NÃO SUPORTOU O PRÓPRIO FEDOR

(2 Mc 9, 11-12)

 

 

"Nessas circunstâncias, pois, todo chagado, começou a moderar seu orgulho excessivo e a tomar consciência da realidade, enquanto, sob o açoite divino, era a cada momento atormentado pelas dores. E não podendo, nem mesmo ele, suportar o próprio fedor, assim falou: 'É justo submeter-se a Deus. E não aspirar, o simples mortal, a igualar-se à divindade".

 

 

Sabemos que EXISTE um Deus ETERNO e TODO-PODEROSO, a quem devemos CONHECER, AMAR e SERVIR: "Como é belo, como é grande conhecer, amar e servir a Deus! É a única coisa que temos para fazer neste mundo. Tudo o que fazemos afora isto, é tempo perdido" (São João Maria Vianney).

Esse Senhor nos AMA com um AMOR INFINITO, por isso, NÃO O DESPREZEMOS, mas amemo-Lo de todo o coração: "Considera, antes de tudo, que Deus merece o teu amor, porque ele te amou antes de ser amado por ti, e, de todos quantos te hão amado, é o primeiro (Jr 31,3). Os primeiros que te amaram neste mundo foram teus pais, mas só te amaram depois que te conheceram. Mas Deus já te amava antes de existires. Mesmo antes da criação do mundo, Deus já te amava. E quanto tempo antes de ter criado o mundo começou a te amar? Talvez mil anos, mil séculos? Mas não computemos anos nem séculos. Deus te amou desde toda a eternidade (Jr 31,3). Enfim: desde que Deus é Deus, sempre te tem amado; desde que se amou a si mesmo, também amou a ti. Com razão, dizia a virgem Santa Inês: 'Outro amante me cativou primeiro'. Quando o mundo e as criaturas requestaram o seu amor, ela respondia: 'Não, não vos posso amar. Meu Deus foi o primeiro a amar-me, e é justo, portanto, que só a ele consagre todo o meu amor" (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a morte, Consideração XXXIII, Ponto I).

Católico, cuidado para não ABUSAR e DESPREZAR o Deus Altíssimo; cuidado para não imitar o péssimo exemplo do rei Antíoco.

Antíoco, famosíssimo pelos seus crimes, ZOMBARA da Providência. A sua ambição desmedida, a sua avareza insaciável induzira-o até a saquear Jerusalém. Ele se aludia de mandar ao mar e ao vento, de ser o deus da terra. Mas eis que, subitamente, sentiu se RASGAREM as VÍSCERAS por uma CHAGA.

 

Em 2 Mc 9, 1-10 diz: "Por essa mesma ocasião, sucedeu que Antíoco teve de voltar desordenadamente das regiões da Pérsia. De fato, havendo entrado na cidade chamada Persépolis, tentou despojar-lhe o templo e dominar a própria cidade. A multidão, por isso, irrompendo, recorreu às armas, e o resultado foi que Antíoco, acossado pelos habitantes do país, teve de empreender uma retirada vergonhosa. Estando ele perto de Ecbátana, chegou-lhe a notícia do que havia acontecido a Nicanor e aos homens de Timóteo. Fora de si pela cólera, pensou em fazer pesar sobre os judeus também a injúria dos que o haviam posto em fuga. Por esse motivo, ordenou ao cocheiro que completasse o percurso prosseguindo sempre, sem parar, enquanto já o acompanhava o julgamento do céu. De fato, assim havia ele falado, na sua soberba: 'Farei de Jerusalém um cemitério de judeus, apenas chegue lá!' Foi quando o Senhor, que tudo vê, o Deus de Israel, FERIU-O com uma DOENÇA INCURÁVEL e INVISÍVEL: apenas terminara ele a sua frase, acometeu-o uma DOR INSUPORTÁVEL nas ENTRENHAS e TORMENTOS atrozes no VENTRE.  Isso era plenamente justo em quem havia atormentado as  entranhas dos outros com numerosas e rebuscadas torturas. Mesmo assim, NÃO DESISTIA em nada da sua ARROGÂNCIA. Antes, REGURGITANDO de SOBERBA e exalando contra os judeus o fogo dos seus furores, mandou ainda acelerar a marcha.  Sucedeu-lhe então CAIR da CARRUAGEM que corria com estrépito e, SOFRENDO QUEDA TÃO VIOLENTA, desconjuntaram-lhe TODOS os MEMBROS do CORPO. E ele que, pouco antes, na sua ARROGÂNCIA sobre-humana, achava PODER dar ORDENS às ondas do mar e se imaginava pesando na balança os cumes das montanhas, estendido por terra, via-se transportado numa padiola, dando assim, a todos, mostras evidentes do poder de Deus. Tanto mais que, do corpo desse ímpio, começaram a PULULAR os VERMES. E, estando ele ainda vivo, as CARNES se lhe CAÍAM aos PEDAÇOS entre espasmos lancinantes, enquanto o exército inteiro, por causa do ODOR FÉTIDO, mal suportava essa podridão. Assim, aquele que pouco antes parecia estar TOCANDO nos ASTROS do CÉU, ninguém agora AGÜENTAVA CARREGÁ-LO, por causa do PESO INSUPORTÁVEL desse ODOR FÉTIDO".

 

Católico, JAMAIS IMITE a arrogância e estupidez do rei Antíoco; humilhe-se diante da GRANDEZA de nosso Senhor e lembre-se continuamente de que somente Ele é Deus: "Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Dt 6, 4).

Não queira OCUPAR o LUGAR do Deus Altíssimo nem TENTE SUBIR na VIDA pisando e humilhando o próximo, porque existe um Deus que e SABE de tudo: "Do céu Deus contempla e vê todos os filhos de Adão. Do lugar de sua morada ele observa os habitantes todos da terra: ele forma o coração de cada um e discerne todos os seus atos" (Sl 33, 13-15).

Católico, enquanto tudo vai bem e temos HONRAS para a nossa vaidade, temos RIQUEZAS para a nossa avareza, temos SAÚDE para os nossos prazeres, então, como o rei Antíoco, ZOMBAMOS de nosso Senhor como de zomba de uma coisa inútil, nos ESFORÇAMOS por ECLIPSAR o nosso Criador, VIRAMOS-LHE as costas e até PENSAMOS em DESTRONÁ-LO.

Mas, apenas a MÃO de nosso SENHOR nos FERE, e uma CHAGA de ADVERTÊNCIA se ABRE no nosso CORAÇÃO, então nos LEMBRAMOS da Providência somente para LAMENTARMOS, para MURMURARMOS dela e para BLASFEMÁ-LA.

              

Depois de tanto sofrimento, o rei Antíoco compreendeu que havia uma Providência e reconheceu a tremenda justiça dela; esse homicida e blasfemador, findou a vida com uma miserável morte, FUGITIVO PELOS MONTES: "Assim este assassino e blasfemo, no meio dos PIORES SOFRIMENTOS, do mesmo modo como havia tratado os outros, terminou a vida em terra estranha, nas montanhas, no mais LASTIMÁVEL dos DESTINOS" (2 Mc 9, 28).

Católico, seja temente a Deus e não siga o péssimo exemplo do rei Antíoco.

O católico que ABUSA da Providência e NÃO SE ARREPENDE do MAL COMETIDO, terminará a VIDA em "terra estranha", isto é, em PECADO, longe de Deus.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 23 de julho de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Não suportou o próprio fedor"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0179.htm