ARMOU SUAS TENDAS ATÉ SODOMA

(Gn 13, 12)

 

“Abrão estabeleceu-se na terra de Canaã e Ló estabeleceu-se nas cidades da Planície; ele armou suas tendas até Sodoma”.

 

 

Do Egito, Abrão, com sua mulher e tudo que possuía, e Ló com ele, subiu ao Negueb (Gn 13, 1). Abrão era muito rico em rebanhos, em prata e em ouro (Gn 13, 2). Seus acampamentos conduziram-no do Negueb até Betel, no lugar onde primeiro armara sua tenda, entre Betel e Hai (Gn 13, 3), no lugar em que outrora construíra o altar, e lá Abrão invocou o nome de Deus (Gn 13, 4). Ló, que acompanhava Abrão, tinha igualmente ovelhas, bois e tendas (Gn 13, 5). A terra não era suficiente para sua instalação comum: tinham posses imensas para poderem habitar juntos (Gn 13, 6). Houve uma disputa entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Ló (neste tempo os cananeus os fereseus habitavam essa terra) (Gn 13, 7). Abrão disse a Ló: “Que não haja discórdia entre mim e ti, entre meus pastores e os teus, pois somos irmãos! Toda a terra não está diante de ti? Peço-te que te apartes de mim. Se tomares a esquerda, irei para a direita; se tomares a direita, irei para a esquerda” (Gn 13, 8-9). Ló ergueu os olhos e viu toda a Planície do Jordão, que era toda irrigada – antes que Deus destruísse Sodoma e Gomorra – como o jardim de Deus, como a terra do Egito, até Segor (Gn 13, 10). Ló escolheu para si toda a Planície do Jordão e emigrou para o oriente. Assim eles se separaram um do outro (Gn 13, 11). Abraão estabeleceu-se na terra de Canaã e Ló estabeleceu-se nas cidades da Planície; ele armou suas tendas até Sodoma (Gn 13, 12). Ora, os habitantes de Sodoma eram grandes criminosos e pecavam contra Deus (Gn 13, 13).

 

Católico, quando Ló teve de se separar de Abrão, foi-lhe dito: “Olha TODA a terra em volta: és senhor de ESCOLHER a direita ou a esquerda”.

LEVANTOU os olhos, e viu uma REGIÃO FÉRTIL, SUAVE, AMÁVEL, RISONHA, tal qual o seu coração SONHAVA. Ló DEIXOU para Abrão a região que lhe pareceu MENOS DELICIOSA, e ele, com os seus gados, DESCEU para HABITAR as TERRAS de Sodoma (Gn 13, 12).

ESCOLHEU a PLANÍCIE, e para Abrão FICOU o PLANALTO MONTANHOSO, a oeste do Jordão.

Santo Ambrósio escreve: “Bem depressa, porém, ele teve de se arrepender da sua imprudência: sobre as suas terras vieram reis inimigos e fizeram-no prisioneiro; e, mal conseguiu fugir-lhes das mãos, eis que uma chuva de fogo desceu do céu e destruiu as suas possessões”.

É isto o que ACONTECERÁ a MILHÕES de CATÓLICOS que na vida QUISERAM ESCOLHER a parte dourada e risonha dos prazeres, e descuidaram da parte ÁSPERA do seu DEVER. O FOGO da morte DESTRUIR-LHES-Á todas as coisas.

Existem milhões de DISCÍPULOS de Ló espalhados pelo mundo, BUSCANDO sempre o mais FÁCIL: “Ló escolheu a planície, a vida mais fácil. Descendo a Sodoma em uma atmosfera pesada, perfumada de láurea e carregada de pecados” (J. Chaine, o. c., p. 193).

 

ESCOLHEU o mais FÁCIL, o mais CÔMODO... escolheu a PLANÍCIE do PECADO: “Ora, os habitantes de Sodoma eram grandes criminosos e pecavam contra Deus” (Gn 13, 13).

Muitos católicos, esquecendo o fim para que foram criados, só pensam em viver mais COMODAMENTE do que lhes seria possível.

 

1. Muitos, na hora de ESCOLHER uma AMIZADE, preferem as amizades MUNDANAS, porque essas NÃO CENSURARÃO seus pecados. É mais CÔMODO. Infeliz COMODIDADE!

 

2. Milhares de católicos, TROCAM a Missa Dominical por um PASSEIO na praia; dizem que é mais PRAZEROSO. Triste PRAZER!

 

3. Milhões de adolescentes, moças e senhoras católicas ESCOLHEM as ROUPAS INDECENTES; segundo elas, são LEVES e não “prejudicam” a saúde. Pobres IGNORANTES! Estão preocupadas somente com o corpo.

 

4. Centenas de católicos FOGEM da ORAÇÃO para ficarem CONVERSANDO nas portas dos botecos; afirmam que é MENOS CANSATIVO. Como são INFELIZES! Recusam a conversar com Deus para perderem tempo com as criaturas; sempre em busca do mais FÁCIL.

 

5. Milhões são os que DESPREZAM a LEITURA ESPIRITUAL: Sagrada Escritura, Catecismo, Vidas dos Santos... para lerem ROMANCES e outros LIVROS VAZIOS, dizendo que é uma leitura mais

 ALEGRE. Quanta ESTUPIDEZ! Deixam de alimentar a alma imortal, para transformar o coração num depósito de lixo.

 

Católico, INFELIZ daquele que, a EXEMPLO de Ló, ESCOLHER uma VIDA FÁCIL e CÔMODA; esse NÃO ANDA pelo caminho que conduz ao céu, mas sim, PERCORRE o caminho que conduz ao inferno eterno: “... largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição...” (Mt 7, 13).

Não se VAI ao céu pelo caminho FÁCIL, CÔMODO e RELAXADO escolhido por Ló, mas sim, com a CRUZ às COSTAS como EXIGE Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

Infeliz do católico que, a exemplo de Ló, ESCOLHE a VIDA FÁCIL, esse NÃO AMA a Deus de verdade: “O cristão que se poupa, que calcula para dar a Deus o mínimo indispensável, de modo a não ser traidor, que vive procurando antes fugir da cruz que carregá-la, antes defender-se que renunciar-se, antes salvar a própria vida que sacrificá-la, não é discípulo de Cristo. Se não nos é dado testemunhar nosso amor e nossa fé com o martírio do sangue, devemos, todavia, testemunhá-los abraçando com generoso coração todos os deveres que o seguimento de Cristo impõe, sem recuar perante o sacrifício” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 298).

 

Católico, Ló ESCOLHEU a VIDA FÁCIL, mas se ARREPENDEU de tamanha IMPRUDÊNCIA e ILUSÃO: “...ele teve de se arrepender da sua imprudência” (Santo Ambrósio), e: “Ló se dirige para lá cheio de ilusão, sem pensar no que lhe esperava” (Pe. Alberto Colunga).

BUSCOU o mais FÁCIL e perdeu tudo.

Os vencedores da batalha PRENDERAM a Ló: “Eles tomaram também Ló (o sobrinho de Abrão) e seus bens, e se foram; ele morava em Sodoma” (Gn 14, 12), e perdeu também a casa e a plantação: “Quando o sol se erguia sobre a terra e Ló entrou em Segor, Deus fez chover, sobre Sodoma e Gomorra, enxofre e fogo vindos de Deus, e destruiu essas cidades e toda a Planície, com todos os habitantes da cidade e a vegetação do solo” (Gn 19, 23-25).

O católico que BUSCA uma VIDA FÁCIL perde tudo: “Pois aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la” (Mt 16, 25).

 

Ló foi PRESO.

O católico que BUSCA o COMODISMO, torna-se prisioneiro do MUNDO, vivendo mergulhado nos VÍCIOS e PECADOS.

 

PERDEU todos os seus BENS; os vencedores da batalha levaram TUDO o que ele possuía.

O católico que VIVE no RELAXAMENTO, seguindo as máximas do MUNDO, perde o seu MAIOR BEM: a GRAÇA SANTIFICANTE.

 

A CASA de Ló e sua PLANTAÇÃO foram ARRASADAS pelo FOGO.

São milhões os católicos que, CONSUMIDOS pelo FOGO das PAIXÕES: bebedeiras, prostituição, noitadas...  PERDEM também os seus BENS MATERIAS.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 05 de setembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Armou suas tendas até Sodoma"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0219.htm