COVA DOS LEÕES

(Dn 6, 17)

 

 

"Então o rei deu ordem de trazer Daniel e de o lançarem na cova dos leões".

 

 

 

Católico, Daniel foi denunciado e condenado a ser estraçalhado vivo pelos leões. Lançaram-no na cova das feras, e a boca da abertura foi fechada por uma grande pedra e selada com o selo imperial.

Por que Daniel foi denunciado e condenado à cova dos leões?

Por inveja, somente por inveja.

Dario estabeleceu sobre o seu reino cento e vinte sátrapas, os quais se distribuiriam por todo o reino e estariam submetidos a três ministros - UM dos quais era Daniel - a quem os sátrapas DEVERIAM PRESTAR CONTAS. Isso, a fim de que o rei não fosse defraudado (Dn 6, 3).

Daniel DISTINGUIA-SE tanto entre os ministros e os sátrapas, porque nele havia um ESPÍRITO EXTRAORDINÁRIO, que o rei se propôs colocá-lo à FRENTE de TODO o REINO (Dn 6, 4). Então os ministros e os sátrapas se puseram a PROCURAR um MOTIVO de ACUSAÇÃO CONTRA Daniel nos negócios do Estado. Mas NÃO puderam encontrar motivo ou falta alguma, porque ele era FIEL e nada de FALTOSO ou REPREENSÍVEL se encontrava nele (Dn 6, 5).

 

Católico, quem sabe com você já aconteceu ou ainda acontece de ser INVEJADO pelas pessoas, por ser uma pessoa BONDOSA, HONESTA e CAPACITADA.

Hoje, infelizmente, existem milhões de "ministros" e "sátrapas" que NÃO SUPORTAM ver alguém ser PROMOVIDO de cargo no trabalho; esses, por INVEJA, procuram MOTIVOS para tentar destruí-lo.

Para vencer os INVEJOSOS, um dos melhores REMÉDIOS é continuar DANDO BOM EXEMPLO: "Mas NÃO puderam encontrar motivo ou falta alguma, porque ele era FIEL e nada de FALTOSO ou REPREENSÍVEL se encontrava nele" (Dn 6, 5), e: "Seja bom o vosso comportamento entre os gentios, para que, mesmo que falem mal de vós, como se fôsseis malfeitores, vendo as vossas boas obras glorifiquem a Deus, no dia da Visitação" (1 Pd 2, 12).

 

Católico, eis alguns SINAIS para você conhecer o INVEJOSO:

 

1°. SINAL: O invejoso se alegra com o mal alheio. Se você perceber que uma pessoa se alegra com a desgraça do próximo, que sente prazer por qualquer insucesso ou fracasso alheio; então você já descobriu o invejoso.

                                

2°. SINAL: O invejoso se entristece com o bem alheio. O invejoso não consegue se controlar diante do sucesso do próximo; ele fica inquieto, enruga a testa, cerra os dentes, torce e retorce o nariz e o semblante torna-se azedo.

 

3°. SINAL: O invejoso reprime os louvores dados aos outros. O invejoso não suporta ver ninguém ser elogiado; logo diz algo contra a pessoa e dá um jeito de encontrar um defeito na mesma.

 

4°. SINAL: O invejoso fala mal do próximo. A língua do invejoso se assemelha a uma metralhadora incontrolável; a sua inveja é tão grande, que ele fala mal do próximo publicamente e também em segredo.

 

Em Daniel 6, 6-10 diz: "Foi quando esses homens começaram a dizer: 'Não encontraremos nenhuma falta contra Daniel, a não ser alguma coisa referente à lei do seu Deus'. Ministros e sátrapas dirigiram-se então em grupo à presença do rei e assim lhe falaram: 'Ó rei Dario, vive para sempre! Os ministros do reino e os magistrados, sátrapas, conselheiros e governadores, reuniram-se em conselho para estabelecer um decreto real e dar força de lei ao interdito seguinte: todo aquele que, no decurso de trinta dias, dirigir uma prece a quem quer que seja, deus ou homem, exceto a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões. Agora, pois, ó rei, dá força de lei ao interdito assinando o documento, de sorte que nada se mude no seu teor, de acordo com a lei dos medos e dos persas, a qual não pode ser alterada'. Diante disso, o rei Dario assinou o documento com o interdito".

 

Católico, veja onde pode chegar o INVEJOSO! Os ministros e sátrapas não encontrando MOTIVO para CULPAR Daniel, porque ele era FIEL, preparam-lhe uma ARMADILHA: "Os ministros do reino e os magistrados, sátrapas, conselheiros e governadores, reuniram-se em conselho para estabelecer um decreto real e dar força de lei ao interdito seguinte: todo aquele que, no decurso de trinta dias, dirigir uma prece a quem quer que seja, deus ou homem, exceto a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões".

Eles, com máscaras de HONESTOS e JUSTOS, pedem a "bênção" do rei: "Agora, pois, ó rei, dá força de lei ao interdito assinando o documento, de sorte que nada se mude no seu teor, de acordo com a lei dos medos e dos persas, a qual não pode ser alterada".

 

Católico, se você é Diretor de uma Escola, Proprietário ou Gerente de uma Empresa, Fazendeiro... procure conhecer muito bem as pessoas com quem você trabalha.

Diretor, você que é "rei" na sua Escola, conheça os PROFESSORES INVEJOSOS, que na sua escola "fazem leis" ou "atropelam" as leis já existentes, com a intenção de DESTRUIR alguém que se destaca pelo bom exemplo e dedicação. Não apóie os INVEJOSOS; não cometa tamanha injustiça.

Proprietário ou Gerente, você que é "rei" na sua Empresa, conheça os FUNCIONÁRIOS INVEJOSOS, que vão continuamente em sua sala com a intenção de DENEGRIR outros funcionários. Não dê atenção para essas pessoas; não crie cobras em sua empresa.

Fazendeiro, você que é "rei" na sua Fazenda, conheça os VAQUEIROS e LAVRADORES INVEJOSOS, que te esperam na porteira principal da fazenda para "entregar" os outros trabalhadores. Não dê ouvidos para tais pessoas; mas busque sempre a VERDADE

Católico, como é REPUGNANTE e DESASTROSO um SUPERIOR se unir aos INVEJOSOS, cobras venenosas, para destruir pessoas inocentes que trabalham honestamente.

 

Em Daniel 6, 11-16 diz: "Ao saber que o documento havia sido assinado, Daniel subiu para sua casa. As janelas do seu aposento superior estavam orientadas para Jerusalém, e três vezes por dia ele se punha de joelhos, orando e confessando a seu Deus: justamente como havia feito até então. E aqueles homens, acorrendo apressadamente, encontraram Daniel orando e suplicando a seu Deus. Então, introduzindo-se na presença do rei, recordaram-lhe o interdito real: 'Porventura não assinaste o interdito segundo o qual todo aquele que, no decurso de trinta dias, dirigisse uma prece a quem quer que seja, deus ou homem, exceto a ti, ó rei, seria lançado na cova dos leões?' Respondeu o rei: 'A questão está decidida segundo a lei dos medos e dos persas, a qual não pode ser revogada'. A essas palavras eles retrucaram, dizendo ao rei: 'Este Daniel, um dos deportados de Judá, não tem consideração por ti, ó rei, nem pelo interdito que promulgaste: três vezes por dia continua a fazer a sua oração'. Então o rei, ao ouvir essa informação, ficou muito contristado consigo mesmo e decidiu, no seu coração, salvar Daniel. De fato, até o pôr-do-sol esforçou-se por livrá-lo. Mas aqueles homens reuniram-se em tumulto junto do rei e disseram-lhe: 'Lembra-te, ó rei, que a lei dos medos e dos persas determina que nenhum decreto ou interdito, promulgado pelo rei, pode ser revogado".

 

Católico, a Palavra de Deus diz que o rei Dario "... ao ouvir essa informação, ficou muito contristado consigo mesmo e decidiu, no seu coração, salvar Daniel". Mas os INVEJOSOS e CALUNIADORES fizeram um tumulto: "Mas aqueles homens reuniram-se em tumulto junto do rei".   

Católico, o INVEJOSO e CALUNIADOR usam todos os tipos de "armas" para destruir o próximo: "Creio que o pecado de maledicência encerra em si quase tudo o que há de pior. Sim, este pecado contém o veneno de todos os vícios, a baixeza das vaidades, o veneno dos ciúmes, a aspereza da ira, o rancor do ódio e a desconsideração tão indigna num cristão... Com efeito, é a maledicência que semeia por toda parte a discórdia, a divisão, que gera a discórdia entre os amigos, que impede que os inimigos se reconciliem, que perturba a paz das famílias, que exaspera o irmão contra o irmão, o marido contra a mulher... Quantas famílias muito unidas que uma só palavra má transtornou, que não podem mais nem ver-se, nem falar-se. Quem é a causa disso? Somente a má língua do vizinho ou da vizinha... Sim, a língua de um maledicente envenena todas as ações boas e põe às claras todas as más. É ela que, tantas e tantas vezes, espalha sobre uma inteira família manchas que passam dos pais aos filhos, de uma geração à outra, e que jamais se apagarão. A língua maledicente chega a rebuscar nos túmulos dos mortos; remexe as cinzas daqueles pobres infelizes, fazendo reviver, isto é, reavivando seus defeitos que estavam sepultados com eles no túmulo"(São João Maria Vianney), e: "Na qualidade de homens, devemos ter bondade e compaixão uns pelos outros. Mas um invejoso, pelo contrário, se pudesse, bem que gostaria de destruir o que percebe de bom no seu próximo. Na qualidade de cristãos, vós o sabeis também, devemos ter uma caridade sem limites por nossos irmãos. Mas, um invejoso, está muito longe de todas estas virtudes. Gostaria de ver seu irmão arruinar-se" (Idem).

 

O rei Dario ordenou que lançassem Daniel na cova dos leões.

O rei disse a Daniel: "Teu Deus, a quem serviste com perseverança, ele te salvará" (Dn 6, 17). Trouxeram uma pedra, que foi colocada à entrada da cova, e o rei lhe apôs o seu sinete e dos seus dignitários. Desse modo, nada poderia ser modificado a respeito de Daniel.  O rei voltou para o seu palácio, onde passou a noite sem comer. Também não quis que lhe trouxessem as concubinas, e o sono o deixou (Dn 6, 18-19). De madrugada, ao raiar da aurora, o rei levantou-se e dirigiu-se ansiosamente à cova dos leões. Aproximando-se da cova, gritou a Daniel com voz angustiada: "Daniel, servo do Deus vivo, o teu Deus, a quem serves com tanta constância, foi capaz de te livrar dos leões?" (Dn 6, 21). Daniel respondeu ao rei: "Ó rei, vive para sempre! Meu Deus enviou-me seu anjo e fechou a boca dos leões, de tal modo que não me fizeram mal. Pois eu fui considerado inocente diante dele, e também diante de ti, ó rei, não fiz mal algum" (Dn 6, 22-23). Então o rei sentiu uma grande alegria por sua causa e ordenou que retirassem Daniel da cova. E Daniel foi retirado da cova, nele não se encontrando ferimento algum, porque tinha tido fé em seu Deus (Dn 6, 24).

 

Como já foi mencionado, o rei Dario, com o CORAÇÃO DOLOROSO, ORDENOU que LANÇASSEM Daniel na cova dos leões.

Católico, Deus, Rei dos reis, BONDADE INFINITA, não tenta ninguém: "... pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (Tg 1, 13), mas Ele pode PERMITIR que você seja LANÇADO na "cova dos leões", isto é, que seja PROVADO: "Porque é o Senhor vosso Deus que vos PROVA, para saber se de fato amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração e com todo o vosso ser" (Dt 13, 4), e: "Demos graças ao Senhor nosso Deus, que nos submete a provações, como fez com nossos pais. Lembrai-vos de tudo o que Deus fez a Abraão, de como provou Isaac, de tudo o que aconteceu a Jacó. Assim como os provou pelo fogo, para lhes experimentar o coração, assim também ele não se está vingando de nós. É antes para advertência que o Senhor açoita os que dele se aproximam" (Jt 8, 25-27).

 

Daniel não se IRRITOU nem mostrou RESISTÊNCIA ao ser LANÇADO na cova dos leões. Ele confiava no Deus Altíssimo e ACEITOU tudo com paciência.

Católico, quando você for LANÇADO na "cova dos leões", isto é, quando for tentado, perseguido, ridicularizado, caluniado, xingado, desprezado, maltratado... não se DESESPERE nem IMPACIENTE; mas suporte tudo confiando na proteção de nosso Senhor:  "Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam" (Tg 1, 12), e: "Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque eu estou contigo... para te libertar" (Jr 1, 19).

 

Daniel foi LANÇADO na cova dos leões, e foi colocada uma PEDRA à porta da cova: "Trouxeram uma pedra, que foi colocada à entrada da cova".

Católico, às vezes você está PASSANDO por TERRÍVEIS PROVAÇÕES e DIFICULDADES na vida, está SOZINHO na "cova dos leões". Existe uma "GRANDE PEDRA" entre você e as pessoas, porque ninguém se aproxima para dar-lhe uma AJUDA; todos lhe tratam com indiferença, a "PEDRA" é "GRANDE" e "FRIA".

Quando isso acontecer, NÃO PERCA a ESPERANÇA, confie em Deus e Ele o protegerá como fez com Daniel: "Meu Deus enviou-me seu anjo"

Católico, lembre-se continuamente de que você possui um Anjo da Guarda; recorra a ele nos momentos difíceis de sua vida e ele te ajudará: "É verdade de fé que Deus em sua inefável Providência confiou aos homens, viandantes neste mundo, à guarda dos Santos Anjos, e é Doutrina Católica, que, a cada homem, desde o primeiro instante do seu nascimento, é assinalado um Anjo para ser seu guarda especial" (Suárez, Tratado De Angelis, Capítulo 18), e: "Assim se lê nos Atos dos Apóstolos, que era o Anjo de Pedro que batera à porta. De modo semelhante se deve entender que outro é o Anjo de Paulo como o é o de Pedro, e outro o de outro apóstolo, e assim  por diante" (Orígenes, In Num. Hom. XI).

 

Daniel passou a NOITE INTEIRA na cova dos leões. Permaneceu no ESCURO, numa COVA com uma PEDRA à porta... mas não VACILOU na : "... tinha tido fé em seu Deus" (Dn 6, 24).

Católico, às vezes você está na "cova dos leões", isto é, passando por DIFICULDADES, e pode acontecer de SUA ALMA estar na "escuridão", isto é, sofrendo tentações CONTRA a e na SECURA ESPIRITUAL; não se DESANIME, mas SUPORTE tudo com paciência e por amor a Deus: "Quando Deus nos envia securas, é para nos desprender de tudo quanto é criado, até mesmo da doçura que se encontra na piedade, para aprendermos a amar a Deus só, e por si mesmo. Quer também humilhar-nos, mostrando-nos que as consolações não nos são devidas, antes são favores essencialmente gratuitos. Com elas também nos purifica mais, tanto das faltas passadas como das afeições presentes e de qualquer inclinação egoísta: quando se tem de servir a Deus sem gosto, por convicção e vontade, sofre-se muito, e este sofrimento é expiatório e reparador. Robustece-nos, enfim, na virtude: porquanto, para continuar a rezar e a praticar o bem, é preciso exercitar com energia e constância a vontade, e por meio deste exercício é que se fortifica a virtude" (Adolfo Tanquerey, Compêndio de Ascética e Mística, 926).

 

Daniel foi LANÇADO na cova dos leões, feras FURIOSAS e FAMINTAS; passou a NOITE no ESCURO... e SAIU dali sem ter sofrido UM ARRANHÃO sequer: "Meu Deus enviou-me seu anjo e fechou a boca dos leões, de tal modo que não me fizeram mal. Pois eu fui considerado inocente diante dele, e também diante de ti, ó rei, não fiz mal algum... E Daniel foi retirado da cova, nele não se encontrando ferimento algum, porque tinha tido fé em seu Deus (Dn 6, 22-24).

Com certeza, Daniel não PASSOU a NOITE a COCHILAR, mas sim, a REZAR, pedindo que Deus o protegesse.

Católico, Deus PROTEGE os seus filhos FIÉIS em tempos de PERSEGUIÇÃO; Ele estende as mãos para os que REZAM e não deixa que nada de MAL lhes aconteça: "O homem que reza em nome de Jesus será sempre um vitorioso. Nem o mundo, nem as potências infernais, nem nenhuma boca de feroz leão poderá arruiná-lo" (Pe. João Colombo).

REZE católico! REZE muito! E Deus NÃO permitirá que os "leões te mordam", isto é, que as pessoas que te odeiam lhe FAÇAM MAL.

 

Depois que Daniel foi retirado da cova dos leões, o rei Dario não deixou de PUNIR os INVEJOSOS e CALUNIADORES.

O rei "mandou então trazer os homens que tinham CALUNIADO Daniel e os FEZ PRECIPITAR na COVA dos LEÕES; ELES, seus FILHOS e suas MULHERES. E antes mesmo que tocassem o fundo da cova, os leões já se tinham apoderado deles, ESMAGANDO-LHES os ossos" (Dn 6, 25).

Católico, o INVEJOSO e o CALUNIADOR não agradam a Deus. Se eles não se CONVERTEREM e REPARAREM o MAL COMETIDO, com certeza serão LANÇADOS na "cova dos leões", isto é, no INFERNO ETERNO, e serão "esmagados" pelos "leões", isto é, pelos DEMÔNIOS.

Católico, ELIMINE de sua vida a INVEJA e a CALÚNIA: "Da inveja nascem o ÓDIO, a MALEDICÊNCIA e a CALÚNIA" (São Gregório Magno).

Cuidado para não se CONDENAR ETERNAMENTE!

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 17 de julho de 2008

       

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Cova dos leões"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0171.htm