HOLOFERNES: FIGURA DO DEMÔNIO

(Jt 7, 6-7)

  

"Holofernes fez sair toda a sua cavalaria diante dos filhos de Israel que estavam em Betúlia. Inspecionou as subidas que levam às cidades deles, explorou as fontes de água, ocupou-as, colocou nelas postos de soldados e voltou à sua gente".

  

 

A infantaria e a cavalaria numerosa de Holofernes assediou, um dia, a cidade de Betúlia: "O exército de seus homens de guerra compreendia cento e vinte mil infantes, e doze mil cavaleiros, sem contar a bagagem e a grande multidão de gente que ia a pé entre eles" (Jt 7, 2).

Alguns espiões apresentaram-se ao capitão sanguinário e lhe disseram: "Holofernes! Se queres vencer os Israelitas sem combater, tira-lhes a água, e põe guardas em todos os chafarizes, de modo que eles não possam chegar a estes sem perecerem a fio de espada".

O terrível general Holofernes não perdeu tempo; cortou o aqueduto que dava de beber à cidade; e, tendo visto que não longe dos muros havia fontes a que, de fugida, os sitiados corriam para beber, ordenou que fossem custodiadas a todo momento: "... explorou as fontes de água, ocupou-as, colocou nelas postos de soldados e voltou à sua gente" (Jt 7, 7).

Passados vinte dias em que o povo de Betúlia se distribuía a água em doses sempre mais escassas, a cidade não teve mais uma gota de água para beber. Então, homens e mulheres, moços e moças reuniram-se para chorar e para bradar: "Julgue Deus entre vós e nós, porque fizestes uma grande injustiça contra nós, não conversando pacificamente com os assírios. Agora já não há socorro para nós. Deus nos entregou nas suas mãos, para que caiamos diante deles pela sede, na completa destruição. Agora, chamai-os. Entregai toda a cidade ao saque do povo de Holofernes e de todo o seu exército. É melhor para nós sermos objeto de pilhagem deles. Seremos, sim, escravos, mas viveremos e não veremos com nossos olhos a morte de nossas crianças, nem o desfalecimento de nossas mulheres e dos nossos filhos. Chamamos por testemunhas contra vós o céu e a  terra, o nosso Deus e Senhor de nossos pais, que nos castiga segundo os nossos pecados e segundo as faltas de nossos pais, a fim de agirdes conforme essas palavras, hoje mesmo" (Jt 7, 24-28).

 

Católico, Holofernes é figura do Demônio, e o seu antigo estratagema ele não o esqueceu: FAZER AS ALMAS MORREREM DE SEDE! "Tirai do mundo a oração, e todo o mundo, SEDENTO, abandonar-se-á à discrição nas mãos do inimigo" (Pe. João Colombo).

Olhe à sua volta católico: Por que os maus costumes e a incredulidade estão crescendo assustadoramente? Por que tanta ruína de almas? É porque não se reza mais; o homem virou as costas para nosso Senhor e, agora, dialoga com as criaturas vazias e falsas.

Holofernes DESVIOU o AQUEDUTO  e  ocupou "as águas e as fontes das águas dos filhos de Israel" (Jt 7, 17). Isso com a intenção de DESTRUIR os Israelitas.

Quem consegue sobreviver sem água? Ninguém.

Quem consegue se salvar sem a oração? Ninguém.

O Demônio USA todos os MEIOS para AFASTAR o católico da oração, para que esse SE ENFRAQUEÇA e "MORRA" de "SEDE": "A oração desagrada o demônio que por seu turno tudo faz para impedi-la" (São João Berchmans), e: "Quando o demônio nos vê rezar, procura com todas as forças distrair-nos com pensamentos fúteis" (Santo Isidoro), e também: "E por quê? Porque é justamente quando rezamos que mais recebemos os tesouros dos bens celestes" (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico, existem milhões de famílias que NÃO REZAM mais as orações da manhã e da noite, nem antes e depois das refeições.

Ao invés de reunir a família para rezar o Santo Terço, todos se reúnem para assistirem as novelas podres e outros programas pagãos.

Não vão à Santa Missa nem aos domingos; reservam o dia do Senhor para o esporte, pescarias e passeios.

Pobres infelizes! O que farão para SALVAREM suas ALMAS IMORTAIS?

Será que o Deus Eterno aceitará SUAS DESCULPAS? Não sou capaz de rezar... Não tenho tempo de rezar... Me aborreço rezando e me distraio... Não rezo mais porque não alcanço nada...

Nesses católicos, "Holofernes", isto é, o Demônio, já TRIUNFOU; conseguiu afastar-lhes da "água cristalina", isto é, da ORAÇÃO: "Quem foge da oração, foge de todo o bem" (São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 179).

São milhões os católicos SITIADOS em "BETÚLIA", isto é, no ÓCIO ESPIRITAL. O Demônio conseguiu desviar-lhes o "aqueduto" da ORAÇÃO, por isso, "morrerão de sede", isto é, se perderão eternamente: "... quem reza, certamente se salva e quem não reza, certamente será condenado. Todos os bem-aventurados, exceto as crianças, salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam, porque não rezaram. Se tivessem rezado, não se teriam perdido. E este é e será o maior desespero no inferno: o poder ter alcançado a salvação com facilidade, pedindo a Deus as graças necessárias. E, agora, esses miseráveis não têm mais tempo de rezar" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 23 de julho de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Holofernes: figura do demônio"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0178.htm