AMALDIÇOA A DEUS

(Jó 2, 9)

 

"Sua mulher disse-lhe: 'Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!"

 

 

 

Jó foi ferido com chagas malignas desde a planta dos pés até o cume da cabeça (Jó 2, 7). Então Jó apanhou um caco de cerâmica para se coçar e sentou-se no meio da cinza (Jó 2, 8). Sua mulher disse-lhe: "Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!" (Jó 2, 9). Ele respondeu: "Falas como uma idiota: se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10).

 

Católico, quando Jó PERDEU tudo: filhos, servos, animais, saúde... o mesmo rezava continuamente e achava conforto na RESIGNAÇÃO à vontade de Deus; mas a sua mulher ESTÚPIDA lhe dizia: "Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre duma vez!" (Jó 2, 9).

Cuidado católico, o MUNDO está cheio de pessoas IDIOTAS e ESTÚPIDAS, que ao invés de APOIAR o próximo nas horas difíceis, fazem o contrário, DESPREZAM suas VIRTUDES.

Jó estava RESIGNADO, isto é, conformado com as feridas e animoso no sofrimento: "... se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10), mas sua mulher o INSULTAVA.

 

Quantas pessoas IDOSAS estão sofrendo terrivelmente no leito dos hospitais com uma doença incurável. E no meio de tantas dores, ouvem de seus lábios orações de agradecimento e de conformidade com a VONTADE de Deus, semelhante às palavras de Jó: "Se Deus sempre nos cumulou de bênçãos, por que iremos reclamar agora?"

Mas, certas visitas, que se assemelham à mulher de Jó na idiotice, não suportando ver as VIRTUDES desses enfermos dizem: "Por que rezar? Se Deus existisse, vocês não estariam sofrendo assim".

 

Católico, são milhões os ADULTOS que gemem sob o peso esmagador das dificuldades: perderam tudo nas inundações, a lavoura foi tostada pelo sol escaldante, os animais morreram um após o outro de peste... e a despensa está vazia. Mesmo assim, essas pessoas não abandonam o Santo Rosário e a Santa Missa aos domingos, e RESIGNADAS dizem, a exemplo de Jó: "Se Deus permitiu essas coisas na nossa vida, louvado seja o Seu Santo Nome".

Os vizinhos, com o "veneno" da mulher de Jó na língua,  vendo-os reunidos rezando o Santo Rosário ou dirigindo-se à igreja, dizem: "Por que perder tempo rezando? Será que não percebem que Deus jamais os atenderão?"

 

Católico, milhares de ADOLESCENTES e JOVENS possuem o coração despedaçado pelo sofrimento: perderam os irmãos em acidentes, os pais foram atingidos por raios, as mães morreram gemendo de dores nos hospitais... e agora estão sozinhos. Mesmo com o coração "sangrando de dor", eles não abandonaram as aulas de catecismo, a confissão, as boas leituras... e, CONFORMADOS com a vontade de Deus, dizem a exemplo de Jó: "Tínhamos uma família numerosa e agora estamos sozinhos; Deus cuida de nós, bendito seja o Seu Santo Nome".

Mas no colégio e no local de trabalho, existem os seguidores da estupidez da mulher de Jó, que não SUPORTANDO ver a conformidade deles com a VONTADE de Deus, tentam desanimá-los dizendo: "Para que frequentar as aulas de catecismo? Deus não existe! Deixa de ser carola e venha se divertir conosco, porque no mundo você receberá apoio".

 

Católico, aconteça o que acontecer, jamais ABANDONE a Deus. Quando surgirem dificuldades em sua vida, diga com os lábios e com o coração: "... se recebemos de Deus os bens, não deveríamos receber também os males?" (Jó 2, 10).

Fuja dessas pessoas que se assemelham à MULHER de Jó; esse tipo de gente DESPREZA as VIRTUDES do próximo, não SUPORTA ver as pessoas CONFORMADAS com a VONTADE de Deus, mas quer que se REVOLTEM contra o Criador. Quanta estupidez!

Não se revolte contra Deus nas horas difíceis, mas aceite a vontade de Nosso Senhor com alegria: "Toda a santidade consiste em amar a Deus, e todo o amor a Deus consiste em fazer a sua vontade. Devemos, pois, acolher sem reserva todas as disposições da Providência a nosso respeito e, consequentemente, abraçar em paz tudo o que nos acontece de favorável ou desfavorável, nosso estado de vida, nossa saúde, tudo o que Deus quer. Todas as nossas orações devem ser dirigidas pedindo que ele nos ajude a cumprir sua santa vontade" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Resumo das virtudes), e: "O caminho da santidade, que leva a Deus, só pelo próprio Deus pode ser traçado, e pela sua santa vontade. Proclamou Jesus com energia: 'Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor' entrará no reino dos céus, mas sim, quem faz a vontade de meu Pai, que está nos céus' (Mt 7, 21). E para mostrar que as criaturas a ele mais unidas e por ele mais amadas são  justamente as que fazem a vontade de Deus, acrescentou: 'Quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe' (Mt 12, 50)" (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 5), e também: "Consiste propriamente a santidade só na conformidade à vontade divina, expressa no contínuo e exato cumprimento dos deveres do próprio estado" (Bento XV, AAS - 1920: 173), e ainda: "Faça-se a vossa vontade, Senhor, no céu e na terra, onde não há prazer sem mescla de dor, nem rosas sem espinhos, dia sem noite, primavera sem inverno, na terra, Senhor, onde raras são as consolações e inúmeros os trabalhos. Faça-se também vossa vontade, Senhor, não só na execução dos vossos mandamentos, conselhos e inspirações que devemos praticar, mas também nas aflições e penas que devemos suportar, a fim de que em nós, por nós e conosco seja feita a vossa vontade em tudo o que vos aprouver" (São Francisco de Sales, II Teotimo IX, 1).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Amaldiçoa a Deus"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0207.htm