FAZE UMA ARCA

(Gn 6, 14)

 

"Faze uma arca de madeira resinosa; tu a farás de caniços e a calafetarás com betume por dentro e por fora".

 

 

Deus disse a Noé: "Chegou o fim de toda carne, eu o decidi, pois a terra está cheia de violência por causa dos homens, e eu os farei desaparecer da terra. Faze uma arca de madeira resinosa; tu a farás de caniços e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Eis como a farás: para o comprimento da arca, trezentos côvados; para sua largura, cinquenta côvados; para a sua altura, trinta côvados. Farás um teto para a arca e o rematarás um côvado mais alto; farás a entrada da arca pelo lado, e farás um primeiro, um segundo e um terceiro andares" (Gn 6, 13-16).

 

A arca de Noé é FIGURA de Maria Santíssima e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

 

1. FIGURA de MARIA SANTÍSSIMA

 

Grande foi o privilégio da Arca de Noé, construída em longos anos com grossa madeira. Quando se rompem as cataratas do céu, e do mar e os rios, transbordantes, com ruídos medonhos inundaram toda a terra, arrastando na sanha do dilúvio todas as coisas e todos os animais e todos os homens, plácida e segura foi vista flutuar no topo das águas crescentes a Arca de Noé: "Porém maior é o privilégio da Imaculada Conceição: o pecado de Adão, uno na sua origem, inundara e inunda toda a terra. Todo homem que nasce, mesmo antes de ver a luz já traz consigo a culpa original. Só Maria pôde flutuar acima de toda mancha" (Pe. João Colombo).

 

2. FIGURA da SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

 

Terríveis foram os dias em que Deus abandonou a terra à vingança das águas. Toda a ordem do universo foi transtornada: condensaram-se as nuvens, acavalando-se umas sobre as outras com barulhentos trovões, e o mundo foi sacudido como por um grande soluço. Os diques do grande abismo dos mares quebraram-se, as cataratas do céu romperam-se, e tudo foi arrastado pelas caudais impetuosas.      

Ilesa sobre a universal ruína, a arca de Noé placidamente flutuava. As pessoas que nela se recolheram cantavam os louvores do Senhor, com tranquilidade e beatitude, enquanto em volta toda carne que tinha vida, do homem ao último animal da terra, se afogava.

Esta é a mais bela imagem da Igreja de Cristo, que, no meio do dilúvio dos erros e da fúria das perseguições, flutua ilesa sobre os séculos, levando à eterna salvação os que nela se refugiaram.

O Catecismo da Igreja Católica ensina: "A Igreja é o lugar em que a humanidade deve reencontrar sua unidade e sua salvação. Ela é 'o mundo reconciliado'. Ela é esse navio que 'navega bem neste mundo ao sopro do Espírito Santo com as velas da Cruz do Senhor plenamente desfraldadas'. Segundo outra imagem cara aos Padres da Igreja, ela é figurada pela Arca de Noé, a única que salva do dilúvio" (n.° 845), e: "Ora, entre as figuras, existe uma de grande alcance: a 'Arca de Noé'. Foi construída por ordem de Deus, só porque devia inegavelmente representar a própria Igreja. Deus instituiu esta de tal forma, que todos os homens que nela entram pelo Batismo podem preservar-se de todo perigo da morte eterna. Mas os que ficam fora dela submergem em seus próprios crimes, como sucedeu aos que se não abrigaram na Arca" (Catecismo Romano,  Parte I, Capítulo X, 17), e também: "O dilúvio foi um castigo tremendo... e a arca de Noé, fora da qual todos pereceram, é símbolo da Igreja, fora da qual não há salvação" (PIB), e ainda: "Quem não entrar na arca de Noé, será varrido pela tempestade do pecado" (São Jerônimo, Ep. 14, ad Dan., Nr. 2), e: "A arca é símbolo da Igreja: sem a Igreja - não há salvação contra a tormenta deste mundo" (Alfred Barth), e: "Deus havia decidido exterminar com o dilúvio o gênero humano por causa das iniquidades gravíssimas com que se tinha manchado. Noé, homem reto e justo, achou com a sua família graça diante d'Ele: O Senhor mandou-lhe construir uma arca, na qual entrou com a sua família e na qual encontrou refúgio e salvação quando as águas inundaram a terra. A arca é figura da Igreja: só nesta se encontram os meios de salvação para escapar da eterna ruína e alcançar a bem-aventurança. Quem voluntariamente está fora dela não pode salvar-se" (Teólogo Giuseppe Perardi), e também: "O mandar Deus a Noé que construa uma arca para salvar nela com os seus da devastação do dilúvio, é, sem dúvida, uma figura da cidade de Deus que peregrina neste mundo, isto é, da Igreja, que se salva pelo lenho em que pendeu o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus" (Santo Agostinho, De Civitate Dei 15, 26)).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 06 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Faze uma arca"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0187.htm