Jo 34).

Católico, Nosso Senhor é a luz do mundo. Renuncie as revistas pornográficas, as roupas imorais e os filmes escandalosos e siga-O, e percorrerá o caminho da luz: "Todo discípulo, todo cristão autêntico é assim portador da luz de Cristo; tão límpida há de ser sua conduta que deixa transparecer o esplendor de Jesus e de sua doutrina" (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 174, Ano A).

Católico, nosso Salvador é a luz do mundo. Fuja das amizades perigosas, daquelas que te convidam para o maldito caminho das drogas, do roubo, do assassinato, do tráfico e das noitadas e siga-O, e não andará mais na escuridão: "Se eu seguir o sol deste mundo, faça eu o que fizer para não o abandonar, será ele a me abandonar, pois deve fazer, cada dia, o curso que lhe foi imposto. Ao contrário, vós, Senhor Nosso Jesus Cristo, embora enquanto velado pela nuvem da carne, não apareceis claramente a todos, todavia, tendes todos sob o poder de vossa sabedoria. Deus meu, estais em toda parte todo inteiro! E se jamais me separar de vós, jamais vos ocultareis de mim" (Santo Agostinho, Em Jo 34).

Católico, Jesus Cristo é a luz do mundo. Não frequentes salões de bailes, carnaval e bebedeiras e siga-O, e andará na claridade: "Ficai conosco, ficai para sempre, doce Jesus, e dai à minha alma que enfraquece, maior graça. Ficai comigo e começarei a resplandecer tanto em vosso esplendor, tanto, que serei luz até para os outros. A luz, ó Jesus, viera toda de vós: nenhuma parte nela terei, nenhum mérito, porque sereis vós a resplandecer nos outros, por meio de mim" (J. H. Newman, Maturidade Cristã, p. 284).

Católico, Nosso Senhor Jesus Cristo fala abertamente: "Eu sou a luz do mundo". Por que você insiste em buscar as trevas do pecado? Por que você teima em seguir as máximas do mundo inimigo da sua alma? Por que você insiste em revolver-se na lama da imoralidade?

Católico, Cristo Jesus é "a luz do mundo". Você é cego ou se faz de cego? Por que você abandona Nosso Senhor para se lançar nos braços de Satanás, rei das trevas? O que você dirá à "luz do mundo", quando comparecer diante d'Ela no dia do julgamento com a alma mergulhada nas trevas do pecado?

Católico, Nosso Senhor diz claramente: "Quem me segue não andará nas trevas". Por que você abandona a Cristo Jesus para seguir as falsas amizades que querem te seduzir, levando-te para o caminho da maldade?

Por que você está sempre pendendo para o lado que não agrada a Deus e que compromete seriamente a sua salvação?

Por que você prefere seguir o mundo, ao invés de seguir o Senhor que nasceu pobre em Belém e que derramou todo o Sangue na cruz para te salvar?

Se Jesus é a "luz do mundo" e quem O segue "não andará nas trevas"; por que você, católico, teima em viver longe d'Ele seguindo as máximas do mundo? Vivendo assim, com certeza a sua alma está mergulhada nas trevas: "Ai da alma se lhe falta Cristo, que a cultive com diligência, para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta, coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Ai da alma, se seu Senhor, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões, virará moradia dos vícios" (São Macário).

Cristo Jesus é a "luz do mundo"; longe d'Ele tudo é vazio e escuridão, e quem teima em viver distante da "luz", vive em contínua agonia: "Sem Deus não se pode ter verdadeira paz" (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 10 de outubro de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Jesus, luz do mundo"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0085.htm