MEIOS DE SANTIFICAÇÃO DA FAMÍLIA

(Ef 5, 25.33)

 

“E vós, maridos, amais as vossas mulheres... e a mulher respeite o seu marido”.

 

 

Por que motivo chora Jesus sobre Jerusalém? A cidade apresentava-se em todo o seu esplendor. O templo refulgia nos raios de luz, que o sol dardejava sobre seu rico telhado chapeado de ouro; as paredes majestosas, na sua impecável alvura ostentavam as formas maciças de sua construção marmórea; entre seus muros reinava paz, alegria e bem estar. Jesus chora, porque, qual negro fantasma, vê surgir atrás do brilho enganador a desgraça da nação, na sua forma mais desoladora. Seus olhos divinos vêem o incêndio gigantesco, os escombros fumegantes, as ruínas tristes e tétricas; em seus ouvidos ecoam os gritos de angústia, as exclamações do desespero, os lúgubres soluços de homens e mulheres em pranto. Eis, porque Jesus chora. Bem podia a cidade afastar tão triste fim; mas se seus habitantes de tudo tratavam, a previsão de Nosso Senhor não os inquietava.

O Pe. João Batista Lehmann escreve: “A Cidade santa de Jerusalém é uma imagem da alma que, ornada de primores celestes, qual templo do Altíssimo, possuindo um altar, em cima do qual oferece holocaustos e incenso a Deus Supremo, é um encanto para Deus e os Santos. Uma alma, porém, da qual Deus foi expulso; onde reina e domina o pecado; uma alma que se acha sob o domínio de Satanás, onde está a abominação e a devastação: esta alma é comparável a Jerusalém, a cidade sobre a qual Jesus chorou.

O que digo a respeito da alma, deve-se afirmar em referência à família. A família, sendo de instituição divina, é uma demonstração da divina sabedoria. Homem e mulher, unidos por Deus num vínculo indissolúvel, assim unidos estão, a fim de que mutuamente se santifiquem, santificando ainda os filhos que Deus lhes confiar. O matrimônio é uma escola de santidade; é um instituto onde o divino Espírito Santo principia sua obra santificadora e eficazmente a desenvolve: é um templo em miniatura. Quem nele se deve santificar? Em primeiro lugar os cônjuges mesmos. Não só mutuamente se devem auxiliar em tudo que interessa à vida material; de mãos dadas devem peregrinar ao céu, santificando-se mutuamente”.

O primeiro meio para santificar a família é o respeito, principalmente no diálogo caridoso: “Já pela palavra; pela palavra animadora e convincente. A palavra usada e empregada nesta sua nobre missão é santificadora e abençoada. A palavra falada por amor, pôde a si aplicar o que disse o profeta Isaias (55) da palavra divina: ‘Ela não volta vazia, isto é, sem fruto; não fica sem efeito’. Para que assim aconteça, é preciso que seja proferida com amor; que faça transparecer o zelo pela salvação da alma; que não seja áspera, rancorosa, iracunda, vingativa e apaixonada. Do contrario, em vez de ser bálsamo, seria veneno. Uma palavra boa, falada em ocasião oportuna, é um remédio poderoso” (Pe. João Batista Lehmann).

Podem-se chamar alguns lares de “pequeno inferno”. Nesses lares, os esposos estão sempre em guerra; às vezes é preciso ser acalmada pelos filhos e vizinhos.

Como seria agradável a Deus se os esposos, antes de dialogarem, escolhessem as palavras corretas para evitarem ofensas. Lembrem-se os esposos de que prestarão contas a Nosso Senhor de cada palavra grosseira: “Eu vos digo que de toda palavra inútil, que os homens disserem, darão contas no Dia do Julgamento” (Mt 11, 36). Se de uma palavra inútil Nosso Senhor pedirá conta; imagine dos xingos, calúnias, etc.

Não é nada edificante encontrar um casal se agredindo verbalmente. Aquele que vive longe de Deus não sabe controlar a sua língua nem se preocupa em respeitar o próximo.

Quantos lares já se desmoronaram por causa da língua descontrolada! Onde não existe o respeito, com certeza não há paz nem amor verdadeiro: “Diz-se que um matrimônio é unido quando se vêem os esposos juntos, quando existe entre eles um mesmo parecer, um mesmo modo de agir, quando os dois se amam tanto que não aceitam o que pode impedi-los de estar juntos” (Santa Teresa dos Andes, Carta 138), e: “Uma verdadeira esposa ama seu esposo e não o contraria em nada, antes procura agradá-lo em tudo” (Idem. Carta 114).

O segundo meio de santificação, mais poderoso ainda, aplicável sempre e em todo lugar, é o exemplo: “O bom exemplo é uma prática muda, porém eloquentíssima. Já os antigos diziam: palavras incitam, exemplos arrastam. O bom exemplo unido ao amor entre os esposos faz milagres. Quantas vezes aconteceu e acontece, que uma santa esposa com seu exemplo, seu amor, sua palavra animadora conseguiu e consegue a conversão de seu esposo! Muitos homens se tornaram os apóstolos, os salvadores de suas esposas” (Pe. João Batista Lehmann).

Na 1ª Carta de São Pedro 3, 1-2 diz: “Da mesma maneira, vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, para que, ainda quando alguns não creiam na Palavra, sejam conquistados sem palavras, pelo comportamento de suas mulheres, ao observarem o vosso comportamento casto e respeitoso”.

Na história da Igreja, muitas esposas converteram os maridos pagãos ou afastados de Deus. Santo Agostinho conta com emoção o exemplo de sua mãe, Santa Mônica: “Serviu (o seu marido) como senhor e esforçou-se para o ganhar para Ti, falando-lhe de Ti com os seus costumes, com os quais a fazia formosa e reverentemente amável e admirável diante dos seus olhos. De tal modo tolerou as injúrias das suas infidelidades que jamais teve com ele sobre este ponto a menor zanga, pois esperava que a Tua misericórdia viria sobre ele e, crendo em Ti, se faria casto (...). Por último, conseguiu também ganhar para Ti o seu marido no fim da sua vida, não tendo de lamentar nele sendo fiel o que tinha tolerado sendo infiel” (Confissões, IX, 9, 19 e 22).

A mulher que vive santamente é o sol da família: “A família tem um brilho do sol que lhe é próprio; a esposa. Ouvi o que a Sagrada escritura afirma e sente a respeito dela: A graça da mulher dedicada é a delícia do marido. Mulher santa e pudica é graça primorosa. Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor, assim o encanto da boa esposa na casa bem-ordenada (Eclo 26, 16. 19. 21).

Realmente, a esposa e mãe é o sol da família. É sol por sua generosidade e dedicação, pela disponibilidade constante e pela delicadeza e atenção em relação a tudo quanto possa tornar agradável a vida do marido e dos filhos. Irradia luz e calor do espírito. Costuma-se dizer que a vida de um casal será harmoniosa quando cada cônjuge, desde o começo, procura não a sua felicidade, mas a do outro. Todavia, este nobre sentimento e propósito, embora pertença a ambos, constitui principalmente uma virtude da mulher. Por natureza, ela é dotada de sentimentos maternos e de uma sabedoria e prudência de coração que a faz responder com alegria às contrariedades; quando ofendida, inspira dignidade e respeito, à semelhança do sol que ao raiar alegra a manhã coberta pelo nevoeiro e, quando se põe, tinge as nuvens com seus raios dourados.

A esposa é o sol da família pela limpidez do seu olhar e o calor da sua palavra. Com seu olhar e sua palavra penetra suavemente nas almas, acalmando-as e conseguindo afastá-las do tumulto das paixões. Traz o marido de volta à alegria do convívio familiar e lhe restitui a boa disposição, depois de um dia de trabalho ininterrupto e muitas vezes esgotante, seja nos escritórios ou no campo, ou ainda nas absorventes atividades do comércio ou da indústria.

A esposa é o sol da família por sua natural e serena sinceridade, sua digna simplicidade, seu distinto porte cristão; e ainda pela retidão do espírito, sem dissipação, e pela fina compostura com que se apresenta, veste e adorna, mostrando-se ao mesmo tempo reservada e amável. Sentimentos delicados, agradáveis expressões do rosto, silêncio e sorriso sem malícia e um condescendente sinal de cabeça: tudo isso lhe dá a beleza de uma flor rara, mas simples que, ao desabrochar, se abre para receber e refletir as cores do sol.

Ah, se pudésseis compreender como são profundos os sentimentos de amor e de gratidão que desperta e grava no coração do pai e dos filhos, semelhante perfil de esposa e de mãe!” (Da Alocução do Papa Pio XII a um grupo de recém-casados).

O esposo que dá bom exemplo é coluna fortíssima da família. Não é necessário pregar sobre o bom exemplo com os lábios, mas sim, com a vida: “O bom exemplo é um sermão que todos podem pregar. Com ele pode fazer-se mais fruto nas almas, do que com muitos discursos que só recreiam os ouvidos. O pregar com a palavra nem a todos é concedido; mas pregar com o exemplo a ninguém é defeso. O bom exemplo é um sermão que todos entendem e que se pode pregar a cada hora do dia, não só na Igreja, mas na rua e em casa. Como não há de ser maior o seu fruto?” (Pe. Alexandrino Monteiro).

O meio, porém, mais eficaz, e de todo indispensável para a santificação dos esposos no matrimônio, é a oração: “Instituída, ordenada, recomendada e abençoada por Deus, é a oração o meio por excelência de levar os homens à santidade. Nas mãos dos esposos então é, poderosíssima e infalível, quando se trata dos fins sobrenaturais do matrimônio, que é a santificação deles mesmos e dos filhos que Deus lhes deu. Embora Deus exija às vezes a prova da constância, da humildade e da confiança, certo é que não deixa desatendidas as orações feitas pela santificação do lar. ‘Pai nosso’ nenhum, ‘Ave-Maria’ nenhuma, se perde quando dirigidos ao Pai do Céu nas intenções indicadas. Abençoado o lar, onde os esposos recorrem ao poderoso meio de santificação que é a oração. O lar, onde se reza, é como o templo da Cidade Santa onde reside Deus. O lar, a que Deus abençoou com a presença de filhos, é uma escola de santificação. Para que os possa ser na verdade, Jesus Cristo elevou o matrimônio à dignidade de sacramento, conferindo aos esposos graças especiais, que os tornem idôneos para o cumprimento fiel dos seus árduos e graves deveres” (Pe. João Batista Lehmann).

O que se pode esperar de um casal que não reza? Que passa horas e horas diante da televisão juntamente com os filhos? Que anda de botecos em botecos? Que perambula, desocupado, pelas ruas da cidade? Que se envolve somente com as coisas passageiras desse mundo? Nada que edifique!

O casal que reza permanece firme e suporta as provações que surgem pelo caminho; mas o casal que não reza se desmorona diante de qualquer obstáculo.

O Papa João Paulo II escreve: “A oração familiar tem as suas características. É uma oração feita em comum, marido e mulher juntos, pais e filhos juntos. A comunhão na oração é, ao mesmo tempo, fruto e exigência daquela comunhão que é dada pelos sacramentos do batismo e do matrimônio. Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua presença: ‘Digo-vos ainda: se dois de vós se unirem, na terra, para pedirem qualquer coisa, obtê-la-ão de meu Pai que está nos céus. Pois onde estiverem reunidos, em meu nome, dois ou três, eu estou no meio deles’.

A oração familiar tem como conteúdo original a própria vida de família, que em todas as suas diversas fases é interpretada como vocação de Deus e atuada como resposta filial ao seu apelo: alegrias e dores, esperanças e tristezas, nascimento e festas de anos, aniversários de núpcias dos pais, partidas, ausências e regressos, escolhas importantes e decisivas, a morte de pessoas queridas, etc., assinalam a intervenção do amor de Deus, na história da família, assim como devem marcar o momento favorável para a ação de graças, para a impetração, para o abandono confiante da família ao Pai comum que está nos céus. A dignidade e a responsabilidade da família cristã como Igreja doméstica só podem, pois, ser vividas com a ajuda incessante de Deus, que não faltará, se implorada com humildade e confiança na oração” (Exortação Apostólica “Familiaris Consortio”, 59).

Feliz do casal que troca a televisão pelo oratório; que ao invés de assistir as novelas podres, rezam o Santo Terço, lêem a Sagrada Escritura e a vida dos santos.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 12 de janeiro de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Meios de santificação da família”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0107.htm