ENTÃO SE LEVANTOU

(Jz 16, 3)

 

"Sansão, porém, ficou deitado até o meio da noite, e então se levantou, no meio da noite..."

 

 

Depois Sansão foi a Gaza. Viu ali uma prostituta e esteve com ela. Fizeram saber ao povo de Gaza: "Sansão veio para cá" (Jz 16, 2). Fizeram rondas e vigiaram a noite toda à porta da cidade. Passaram tranquilamente toda a noite, dizendo: "Esperemos até ao romper do dia, e então o mataremos" (Idem). Sansão, porém, ficou deitado até o meio da noite, e então se levantou, no meio da noite, pegou nos batentes da porta da cidade, bem como nos dois montantes, e arrancou-os juntamente com a tranca, colocou-os nos ombros e os carregou até o alto da montanha que está diante de Hebron (Jz 16, 3).

 

"Nos acontecimentos... manifestam-se os defeitos morais de Sansão. Mas a Bíblia não deixa de aproveitá-los para lições de grande utilidade" (PIB).

Sansão chegou à cidade de Gaza.

Gaza (hebr. 'azzah, significado incerto). Uma das cinco cidades dos filisteus. A posição de Gaza na principal rota de viagem entre Egito e Ásia, 72, 4 Km ao Sul de Jafa e 4, 8 Km do mar, tornou-a um ponto de importância desde a mais antiga história escrita. A cidade foi conquistada por Tutmósis III do Egito (1502-1448) e mantida sob o domínio até Meneptá (1234-1220).

 

Assim que Sansão chegou à cidade de Gaza, CIDADE de seus INIMIGOS, viu uma PROSTITUTA e DEITOU com ela: "Sansão tinha ótima musculatura, porém o seu coração era fraco" (Frei Luis Arnaldich).

Muitos são os católicos que entram na "cidade de Gaza", isto é, no MUNDO inimigo das ALMAS IMORTAIS: "Se o mundo odeia o cristão, porque tu o amas, a ele que te aborrece, e não preferes seguir a Cristo que te remiu e te ama?" (São Cipriano), e: "O mundo nada tem de bom, de estável. Seus bens não passam de vaidade, decepção, amargura. Suas promessas são estéreis, falsas e pérfidas. Suas honras, seus prazeres, suas amizades geram a escravidão, o pecado e a apostasia" (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

Assim como Sansão DEITOU com uma PROSTITUTA; milhões de católicos se PROSTITUEM ESPIRITUALMENTE, servindo o MUNDO e seguindo suas MÁXIMAS: "Os cristãos sujeitos aos prazeres terrenos cometem um adultério espiritual" (Pe. José Salguero).

 

Em Jz 16, 2 diz: "Fizeram saber ao povo de Gaza: 'Sansão veio para cá'. Fizeram rondas e vigiaram a noite toda à porta da cidade. Passaram tranquilamente toda a noite, dizendo: 'Esperemos até ao romper do dia, e então o mataremos".

 

Era noite e Sansão estava DEITADO. Enquanto isso, os INIMIGOS sabendo que Sansão estava na cidade, FAZIAM RONDA e VIGIAVAM a PORTA da CIDADE de Gaza; porque queriam MATÁ-LO, assim que amanhecesse o dia: "Sansão entrou na cidade filistéia chamada Gaza. Apenas o souberam, os filisteus trancaram as portas da cidade: queriam matá-lo quando pretendesse sair da cidade na manhã seguinte" (Pe. Ângelo Gattesco), e: "Imediatamente as autoridades tomaram as medidas oportunas para prendê-lo... puseram guardas à porta da cidade para impedir sua saída, enquanto algumas patrulhas percorriam as ruas para localizá-lo... as autoridades  julgaram não oportuno prendê-lo imediatamente, porque, entre os antigos, o sono era considerado como algo sagrado, não podendo matar ninguém durante o mesmo (Ex 14, 20; 1 Sm 19, 11). Durante a noite fecharam as portas da cidade, e, julgando que Sansão não podia escapar, os guardas se retiraram para descansar, combinando de matar Sansão na manhã seguinte" (Frei Luis Arnaldich).

O católico que entra na "cidade de Gaza", isto é, no MUNDO inimigo da SANTIDADE e de Deus, é IMEDIATAMENTE CERCADO pelos INIMIGOS de sua ALMA; os mesmos fazem RONDAS, CERCAM de todos os lados, "BATEM ESTACAS"... para não deixarem o católico ESCAPAR; querem que esse se PERCA ETERNAMENTE: "O infame não cessará com seus ataques até o último suspiro da alma... Aquele adversário infame mantém sempre sua linha de combate perto de nós, pronta para nos perder... mais zelo emprega ele para a nossa perdição do que nós para a nossa salvação!" (São João Crisóstomo, O Sacerdócio, Livro sexto, 13).

 

Em Jz 16, 3 diz: "Sansão, porém, ficou deitado até o meio da noite, e então se levantou, no meio da noite, pegou nos batentes da porta da cidade, bem como nos dois montantes, e arrancou-os juntamente com a tranca, colocou-os nos ombros e os carregou até o alto da montanha que está diante de Hebron".

 

Sansão não esperou AMANHECER para se LEVANTAR, mas se LEVANTOU no MEIO da NOITE.

Católico, CIENTE de que o INIMIGO de tua ALMA quer DESTRUIR-TE, não "COCHILE" nem "DURMA" até o "dia clarear", isto é, até no FINAL de sua VIDA TERRENA; mas, a exemplo de Sansão, ACORDE ANTES... no MEIO da NOITE... enquanto é TEMPO: "... já chegou a hora de acordar" (Rm 13, 11), e: "Há um sono próprio da alma e outro próprio do corpo (...) O sono da alma consiste em esquecer-se de Deus (...). Pelo contrário, a alma que está desperta compreende por quem foi feita (...). Mas, assim como o que dorme (...), ainda que tenha já nascido o sol e já aqueça o dia, não obstante, ele encontra-se como na noite, porque não está desperto para ver já o dia nascido; assim também alguns, estando presente Cristo e pregada a verdade, acham-se no sono da alma (...). A vossa vida e os vossos costumes devem estar despertos em Cristo para que os percebam outros, os pagãos adormecidos, e comecem a dizer convosco em Cristo: Deus, meu Deus, desde que amanhece estou de vela por Ti" (Santo Agostinho, Enarrationes in Psalmos, 62, 4).

Sansão não se preocupou com a ESCURIDÃO da NOITE nem com o TAMANHO da PORTA de Gaza: "... levantou, no meio da noite,  pegou nos batentes da porta da cidade, bem como nos dois montantes, e arrancou-os juntamente com a tranca..."

Católico, NÃO se INTIMIDE diante dos inimigos, por numerosos que sejam. Não ESPERE o "DIA CLAREAR", mas LEVANTE IMEDIATAMENTE e enfrente-os com CORAGEM e FORTALEZA.

Com certeza você encontrará uma "PORTA de Gaza" à sua frente, isto é, INÚMEROS OBSTÁCULOS a serem superados, CRÍTICAS de parentes e amigos, CALÚNIAS por parte dos mundanos... tudo porque você DECIDIU RADICALMENTE ABANDONAR a "cidade de Gaza", isto é, o MUNDO inimigo de Deus e das almas imortais: "... porque não sois do mundo... o mundo, por isso, vos odeia" (Jo 15, 19), e: "A hostilidade dos perversos soa como um louvor para a nossa vida, porque demonstra que temos pelo menos algo de retidão enquanto somos incômodos para os que não amam a Deus: ninguém pode ser agradável para Deus e para os inimigos de Deus ao mesmo tempo. Demonstra que não é amigo de Deus quem busca agradar aos que se opõem a Ele: e quem se submete à verdade lutará contra o que se opõe à verdade" (São Gregório Magno, In Ezechielem homiliae, 9).

Seja FORTE e DECIDIDO, não espere AMANHECER, porque poderá ser TARDE; ABANDONE o MUNDO enquanto é TEMPO.

Sansão ARRANCOU a PORTA de Gaza, colocou-a sobre os ombros e a carregou para longe: "... colocou-os nos ombros e os carregou até o alto da montanha que está diante de Hebron".

O Frei Luis Arnaldich escreve: "De Gaza a Hebron, existe mais de setenta quilômetros de distância".

Está claro, católico, que Sansão foi para longe da cidade de Gaza, carregando a porta até o ALTO da MONTANHA, deixando a mesma sem portas para quem quisesse SAIR.

AFASTE, você também, para longe da "cidade de Gaza", isto é, do MUNDO inimigo de Deus e do Santo Evangelho; e com o seu EXEMPLO de SANTIDADE, você conseguirá que muitos se RETIREM dessa "cidade inimiga" do BEM.

Assim que saiu de Gaza, Sansão subiu a uma ALTA MONTANHA.

Você também "subirá" a uma "alta montanha". Surgirão muitas tentações, desânimo, convites para você voltar à "cidade de Gaza"... não se preocupe nem se apavore; CONFIE em Cristo Jesus e diga: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4, 13).

                           

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 04 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Então se levantou"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0184.htm