DE PÉ!

(Jz 7, 15)

 

 "Acabando de ouvir a narrativa do sonho e a sua interpretação, Gedeão se prostrou, e depois retornou ao acampamento de Israel e disse: 'De pé! Porque Deus entregou em vossas mãos o acampamento de Madiã!"

  

 

Era noite de batalha. Os Madianitas e os Amalecitas e todos os povos do Oriente armados contra Israel jaziam espalhados pelo vale como uma multidão de gafanhotos; os camelos eram inúmeros como a areia que há na praia do mar. Gedeão, com Fará, seu servo, descia cautelosamente, no fosco lampejo dos fogos moribundos, para expiar o campo inimigo. O vento traz-lhe um sussurro humano: ele pára e escuta. Era um soldado inimigo que contava ao seu vizinho um sonho misterioso que o perturbava: "Escuta-me, - dizia aquela voz na escuridão - tive um sonho, e parecia-me ver como um PÃO de CEVADA cozido sob a cinza rolar contra nós: ele fazia tombarem os soldados, fazia vacilarem as tendas, todos morriam" (Jz 7, 13).

Radiante de alegria, Gedeão voltou ao seu acampamento e gritou: "De pé! Porque Deus entregou em vossas mãos o acampamento de Madiã!" (Jz 7, 15).

 

Católico, enquanto vivermos nesse mundo, a nossa VIDA será uma CONTÍNUA BATALHA; muitos INIMIGOS nos combatem a todo o momento. O DEMÔNIO com suas tentações, o MUNDO com o seu mau exemplo, com os seus escândalos e com os seus prazeres, e nossa CARNE com as suas paixões.

O inimigo de Gedeão teve um sonho, e parecia ver como um PÃO de CEVADA cozido sob a cinza rolar contra ele e seus companheiros.

Católico, há um PÃO com o qual PODEREMOS DERRUBAR todos os ENGODOS (coisa com que se induz alguém) e VENCER o terrível combate espiritual de que depende a nossa salvação: a SAGRADA COMUNHÃO.

Aquele que se alimenta da Santíssima Eucaristia torna-se FORTE na BATALHA contra os inimigos da alma.

Efeitos da comunhão com Cristo: perfeição da graça mediante a união com Deus - nova atividade das faculdades vitais divinas, fé, esperança e caridade, que se manifesta nas boas obras (O amor de Deus não é moroso). Quando está presente opera grandes coisas - São Gregório Magno) - alegria espiritual, consolo, vida nova, gozo e paz, são indicados pela figura do pão e do vinho (Santo Alberto, In Luc., 22 e De Eucharistia). Há mais: preservação dos pecados futuros - purificação das faltas veniais e da pena devida aos pecados - corroboração no fervor da caridade... ("Augmentum caritatis et diminutio cupiditatis" - Santo Agostinho, cit. Summa Theol., III, 79, 6 ad 3). O fortalecimento da vida interior inspira o destemor para a luta, a segurança da vitória, a esperança de alcançar a pátria celeste (cf. o viático de Elias - 1 Rs 19, 8; Summa Theol., III, 79, 2 ad 1;  Santo Alberto, In Luc. 22).

O católico que recebe, com frequência e dignamente, a Santíssima Eucaristia, é FORTE e está sempre PREPARADO para "esmagar" os inimigos da alma.

Na Santa Comunhão recebemos em nós Cristo inteiro: a espécie do pão em nosso corpo, o Cristo vivo em nossa alma. Ninguém jamais pode, na terra, unir-se a outrem tão intimamente assim.

Quem não recebe Cristo na Santíssima Eucaristia, enfraquece, torna-se indolente e inerte no bem, não se esforça, não cumpre obras boas, não sabe combater contra o maligno, não toma iniciativas, desanima e entristece. Não consegue observar os mandamentos, fica sujeito a tentações, cai frequentemente em pecados veniais, deixando-se, não raro, arrastar aos mortais, pois que as más inclinações tornam-se sempre mais irresistíveis. Torna-se vítima do mal a que o impelem os instintos.

Quem, ao contrário, recebe Jesus eucarístico frequentemente e bem, recebe continuamente novas energias. A vida da graça adquire nova robustez. As faculdades vitais da graça se desencadeiam, forçam por passar à ação, para realizar algo por Deus: viver como filhos de Deus, executar intrepidamente alguma coisa pelo reino de Deus, instaurar tudo em Cristo. Ama-se o bem, combatem-se os próprios defeitos, exercita-se contra o mal, evitam-se os pecados graves, os veniais tornam-se sempre mais raros. Os instintos perversos são controlados e já não conseguem impor-se. Fica-se a salvo de um sem número de fraquezas. Cristo acresce a vida da graça, infunde novas energias para viver como filhos de Deus.

São Pedro Julião Eymard escreve: "Perseverai na prática fiel da Comunhão cotidiana. Ponde antes de tudo a vida e o regime espiritual e divino da vida, que Nosso Senhor mesmo vos deu. Nutri-vos a alma, pela manhã, para o dia todo, com esse Alimento celeste... Sois de Deus, pertenceis sempre a Deus; é mister, pois, viver continuamente de Deus, repousar em Deus, alegrar-vos em Deus. Ora, como podereis senão pela Sagrada Comunhão? O patrão sustenta a serva: comungai, pois, todos os dias. Que será de vosso trabalho se não comerdes o Pão da Vida? Comei para poderdes trabalhar. Gastando diariamente as forças, precisais refrescá-las e refazê-las incessantemente na fonte divina: a Comunhão vos é tão necessária à alma quanto a respiração aos pulmões" (A Divina Eucaristia, Vol. 5).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 13 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "De pé"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0195.htm