AMALDIÇOA A DEUS (Jó 2, 9)
"Sua mulher disse-lhe: 'Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!"
Jó foi ferido com chagas malignas desde a planta dos pés até o cume da cabeça (Jó 2, 7). Então Jó apanhou um caco de cerâmica para se coçar e sentou-se no meio da cinza (Jó 2, 8). Sua mulher disse-lhe: "Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!" (Jó 2, 9). Ele respondeu: "Falas como uma idiota: se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10).
Católico, quando Jó PERDEU tudo: filhos, servos, animais, saúde... o mesmo rezava continuamente e achava conforto na RESIGNAÇÃO à vontade de Deus; mas a sua mulher ESTÚPIDA lhe dizia: "Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!" (Jó 2, 9). Cuidado católico, o MUNDO está cheio de pessoas IDIOTAS e ESTÚPIDAS, que ao invés de APOIAR o próximo nas horas difíceis, fazem o contrário, DESPREZAM suas VIRTUDES. Jó estava RESIGNADO, isto é, conformado com as feridas e animoso no sofrimento: "... se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10), mas sua mulher o INSULTAVA.
Quantas pessoas IDOSAS estão sofrendo terrivelmente no leito dos hospitais com uma doença incurável. E no meio de tantas dores, ouvem de seus lábios orações de agradecimento e de conformidade com a VONTADE de Deus, semelhante às palavras de Jó: "Se Deus sempre nos cumulou de bênçãos, por que iremos reclamar agora?" Mas, certas visitas, que se assemelham à mulher de Jó na idiotice, não suportando ver as VIRTUDES desses enfermos dizem: "Por que rezar? Se Deus existisse, vocês não estariam sofrendo assim".
Católico, são milhões os ADULTOS que gemem sob o peso esmagador das dificuldades: perderam tudo nas inundações, a lavoura foi tostada pelo sol escaldante, os animais morreram um após o outro de peste... e a despensa está vazia. Mesmo assim, essas pessoas não abandonam o Santo Rosário e a Santa Missa aos domingos, e RESIGNADAS dizem, a exemplo de Jó: "Se Deus permitiu essas coisas na nossa vida, louvado seja o Seu Santo Nome". Os vizinhos, com o "veneno" da mulher de Jó na língua, vendo-os reunidos rezando o Santo Rosário ou dirigindo-se à igreja, dizem: "Por que perder tempo rezando? Será que não percebem que Deus jamais os atenderão?"
Católico, milhares de ADOLESCENTES e JOVENS possuem o coração despedaçado pelo sofrimento: perderam os irmãos em acidentes, os pais foram atingidos por raios, as mães morreram gemendo de dores nos hospitais... e agora estão sozinhos. Mesmo com o coração "sangrando de dor", eles não abandonaram as aulas de catecismo, a confissão, as boas leituras... e, CONFORMADOS com a vontade de Deus, dizem a exemplo de Jó: "Tínhamos uma família numerosa e agora estamos sozinhos; Deus cuida de nós, bendito seja o Seu Santo Nome". Mas no colégio e no local de trabalho, existem os seguidores da estupidez da mulher de Jó, que não SUPORTANDO ver a conformidade deles com a VONTADE de Deus, tentam desanimá-los dizendo: "Para que frequentar as aulas de catecismo? Deus não existe! Deixa de ser carola e venha se divertir conosco, porque no mundo você receberá apoio".
Católico, aconteça o que acontecer, jamais ABANDONE a Deus. Quando surgirem dificuldades em sua vida, diga com os lábios e com o coração: "... se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10). Fuja dessas pessoas que se assemelham à MULHER de Jó; esse tipo de gente DESPREZA as VIRTUDES do próximo, não SUPORTA ver as pessoas CONFORMADAS com a VONTADE de Deus, mas quer que se REVOLTEM contra o Criador. Quanta estupidez! Não se revolte contra Deus nas horas difíceis, mas aceite a vontade de Nosso Senhor com alegria: "Toda a santidade consiste em amar a Deus, e todo o amor a Deus consiste em fazer a sua vontade. Devemos, pois, acolher sem reserva todas as disposições da Providência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo o que nos acontece de favorável ou desfavorável, nosso estado de vida, nossa saúde, tudo o que Deus quer. Todas as nossas orações devem ser dirigidas pedindo que ele nos ajude a cumprir sua santa vontade" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Resumo das virtudes), e: "O caminho da santidade, que leva a Deus, só pelo próprio Deus pode ser traçado, e pela sua santa vontade. Proclamou Jesus com energia: 'Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas sim, quem faz a vontade de meu Pai, que está nos céus' (Mt 7, 21). E para mostrar que as criaturas a ele mais unidas e por ele mais amadas são justamente as que fazem a vontade de Deus, acrescentou: 'Quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe' (Mt 12, 50)" (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 5), e também: "Consiste propriamente a santidade só na conformidade à vontade divina, expressa no contínuo e exato cumprimento dos deveres do próprio estado" (Bento XV, AAS - 1920: 173), e ainda: "Faça-se a vossa vontade, Senhor, no céu e na terra, onde não há prazer sem mescla de dor, nem rosas sem espinhos, dia sem noite, primavera sem inverno, na terra, Senhor, onde raras são as consolações e inúmeros os trabalhos. Faça-se também vossa vontade, Senhor, não só na execução dos vossos mandamentos, conselhos e inspirações que devemos praticar, mas também nas aflições e penas que devemos suportar, a fim de que em nós, por nós e conosco seja feita a vossa vontade em tudo o que vos aprouver" (São Francisco de Sales, II Teotimo IX, 1).
Pe. Divino Antônio Lopes FP. Anápolis, 24 de agosto de 2008
|