É PECADO BLASFEMAR!

(1 Tm 1, 20)

 

"Dentre esses se encontram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, a fim de que aprendam a não mais blasfemar".

 

 

Não temos muitos dados sobre os dois personagens que São Paulo cita aqui: "Himeneu, possivelmente, é o mesmo herege sobre o qual advertirá Timóteo na sua segunda carta, que afirmava que a ressurreição se tinha efetuado já (2 Tm 2, 17). Alexandre é um nome mais comum, e por isso mais difícil de identificar com segurança: talvez seja o ferreiro do mesmo nome sobre o qual noutro lugar previne Timóteo (2 Tm 4, 14-15); também no livro dos Atos aparece um Alexandre, em Éfeso (cfr 19, 33-34). O dano que deviam estar a fazer era tanto que São Paulo - como teve que fazer antes em Corinto (cfr 1 Cor 5, 1-8) - os afasta da comunhão eclesial. O fim desta excomunhão é pastoral e medicinal (cfr Tt 3, 10): o bem dos fiéis e a emenda dos próprios hereges, 'para que aprendam a não blasfemar'. É um remédio extremo ao qual a Igreja recorre 'só quando tenha visto que a correção fraterna, a repreensão ou outros meios da solicitude pastoral não bastam para reparar o escândalo, restabelecer a justiça e conseguir a emenda do réu' (Código de Direito Canônico, cân. 1341)" (Edições Theologica).

 

Que é blasfemar?

A blasfêmia consiste em dizer palavras ou fazer gestos injuriosos contra Deus, a Virgem Maria, os santos ou a Igreja.

A blasfêmia é um pecado contra o segundo Mandamento da Lei de Deus: Não tomar o seu santo nome em vão.

A blasfêmia pode ser:

"1. Direta: quando é feita contra Deus.

2. Indireta: quando é feita contra a Virgem Santíssima, os santos ou as coisas santas.

3. Herética: quando contém algum erro contrário à Fé; p. ex., dizer advertidamente: 'Deus é injusto comigo!'.

4. Execratória: quando é acompanhada de ódio a Deus" (Ricardo Sada e Alfonso Monroy, Curso de Teologia Moral).

Sempre que haja plena advertência e vontade deliberada, a blasfêmia é pecado mortal, que não admite matéria leve. Significa uma subversão total da ordem moral, ordem que tem por cume a honra a Deus - e a blasfêmia pretende, com presunção, desonrar a divindade.

Compreendemos a gravidade deste pecado, considerando os castigos que Deus infligiu aos blasfemos. No Levítico (cfr 24, 10-16), lê-se que, numa briga, o filho de um israelita blasfemou contra o santo Nome de Deus. Moisés meteu o culpado numa prisão obscura e perguntou ao Senhor o que havia de fazer.

Foi esta a resposta de Deus: "Tira do cárcere o ímpio blasfemo e todos os que escutaram o insulto feito contra Mim ergam a mão sobre ele para protestarem contra o seu crime, e depois seja apedrejado por todo o povo". A lapidação era, pois, o suplício decretado por Deus contra os blasfemos.

 

Católico, jamais "arreganhe" a boca contra os céus, isto é, nunca blasfeme contra Deus. Com Nosso Senhor não se brinca.

Fazia 120 anos que, em Messina (Itália), não se verificava nenhum terremoto. Os habitantes daquela cidade, não obstante as advertências de pessoas, haviam construído prédios de vários andares, pois julgavam-se muito seguros. Mas eis o que aconteceu.

Pelo natal de 1908, um jornal socialista local atreveu-se a interpelar ironicamente o Menino Jesus, escrevendo:

"Jesusinho, envia-nos um tremor de terra, se tens força para tanto". Essa blasfêmia apareceu do dia 26 de Dezembro. No dia 28 verificou-se uma catástrofe, como a cidade jamais vira outra semelhante. Em poucos minutos 60.000 pessoas, isto é, um terço da população, perdeu a vida.

Declarou-se, além disso, um pavoroso incêndio que destruiu ou danificou quase todas as casas.

Assim castigou Deus aquela blasfêmia.

 

Católico, não se cale diante do blasfemador, repreenda-o com coragem e valentia.

Conta-se que uma noiva, nobre de família e mais nobre de sentimentos, estando já diante do altar, corajosamente recusou seu consentimento ao matrimônio.

E qual a causa dessa recusa? No dia do casamento, ao descer a noiva da carruagem diante da igreja, a cauda do vestido nupcial enroscou-se no carro, produzindo-se um rasgão bastante lamentável. Vendo isso, o noivo proferiu uma blasfêmia detestável. Pálida de espanto e indignação, a noiva teve a coragem de fazer ao blasfemador uma leve censura. Ao que ele prontamente respondeu:

- Desculpe-me; é o hábito...

Era o hábito... um blasfemador, portanto, e ela não o sabia. No breve trajeto da porta da igreja ao altar, a piedosa moça dirigiu a Deus uma prece, tomou uma resolução... Quando o pároco lhe dirigiu a pergunta: - A senhora quer receber a este senhor por seu marido?... Ela respondeu alto e claramente: - Não, senhor!

Surpresa geral!... murmúrio...

O pároco repetiu a pergunta. A resposta foi a mesma.

Aflitos, interrogam a noiva... querem saber a causa.

Ela responde: - Com um blasfemador não me casarei!...

Dois meses mais tarde, a corajosa moça, entrando para o convento, achava seu verdadeiro esposo - Jesus Cristo!

Católico, imite o exemplo dessa piedosa moça! Corte a amizade e fuja da presença daquelas pessoas que blasfemam contra Deus: "Eu quisera antes morrer do que ouvir blasfemar tantas vezes o santo nome de Deus" (São Francisco Xavier).

 

Infeliz do católico que permanece indiferente diante de um blasfemador. É preciso chamar-lhe a atenção e aconselhá-lo a fazer penitência para reparar tão grave pecado.

Infelizmente, na Itália muitos têm o detestável vício de blasfemar ou xingar a Deus. Numa cidade dos Estados Unidos, onde a blasfêmia é punida severamente, um italiano várias vezes admoestou um patrício que deixasse de blasfemar. Mas a resposta era sempre esta: "Vai cuidar dos teus negócios!"

Um dia, porém, um policial, que entendia italiano, ouviu-o blasfemar e sem demora prendeu-o e levou-o ao juiz. Este respondeu-lhe:

- Que respondeis à acusação deste policial?

- Que blasfemei, mas foi em italiano.

- Então pensais que Deus não entende o italiano?!

- Mas foi na Itália que me habituei a blasfemar.

- E eu, na América, me habituei a condenar os blasfemadores. Por esta vez, condeno-vos a pagar apenas a multa de dez dólares.

- Como! Tanto dinheiro por uma só blasfêmia?!

E aqui o blasfemador perdeu o controle de si mesmo e soltou outra blasfêmia. E o juiz acrescentou logo:

- Por esta segunda blasfêmia pagareis vinte dólares.

- Mas isso é uma grave injustiça, senhor juiz. Não sabeis que na Itália... e solta a terceira blasfêmia.

- Por esta terceira blasfêmia pagareis trinta dólares; a não ser que prefiras ficar tantos dias na cadeia quantos são os dólares que deveis pagar.

O blasfemador calou-se e aprendeu a lição. Desde aquele dia não mais o ouviram blasfemar.

 

Católico, por que blasfemar contra Deus? Que mal fez Nosso Senhor para que tantas pessoas blasfemem contra Ele?

Quem é Deus?

Deus é o nosso Pai, que está nos céus, Criador e Senhor de todas as coisas, que premia os bons e castiga os maus.

Deus é AMOR, é PAZ, é BONDADE, é fonte da VERDADEIRA FELICIDADE, etc.

Deus nos AMA desde antes da criação do mundo: "Considera, antes de tudo, que Deus merece o teu amor, porque ele te amou antes de ser amado por ti, e, de todos quantos te hão amado, é o primeiro (Jr 31,3). Os primeiros que te amaram neste mundo foram teus pais, mas só te amaram depois que te conheceram. Mas Deus já te amava antes de existires. Mesmo antes da criação do mundo, Deus já te amava. E quanto tempo antes de ter criado o mundo começou a te amar? Talvez mil anos, mil séculos? Mas não computemos anos nem séculos. Deus te amou desde toda a eternidade (Jr 31,3). Enfim: desde que Deus é Deus, sempre te tem amado; desde que se amou a si mesmo, também amou a ti. Com razão, dizia a virgem Santa Inês: "Outro amante me cativou primeiro". Quando o mundo e as criaturas requestaram o seu amor, ela respondia: Não, não vos posso amar. Meu Deus foi o primeiro a amar-me, e é justo, portanto, que só a ele consagre todo o meu amor. Assim, meu irmão, Deus te tem amado desde toda a eternidade; e só por amor te escolheu entre tantos homens que podia criar, deu-te a existência, colocou-te no mundo e, além disso, tirou do nada inumeráveis e formosas criaturas que te servem e te lembram esse amor que ele te dedica e que tu lhe deves. "O céu, a terra e todas as criaturas, dizia Santo Agostinho, me convidam a amar-vos". Quando este Santo contemplava o sol, a lua, as estrelas, os montes e os rios, parecia-lhe que tudo falava, dizendo: Ama a Deus, que nos criou para ti, a fim de que o ames" (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XXXIII, Ponto I).

Deus nos AMA com AMOR INFINITO: Por que BLASFEMAR contra um PAI tão AMOROSO? Por que BLASFEMAR contra um Deus que CUIDA de nós?

Cuidado! Não BLASFEME contra Nosso Senhor.

Em agosto de 1891 foi uma aldeia açoitada por uma chuva de pedras, que devastou vinhedos e hortas. Vários camponeses reunidos numa taberna se queixavam, blasfemando, da tempestade que os arruinava. O taberneiro, furioso, blasfemava mais que todos e, tomando uma espingarda, saiu à rua, dizendo: "Atirarei contra Deus e vereis como isto pára já!"

O blasfemo ergueu a espingarda contra o céu... mas, no momento precisamente, caiu um raio, matando-o juntamente com um cigano que o acompanhava.

Quem BLASFEMA será castigado.

Na cidade de Gênova, em Maio de 1902, enquanto os fiéis saíam da igreja de São Teodoro, após as funções sagradas, um indivíduo começou a insultar os que tinham ido à igreja e a blasfemar contra Deus e Nossa Senhora. Os fiéis que passavam, espantados, compadeciam-se dele. De repente, o homem cala-se, empalidece e cai como que fulminado por um raio. Toda tentativa para socorrê-lo foi inútil.

Conta-se também que um homem voltava da venda depois de ter ouvido ali toda sorte de impiedades. Ao ver o crucifixo à cabeceira da cama, pôs-se a blasfemar e xingar a sagrada imagem. Foi além: tomou uma faca e arrancou sacrilegamente os olhos do crucifixo. No dia seguinte começou a sentir uma dor agudíssima nos olhos. Levaram-no ao hospital, donde saiu completamente cego, vendo-se obrigado a mendigar até o fim da vida.

Quem é a Virgem Maria?

A Virgem Maria é a Senhora cheia de graça e de virtudes, concebida sem pecado, que é Mãe de Deus e Mãe nossa, e está no céu em corpo e alma.

Ela é: "Cheia de graça" (Lc 1, 28); "...mãe de meu Senhor" (Lc 1, 43); "... bendita entre as mulheres" (Lc 1, 42); "... em quem fez grandes coisas Aquele que é poderoso" (Lc 1, 49); "... e a quem proclamam bem-aventurada todas as gerações" (Lc 1, 48).

Por que BLASFEMAR contra essa BOA MÃE? Por que BLASFEMAR contra essa PURÍSSIMA senhora que nos AMA e que CUIDA de NÓS?

Cuidado! Não BLASFEME contra a Santíssima Virgem.

No domingo, 22 de dezembro de 1861, em Volterra, alguns jovens se haviam reunido perto duma muralha, sobre a qual sobressaia uma grande pedra. Um deles, que perdera o jogo, começou a dizer horríveis blasfêmias contra Nossa Senhora. Os companheiros procuraram acalmá-lo, mas foi pior. Chegada a hora da missa, convidaram-no a entrar com eles na igreja; respondeu-lhes, porém, com a mais horrível blasfêmia. Apenas fechou a boca, caiu sobre ele a grande pedra e o esmagou.

Conta-se que um jovem universitário, inteligente mas incrédulo, achava-se em férias em casa de família amiga.

Uma noite, à hora do jantar, proferiu horríveis blasfêmias contra a Imaculada Conceição; tais, como nunca se tinham ouvido naquela casa.

Ficaram todos horrorizados e a dona esteve a ponto de despedi-lo. Retiraram-se aborrecidos e silenciosos, pedindo a Nossa Senhora que lhe perdoasse. Na manhã seguinte, quando o foram despertar, encontraram-no morto, negro como carvão.

Porque também BLASFEMAR contra os santos e contra a Santa Igreja Católica Apostólica Romana?

Os santos foram pessoas que levaram Deus e o Evangelho a sério; eles pisaram as vaidades do mundo e percorreram com esforço o caminho da santidade.

A Igreja é o Corpo de Cristo formado pelos batizados que professam a mesma fé em Jesus Cristo, participam dos mesmos Sacramentos e obedecem ao Papa e aos Bispos em comunhão com o Papa.

Por que BLASFEMAR contra os nossos irmãos que estão na Pátria Celeste é contra a MÃE IGREJA?

Católico, reze pela conversão dos BLASFEMADORES.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 15 de outubro de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "É pecado blasfemar"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0088.htm