PICOU A MAMONEIRA

(Jn 4, 5-8)

 

 

“Jonas saiu da cidade e instalou-se a leste da cidade. Lá construiu uma tenda e assentou-se à sua sombra para ver o que aconteceria na cidade. Deus fez crescer uma mamoneira sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e libertá-lo do seu mal. Jonas alegrou-se grandemente por causa da mamoneira. No outro dia, ao surgir da aurora, Deus mandou um verme que picou a mamoneira a qual secou. Quando o sol se levantou, Deus mandou um vento oriental ardente; o sol bateu na cabeça de Jonas e ele desfalecia. Então pediu a morte e disse: ‘É melhor para mim morrer que viver”.

 

Católico, a Palavra de Deus diz que Jonas saiu de Nínive e se INSTALOU a leste da cidade. Nesse lugar ele CONSTRUIU uma TENDA, ASSENTOU-SE à sua sombra para ver o que aconteceria na cidade de Nínive.

Às vezes, pode acontecer de TRABALHARMOS para Deus e querer que Nosso Senhor faça a nossa VONTADE e até os nossos CAPRICHOS; e quando ALGO sai diferente do que pensamos, então nos REBELAMOS e nos AFASTAMOS imediatamente da “CIDADE”, isto é, da nossa MISSÃO, e nos colocamos sob a “TENDA” da vida CÔMODA e de “POLTRONICE”.

São milhares os católicos que se AFASTAM de um TRABALHO APOSTOLAR, exatamente por não concordarem com a VONTADE de Deus, e preferem OBSERVAR de LONGE, como o fez Jonas.

Muitos dizem: “Não conte comigo para mais nada; lavo as minhas mãos e prefiro ficar de fora só observando”.

Católico, Deus que é Pai e Rico em misericórdia, fez crescer uma mamoneira sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e libertá-lo do seu mal. Jonas alegrou-se grandemente por causa da mamoneira”.

Além da TENDA, Jonas possuía também a sombra de uma MAMONEIRA; e ele se alegrou muito por causa da mamoneira.

Não é VONTADE de Deus que o católico seja um OBSERVADOR indiferente, frio e covarde; o Senhor quer que seus seguidores FAÇAM a Sua VONTADE sem se AFASTAREM da MISSÃO dada por Ele.

Assim como Deus “TIROU” a sombra que alegrava Jonas, TIRA também o católico da vida FÁCIL e CÔMODA, permitindo INÚMERAS PROVAÇÕES: “No outro dia, ao surgir da aurora, Deus mandou um verme que picou a mamoneira a qual secou”.

Nosso Senhor não quer ver nenhum católico na “SOMBRA”, isto é, no COMODISMO; por isso, Ele permite que os “vermes” e o “vento ardente” das provações VENHAM sobre nós para nos LEVANTAR da vida FÁCIL.

Católico, agora sem SOMBRA, “o sol bateu na cabeça de Jonas e ele desfalecia. Então pediu a morte e disse: ‘É melhor para mim morrer que viver”.

Façamos EXATAMENTE o contrário; quando o “SOL” das provações BATER sobre a nossa cabeça, não DESFALEÇAMOS nem PEÇAMOS a MORTE, como aconteceu com Jonas, mas CONFIEMOS em Nosso Senhor que socorre aquele que CONFORMA com a Sua SANTA VONTADE: “Quem aspira à santidade deve evitar a tentação de querer santificar-se a seu modo, conforme os pontos de vista, os planos, as escolhas pessoais. Seria contra-senso porque, assim como somente Deus, o único Santo, pode santificar o homem, assim, somente Deus sabe o que contribui para sua santificação. O único caminho infalível para a santidade é o traçado por Deus. Portanto, para não trabalharmos em vão, a primeira e indispensável condição é abandonar-nos inteiramente à vontade de Deus, e deixar-nos conduzir por Ele, com plena docilidade” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 30 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Picou a mamoneira"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0214.htm