SOBERBA: PRIMEIRO VÍCIO CAPITAL

(Pr 16, 18)

 

“A soberba precede a ruína, e o espírito altivo, a queda”.

 

 
 

São Pio X escreve: “Chamam-se capitais estes vícios, porque são a fonte e a causa de muitos outros vícios e pecados” (Catecismo Maior, 960).

Soberba ou orgulho é a estima e amor desordenado de nós mesmos, que nos leva a desprezar os outros e a elevar-nos acima deles, referindo a nós mesmos o que devíamos referir a Deus.

É o primeiro de todos os pecados; foi o pecado dos anjos do Céu, de Adão no paraíso terrestre; é o primeiro vício que desponta em nós e o último que em nós morre.

O Bem-aventurado José Allamano escreve: “Todos somos tentados de soberba. Segundo a expressão de São Francisco de Sales, esta raiz daninha só morrerá conosco. Os santos também provaram semelhantes tentações. Certa vez, o próprio São Francisco de Sales, ouvindo que louvavam um bispo, experimentou um sentimento de inveja. ‘Apenas me dei conta – escreve ele – peguei o sapo e o esmaguei”.

 

O ORGULHO E OS VÍCIOS ANEXOS


I. O orgulho em si mesmo

 

O orgulho é um desvio daquele sentimento legítimo que nos leva a estimar o que há de bom em nós, e a procurar a estima dos outros na medida em que ela é útil às boas relações que devemos manter com eles. Não há dúvida que podemos e devemos estimar o que Deus pôs em nós de bom, reconhecendo que Ele é o primeiro princípio e o último fim de tudo: é um sentimento que honra a Deus e nos leva a respeitar-nos a nós mesmos. Pode-se, outrossim, desejar que os outros vejam esse bem, que o apreciem e dêem por ele glória a Deus, do mesmo modo que devemos reconhecer e estimar as qualidades do próximo: esta mútua estima não faz senão favorecer as boas relações que existem entre os homens.

Mas pode haver desvio ou excesso nestas duas tendências. Por vezes esquece o homem que Deus é autor desses dons, e atribui-os a si mesmo: o que é evidentemente desordem, porque é negar, ao menos implicitamente, que Deus é o nosso primeiro princípio. Assim mesmo, pode alguém ser tentado a operar para si próprio, ou para ganhar a estima dos outros, em lugar de trabalhar para Deus e de lhe referir toda a honra do que faz: é também desordem, porque é negar, implicitamente ao menos, que Deus é o nosso último fim. Tal é a dupla desordem que se encontra neste vício. Pode-se, pois, definir: um amor desordenado de si mesmo que faz que o homem se estime explícita ou implicitamente, como se fosse o seu primeiro princípio ou último fim. É uma espécie de idolatria, porque o homem se considera como o seu próprio Deus, segundo faz notar Bossuet: “O orgulho é uma depravação mais profunda: por ele o homem, entregue a si mesmo, considera-se como seu próprio Deus, pelo excesso do seu amor próprio”.

Para melhor combatermos o orgulho, exporemos: 1°. As suas formas principais; 2°. Os defeitos que ele gera; 3°. A sua malícia; 4°.Os seus remédios.

 

1°. As principais formas do orgulho

 

1°. A primeira forma consiste em se considerar a si mesmo o homem, explícita ou implicitamente, como seu primeiro princípio.

 

A) Há relativamente poucos que explicitamente se amam de forma tão desordenada, que chegam a considerar-se primeiro princípio de si mesmos.

 

a) É o pecado dos ateus que voluntariamente rejeitam a Deus, por não quererem um senhor. É deles que fala o Salmista, quando assevera: “Disse o insensato em seu coração: não há Deus”. Foi equivalentemente o pecado de Lúcifer, que, pretendendo ser autônomo, recusou submeter-se a Deus; o dos nossos primeiros pais, que, desejando ser como deuses, quiseram conhecer por si mesmos o bem e o mal; o dos hereges, que, como Lutero, se negaram a reconhecer a autoridade da Igreja estabelecida por Deus; e o dos racionalistas que, ufanos da própria razão, não querem submetê-la à fé. É, outrossim, o pecado de certos intelectuais, que, demasiadamente orgulhosos para aceitarem a interpretação tradicional dos dogmas, os atenuam e deformam, para os harmonizarem com as suas exigências.

 

B) É maior o número dos que caem implicitamente neste defeito, procedendo como se os dons naturais e sobrenaturais, que Deus nos liberalizou, fossem completamente nossos. Reconhece-se, é verdade, em teoria que Deus é o nosso primeiro princípio; mas na prática, tem-se da própria pessoa uma estima desmesurada, como se cada um fosse autor das qualidades que possui.

 

a) Há quem se compraza nas suas qualidades e merecimentos, como se fosse o único autor deles: “A alma, vendo-se bela, deleitou-se em si mesma e adormeceu na contemplação da própria excelência: deixou um momento de se referir a Deus: esqueceu a própria dependência; primeiramente demorou-se e depois entregou-se a si mesma. Mas, procurando ser livre até se emancipar de Deus e das leis da justiça, tornou-se o homem cativo do seu pecado” (Bossuet).

b) Mais grave é o orgulho dos que se atribuem a si mesmos a prática das virtudes, como os Estóicos; dos que imaginam que os dons gratuitos de Deus são frutos dos nossos merecimentos e que as nossas boas obras nos pertencem mais que a Deus, quando em realidade, é Ele a sua causa principal; ou, enfim, dos que nelas se comprazem, como se fossem unicamente suas: “Para vencer a soberba, devemos rezar e valer-nos destes meios necessários: atribuir a Deus todas as nossas ações, palavras e pensamentos, começando de manhã e frequentemente durante o dia; depois, ao surgir a tentação, não nos rompamos a cabeça. Digamos do fundo do coração ou na presença de Jesus Sacramentado: ‘Senhor, é coisa vossa! Deus somente! Louco que sou! Vá embora Satanás!’ Isto se faz num instante, sem necessidade de proferir palavras, já se sabe. Assim vamos para frente, melhorando sempre. Se, porém, as coisas foram mal, não nos detenhamos em exames, digamos apenas: ‘São couves da minha horta!’, e afastemos a inquietação. Agindo desta forma, venceremos a soberba e conquistaremos a humildade” (Bem-aventurado José Allamano).

 

C) É este mesmo princípio que faz que o orgulhoso exagere as suas qualidades pessoais.

 

a) Fecham-se os olhos sobre os próprios defeitos, e remiram-se as qualidades com óculos de aumento; por esse processo chega o homem a atribuir-se qualidades que não possui ou que ao menos não têm mais que a aparência da virtude; e assim é que, dando esmola por ostentação, julgará que é caritativo, quando não passa de orgulhoso; imaginará que é um santo, porque tem consolações sensíveis, ou escreveu belos pensamentos ou excelentes resoluções, quando na realidade está ainda nos primeiros degraus da escada da perfeição. Outros crêem ter uma grande alma, porque fazem pouco caso das pequenas regras, querendo-se santificar pelos grandes meios.

b) Daí a preferir-se injustamente aos demais, não vai mais que um passo: examinam-se à lente os defeitos alheios, nos próprios nem se sonha; vê-se o argueiro nos olhos do vizinho, nos próprios não se enxerga a trave. Por este caminho chega muitas vezes o orgulhoso, como o Fariseu, a desprezar os irmãos; outras, sem ir tão longe, rebaixa-os injustamente no próprio conceito, julgando-se melhor que eles, quando na realidade lhes é inferior. Do mesmo princípio, procura dominar os demais e fazer reconhecer a sua superioridade sobre eles.

c) Com relação aos Superiores, traduz-se o orgulho pelo espírito de crítica e revolta, que leva a espiar os seus mais pequeninos gestos ou passos, para os censurar: quer-se julgar, sentenciar de tudo. Deste modo se torna muito mais difícil a obediência; sente-se enorme dificuldade em acatar a sua autoridade e decisões, em pedir-lhes as licenças necessárias; aspira-se à independência, isto é, em última análise, a ser seu primeiro princípio.

2.° A segunda forma do orgulho consiste em se considerar a si mesmo, explícita ou implicitamente como seu último fim, fazendo as próprias ações sem as referir a Deus e desejando ser louvado, como se elas fossem completamente suas. Este defeito deriva do primeiro; pois, quem se considera como seu primeiro princípio, quer ser também seu último fim.

 

A) Explicitamente, pouquíssimos são os que se consideram seu último fim, exceto os ateus e os incrédulos.

B) Muitos são, porém, os que procedem na prática, como se estivessem imbuídos desse erro.

a) Querem ser louvados, cumprimentados pelas suas boas obras, como se fossem os seus autores principais e tivessem o direito de proceder por sua conta, para satisfação da própria vaidade. Em lugar de referirem tudo a Deus, entendem antes que devem receber felicitações pelos seus pretensos triunfos, como se tivessem direito a toda a honra que daí provém.

b) Procedem por egoísmo, pelos próprios interesses, dando-lhes muito pouco da glória de Deus, e ainda menos do bem do próximo. E assim, vão até o excesso de imaginar praticamente que os outros devem organizar a sua vida para lhes agradarem e prestarem serviço; fazem-se assim centro e, a bem dizer, fim dos demais. Não será isto usurpar inconscientemente os direitos de Deus?

c) Sem irem tão longe, há pessoas piedosas, que se buscam a si mesmas, se queixam de Deus, quando Ele as não inunda de consolações, se desalentam, quando se vêem na aridez, e imaginam assim falsamente que o fim da piedade é gozar das consolações, sendo que em realidade a glória de Deus deve ser o nosso fim supremo em todas as ações, mas, sobretudo, na oração e nos exercícios espirituais.

 

É, pois, forçoso confessar que o orgulho, sob uma ou outra forma, é defeito muito comum, até mesmo entre as pessoas que se dão à perfeição, defeito que nos segue através de todas as fases da vida espiritual e que só conosco morrerá. Os principiantes quase nem sequer dão por ele, porque não se estudam assaz profundamente. Importa chamar-lhes a atenção para este ponto, indicar-lhes as formas mais ordinárias deste defeito, para as tomarem por matéria do exame particular.

 

II. Os defeitos que nascem do orgulho

        

Os principais são a presunção, a ambição e a vanglória.

 

1°. A presunção é o desejo e a esperança desordenada de querer fazer coisas além das próprias forças. Nasce de ter o homem opinião alta de si mesmo, das suas faculdades naturais, da sua ciência, forças e virtudes.

a) Sob o   aspecto   intelectual,   crê-se   o   presunçoso   capaz   de discutir e resolver os mais intrincados problemas, as questões mais árduas, ou, ao menos, de empreender estudos em desproporção com os seus talentos.  Persuade-se facilmente que tem muita discrição e sabedoria, e, em vez de saber duvidar, decide as questões mais controversas.

b) Sob o aspecto moral, imagina que tem bastante luz para se guiar e que não há grande utilidade em consultar um diretor. Persuade-se que, apesar das faltas passadas, não tem que temer recaídas, e lança-se imprudentemente nas ocasiões de pecado, em que sucumbe; daí desânimos e despeitos que são muitas vezes causa de novas quedas.

c) Sob o  aspecto espiritual, é mais que medíocre o seu gosto das virtudes ocultas e cruciantes, prefere as virtudes brilhantes; e, em vez de construir sobre o fundamento sólido da humildade, afaga sonhos de grandeza de alma, força de caráter, magnanimidade, zelo apostólico, triunfos imaginários com que a fantasia doura o futuro. Logo, porém, às primeiras tentações graves se percebe quão fraca e vacilante é ainda a vontade.

2.° Esta presunção, unida ao orgulho, gera a ambição, isto é, o amor desordenado das honras, das dignidades, da autoridade sobre os outros. Como presume demasiado das próprias forças e se julga superior aos demais, quer o ambicioso dominá-los, governá-los, impor-lhes as suas próprias idéias.

A desordem da ambição pode-se manifestar de três maneiras, diz Santo Tomás de Aquino: l) Buscando as honras que não merecem e ultrapassam os nossos meios; 2) Buscando-as para si, para a própria glória, e não para a glória de Deus; 3) Parando no gozo das honras por si mesmas, sem as fazer servir ao bem dos outros, em contrário da ordem estabelecida por Deus, que exige que os superiores trabalhem pelo bem dos inferiores.

 

Esta ambição estende-se a todos os campos: l) Ao campo político, em que o ambicioso aspira a governar os outros, e muitas vezes à custa de quantas baixezas, de quantos compromissos, de quantas covardias que cometem, para obterem os votos dos eleitores; 2) Ao campo intelectual, procurando com obstinação impor aos outros as próprias idéias, até mesmo nas questões livremente controvertidas; 3) À vida civil, buscando com avidez os primeiros lugares, as funções de mais brilho, as homenagens da multidão; 4) E até mesmo à vida eclesiástica; pois, como diz Bossuet, “quantas precauções se houveram de tomar, para impedir nas eleições, até mesmo eclesiásticas e religiosas, a ambição, as intrigas, os enredos, as solicitações secretas, as promessas e os manejos mais criminosos, os pactos simoníacos e os outros desmandos tão comuns nesta matéria, e Deus sabe se com tudo isso se terá conseguido pouco mais que encobrir ou paliar esses vícios, longe de se haverem inteiramente desarraigado”. E, como nota São Gregório, “não passam assim as coisas, até mesmo entre os membros do clero, que querem ser chamados doutores e procuram avidamente os primeiros lugares e os cumprimentos?”

É, pois, mais comum do que se poderia julgar à primeira vista este defeito, que se relaciona também com a vaidade.

 

3°.  A vaidade é o amor desordenado da estima dos outros. Distingue-se do orgulho, que se compraz na sua própria excelência. Mas geralmente a vaidade deriva do orgulho: quem se estima a si mesmo de maneira excessiva, deseja naturalmente ser estimado dos outros.

 

A) Malícia da vaidade. Há um desejo de ser estimado que não é desordem: desejar que as nossas qualidades, naturais ou sobrenaturais, sejam reconhecidas, para Deus ser por elas glorificado, e a nossa influência para o bem, ser por esse modo aumentada, em si não é pecado. A ordem pede, efetivamente, que o bem seja estimado, contanto que se reconheça que Deus é o autor de todo o bem e que só Ele deve ser por isso louvado e engrandecido. Quando muito, pode-se dizer que é arriscado demorar o pensamento em desejos desses, porque se corre perigo de desejar a estima dos outros para fins egoístas.

A desordem consiste, pois, em querer ser estimado por si mesmo, sem referir essa honra a Deus, que em nós pôs tudo quanto há de bom; ou em querer ser estimado por coisas vãs que não merecem louvor; ou enfim em procurar a estima daqueles, cujo critério não tem valor, dos mundanos, por exemplo, que não apreciam senão as coisas vãs.

Ninguém descreveu melhor este defeito que São Francisco de Sales: “Chamamos vã a glória que nos atribuímos, ou por coisa que não existe em nós, ou por coisa que está em nós, mas não é nossa, ou por coisa que está em nós e é nossa, mas que não merece que dela nos gloriemos. A nobreza da raça, o favor dos grandes, a honra popular, são coisas que não estão em nós, senão em nossos predecessores ou na estima de outrem. Há quem todo se envaideça e pavoneie, por se ver em cima dum bom cavalo, por levar um penacho no chapéu, por estar vestido suntuosamente, mas quem não vê esta loucura? É que, se há glória nessas coisas, essa glória é para o cavalo, para a ave ou para o alfaiate... Outros miram-se e remiram-se, por terem o bigode frisado, a barba bem penteada, os cabelos anelados, mãos muito finas, por saberem dançar, tocar, cantar; mas não será de ânimo vil, querer encarecer o seu valor e acrescentar a reputação com coisas tão frívolas e ridículas? Outros, por um pouco de ciência, querem ser honrados e respeitados do mundo, como se cada qual tivesse obrigação de ir à escola a casa deles e tê-los por mestres; é por isso que os chamam pedantes. Outros narcisam-se extasiados na própria formosura e crêem que toda a gente os galanteia. Tudo isto é extremamente vão, insensato e impertinente, e a glória que se toma de tão fracos motivos chama-se vã, louca e frívola”.

 

B) Defeitos que derivam da vaidade. A vaidade produz vários defeitos, que são como a sua manifestação exterior; em particular a jactância, a ostentação e a hipocrisia.

 

1) A jactância é o hábito de falar de si ou do que pode reverter em seu favor, no intuito de se fazer estimar. Há alguns que falam de si mesmos, de sua família, de seus triunfos com uma candura que faz sorrir a quem os escuta; outros têm uma habilidade rara para fazerem deslizar a conversa para um assunto em que possam brilhar; outros ainda falam timidamente dos seus defeitos com a esperança secreta de que os desculparão, pondo em relevo as suas boas qualidades.

Na História Sagrada consta-se que Nabucodonosor teve a idéia de fazer em sua própria honra uma estátua de ouro, e de levantá-la no meio de uma vasta planície. No dia da inauguração, mandou publicar este edito: “Magistrados e povo, ficai avisados: apenas ouvirdes a poderosa orquestra tocar com trompas, flautas, harpas, cítaras e gaitas, imediatamente vos lançais por terra, adorando a estátua do Rei. Se alguém não o fizer, já arde para ele uma fornalha de fogo inextinguível”.

Evidentemente, uma louca soberba induzia Nabucodonosor a julgar-se Deus, e a parodiar o castigo divino do inferno. Não passou muito tempo que o atingisse a vingança do Senhor. Ele foi acometido de um mal estranho e bestial, por força do qual urrava e abocanhava como uma fera, comia feno como um boi, e nos dedos as unhas lhe cresciam como garras. Aquele que tinha querido fazer-se Deus, achava-se sendo animal.

O orgulho é essa suprema depravação que induz o homem a pôr-se no lugar de Deus.

2) A ostentação consiste em atrair sobre si a atenção por certas maneiras de proceder, pelo fausto que alardeia, pelas singularidades que dão o que falar.

3) A hipocrisia toma os exteriores ou as aparências da virtude, ocultando sob essa máscara vícios secretos muito reais.

           

III. A malícia do orgulho

 

Para bem se julgar desta malícia, pode-se considerar o orgulho em si mesmo ou nos seus efeitos.

1°. Em si mesmo: A) O orgulho propriamente dito, o que consciente e voluntariamente usurpa, ainda mesmo implicitamente os direitos de Deus, é pecado grave; o mais grave até dos pecados, diz Santo Tomás de Aquino, porque não se quer submeter ao supremo domínio de Deus.

 

a) Assim, querer ser independente, recusar obediência a Deus ou aos seus representantes legítimos em matéria grave, é pecado mortal, porque é revoltar-se contra Deus, nosso legítimo soberano.

b) É falta grave também atribuir-se a si mesmo o que vem manifestamente de Deus, sobretudo os dons da graça, porque é negar implicitamente que Deus seja o primeiro princípio de todo o bem que há em nós. Muitos, contudo, o fazem, dizendo, por exemplo: eu sou filho das minhas obras.

c) Peca ainda gravemente quem quer operar para si, com exclusão de Deus, porque isso equivale a negar-lhe o direito de ser nosso último fim.

 

B) O orgulho atenuado que, conquanto reconheça a Deus como primeiro princípio e último fim, lhe não dá tudo o que lhe é devido, antes lhe rouba implicitamente uma parte da sua glória, é falta venial bem caracterizada. Tal é o caso dos que se gloriam das suas boas qualidades e virtudes, como se estivessem persuadidos que tudo isso lhes pertence como próprio; ou então o dos que são presunçosos, vaidosos, ambiciosos, sem, contudo, fazerem nada que seja contrário a uma lei divina ou humana em matéria grave. Podem, contudo, estes pecados degenerar em mortais, impelindo-nos a atos gravemente repreensíveis. Assim a vaidade, que em si não passa de falta venial, torna-se grave, quando leva a contrair dívidas que se não poderão pagar, ou a excitar nos outros amor desordenado. É preciso, pois, examinar também o orgulho nos seus resultados.

2°. Em seus efeitos: A) O orgulho que se não reprime chega por vezes a efeitos desastrosos. Quantas guerras não foram ateadas pelo orgulho dos governantes e às vezes dos mesmos povos? Sem ir tão longe, quantas divisões nas famílias, quantos ódios entre particulares se devem atribuir a este vício? Os Santos Padres ensinam com razão que ele é a raiz de todos os outros vícios, e que ademais, corrompe muitos atos virtuosos, porque nos leva a praticá-los com intenção egoísta.

B) Encarando esses efeitos pelo lado da perfeição, que é o que nos interessa, pode-se dizer que o orgulho é o seu maior inimigo, porque produz em nossa alma uma lastimosa esterilidade e é fonte de numerosos pecados. a) Priva-nos, efetivamente, de muitas graças e merecimentos:

1) De muitas graças, porque Deus, que dá com liberalidade a sua graça aos humildes, recusa-a aos soberbos. Pesemos bem estas palavras, Deus resiste aos soberbos, porque, diz M. Olier, “como o soberbo ataca diretamente e aborrece a soberania divina, Deus lhe resiste às pretensões insolentes e horríveis; e, como se quer conservar no que é, abate e destrói o que se eleva contra Si”.

2) De muitos merecimentos: uma das condições essenciais do mérito é a pureza de intenção; ora, o orgulhoso opera para si ou para agradar aos homens, em lugar de trabalhar para Deus e assim merece a censura dirigida aos Fariseus, que faziam as suas boas obras com ostentação, para serem vistos dos homens, e, por esta razão, não podiam esperar recompensa alguma de Deus.

 

b) É, além disso, fonte de numerosas faltas. l) Faltas pessoais: por presunção, expõe-se ao perigo em que sucumbe; por orgulho, não pede instantemente as graças de que precisa, e cai; depois vem o desalento, correndo até perigo de dissimular os pecados na confissão; 2) Faltas contra o próximo: por orgulho, não se quer ceder, até mesmo quando se não tem razão, empregam-se picuinhas mordazes na conversação, travam-se discussões ásperas e violentas que acarretam discórdias; daí, palavras amargas, até injustas, contra os rivais, para os abater, críticas acerbas contra os Superiores e recusa de obedecer às suas ordens.

c) É, enfim, uma causa de infelicidade para quem cede habitualmente ao orgulho: como o orgulhoso quer ser grande em tudo e dominar os seus semelhantes, para ele deixa de haver mais paz e repouso. E na verdade, como por um lado não pode sossegar, enquanto não consegue triunfar de seus rivais, e por outro jamais o consegue completamente; vive perturbado, agitado e infeliz. Importa, pois, buscar remédio para este vício tão perigoso.

 

IV. Os remédios do orgulho

 

O remédio mais eficaz contra o orgulho é reconhecer que Deus é o autor de todo o bem, e que, por conseguinte, só a Deus pertence toda a honra e glória. De nós mesmos não somos mais que nada e pecado, e, por conseguinte, não merecemos senão esquecimento e desprezo.

 

1.° Não somos mais que nada: É esta uma convicção fundamental que os principiantes devem haurir da meditação, refletindo lentamente, à luz divina, nos pensamentos seguintes: não sou nada, não posso nada, não valho nada.

A) Não sou nada: aprouve, é certo, à Bondade divina escolher-me entre milhões e milhões de possíveis, para me dar a existência, a vida, uma alma espiritual e imortal, e por esses benefícios devo-lhe dar graças todos os dias. Mais: a) Eu saí do nada, e pelo meu próprio peso tendo para o nada, aonde me precipitaria infalivelmente, se o meu Criador me não conservasse pela sua ação incessante; o meu ser não me pertence, pois, mas é todo inteiramente de Deus, e a Deus é que eu devo fazer dele homenagem.

b) Este ser que Deus me deu é uma realidade viva, um imenso benefício, de que jamais lhe poderei dar graças excessivas; mas, por mais admirável que seja, este ser, comparado ao Ser divino, é um puro nada... tão imperfeito é! l) É um ser contingente, que poderia desaparecer, sem que nada faltasse à perfeição do mundo; 2) É um ser de empréstimo, que não me é dado senão com a reserva expressa do soberano domínio de Deus; 3) É um ser frágil que não pode subsistir por si mesmo e necessita de ser sustentado a cada instante por Aquele que o criou. É, pois, um ser essencialmente dependente de Deus, sem outra razão de existir mais que dar glória ao seu autor. Esquecer esta dependência, proceder como se as nossas qualidades fossem completamente nossas e envaidecermo-nos delas, é, pois, erro, loucura e injustiça inconcebíveis.

E o que dizemos do homem na ordem da natureza, mais verdade é ainda na ordem da graça: esta participação da vida divina, que faz a minha dignidade e grandeza, é um dom essencialmente gratuito, que tenho de Deus e de Jesus Cristo, que não posso conservar muito tempo sem a graça divina que, não aumenta em mim, senão com o concurso sobrenatural de Deus... Que ingratidão e injustiça atribuir a si mesmo a menor parcela deste dom essencialmente divino!

 

B)   Não posso nada por mim mesmo: é certo que recebi de Deus faculdades preciosas que me permitem conhecer e amar a verdade e a bondade.   Estas faculdades foram aperfeiçoadas pelas virtudes sobrenaturais e pelos dons do Espírito Santo;  e mal  poderíamos  admirar  em  excesso  esses dons  da natureza  e da  graça  que  tão  perfeitamente  se  completam  e harmonizam.   Mas, de mim mesmo, de minha própria iniciativa, não posso nada para os pôr em ação e os aperfeiçoar: nada, na ordem natural,  sem o concurso de Deus: nada, na ordem sobrenatural, sem a graça atual, nem sequer formar um bom pensamento salutar, um bom desejo sobrenatural.   E, sabendo isto,   poderia   eu   envaidecer-me   destas   faculdades   naturais   e sobrenaturais,   como   se   elas  fossem  inteiramente  propriedade minha?   Ainda aqui seria ingratidão, loucura e injustiça.

 

C)  Não valho nada: se considero o que Deus pôs em mim e o que em mim opera pela sua graça, não há dúvida que sou de altíssimo preço, sou um valor: valho o que custei, custei o sangue de um Deus! Mas a honra da minha redenção e santificação, é a mim que deve referir-se ou é a Deus? A resposta não pode oferecer a menor dúvida. Apesar de tudo, diz o amor próprio vencido, ainda assim tenho alguma coisa que é minha e me dá valor: é o meu livre consentimento ao concurso e à graça de Deus. Certo que temos nisso alguma parte, mas não a principal: esse livre consentimento não é mais que o exercício das faculdades que Deus nos deu gratuitamente, e, no próprio momento em que o damos, é Deus que o opera em nós, como causa principal. E, por uma vez que consentimos em seguir o impulso da graça, quantas vezes lhe não resistimos, quantas vezes não cooperamos com ela senão imperfeitamente. Verdadeiramente que não temos neste ponto nada de que nos ufanar, senão de que nos humilhar.

Quando um grande mestre pintou uma obra prima, é a ele que atribuímos e não aos artistas da terceira ou quarta ordem que foram seus colaboradores. Com mais força de razão, devemos atribuir os nossos méritos a Deus, como causa primária e principal, pois que, segundo canta a Igreja, Deus coroa os seus dons, quando coroa os nossos méritos.

Assim, pois, seja qual for a luz a que nos consideremos, seja qual for o preço imenso dos dons que há em nós, e até mesmo dos nossos próprios méritos, não temos o direito de nos jactarmos deles, mas o dever de os referir a Deus na mais sentida homenagem de ação de graças, pedindo-lhe ao mesmo tempo perdão do mau uso que deles temos feito.

 

2.° Sou pecador, e, como tal, mereço o desprezo, todos os desprezos com que aprouver a Deus esmagar-me. Para disso nos convencermos, basta lembrarmos do pecado mortal e venial que cometemos.

A) Se tive a infelicidade de cometer um só pecado mortal, mereço eternas humilhações, pois que mereci o inferno. Posso ter, é certo, a doce confiança de que Deus já me perdoou; mas nem por isso deixa de continuar a ser verdade que cometi um crime... uma espécie de deicídio e suicídio espiritual, e que, para expiar a ofensa à Majestade divina, devo estar disposto a aceitar, a desejar até todas as humilhações possíveis, as maledicências, as calúnias, as injúrias, os insultos: tudo isso fica muito aquém do que merece aquele que uma só vez ofendeu a infinita Majestade de Deus. E, se o ofendi muitas vezes, qual não deve ser a minha resignação, a minha alegria, quando tenho ocasião de expiar os meus pecados por meio de opróbrios de curta duração!?

 

B) Todos nós temos cometido pecados veniais, e, sem dúvida, de propósito deliberado, preferindo a nossa vontade e o nosso prazer à vontade e glória de Deus. Ora, isto é uma ofensa à Majestade divina, ofensa que merece humilhações tão profundas que, nem mesmo com uma vida inteira passada na prática da humildade, poderíamos por nós mesmos restituir a Deus toda a glória de que injustamente o despojamos. Se a alguém parecer exagerada esta linguagem, lembre-se das lágrimas e penitências austeras dos Santos, que não tinham cometido senão faltas veniais, e que nunca se podiam persuadir que faziam demais para purificar a sua alma e reparar os ultrajes infligidos à Majestade divina. Estes Santos viam nisto mais claro do que nós; se não pensamos como eles, é porque estamos obcecados pelo orgulho.

Devemos, pois, como pecadores, não somente não procurar a estima dos outros, mas desprezar-nos a nós mesmos e aceitar todas as humilhações que a Deus aprouver enviar-nos.

O orgulhoso possui um coração duro: “A terra pedregosa significa o coração do soberbo. A soberba torna o coração duro, porque não quer receber nenhuma correção. Se a chuva cai sobre a pedra, banha-a por fora, mas não por dentro, onde ela fica árida. Assim, se a chuva da palavra divina e da divina inspiração cai sobre o coração soberbo, toca-o por fora apenas, pois dentro não pode ir” (Pe. João Colombo).

Católico, você já examinou a sua consciência sobre o pecado de orgulho?

Católico, você acusa o pecado de orgulho na confissão?

Quem sabe você é o “rei da humildade”, aquele que caiu do céu por descuido!

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de fevereiro de 2008

 

 

Bibliografia

 

Escritura Sagrada

Mnr. Cauly, Curso de Instrução Religiosa – O Catecismo Explicado

Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual

São Pio X, Catecismo Maior

Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística

Pe. João Colombo, Pensamentos sobre os Evangelhos

 

 

 

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Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Soberba: Primeiro vício capital”

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