NÃO VOS CONHEÇO!

(Mt 25, 12)

 

“Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!”

 

 

Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1). Cinco eram insensatas e cinco, prudentes (Mt 25, 2). As insensatas, ao pegarem as lâmpadas, não levaram azeite consigo (Mt 25, 3), enquanto as prudentes levaram vasos de azeite com suas lâmpadas (Mt 25, 4). Atrasando o noivo, todas elas acabaram cochilando e dormindo (Mt 25, 5). Quando foi aí pela meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo vem aí! Saí ao seu encontro!’ (Mt 25, 6) Todas as virgens levantaram-se, então, e trataram de aprontar as lâmpadas (Mt 25, 7). As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando’ (Mt 25, 8). As prudentes responderam: ‘De modo algum, o azeite poderia não bastar para nós e para vós. Ide antes aos que vendem e comprai para vós’ (Mt 25, 9). Enquanto foram comprar o azeite, o noivo chegou e as que estavam prontas entraram com ele para o banquete de núpcias. E fechou-se a porta (Mt 25, 10). Finalmente, chegaram as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, senhor, abre-nos!’ (Mt 25, 11) Mas ele respondeu: “Em verdade vos digo: não vos conheço!” (Mt 25, 12) Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora (Mt 25, 13).

 

Católico, o ESPOSO disse para as VIRGENS LOUCAS: “Em verdade vos digo: não vos conheço!” (Mt 25, 12).

Você NÃO foi CRIADO por Deus para viver nesse mundo como PAGÃO, como alguém que não conhece o Senhor que te criou.

NÃO foi CRIADO para ser ESCRAVO do MUNDO, do DEMÔNIO e da CARNE... para se envolver com a prostituição, para passar noites dançando nos clubes, para se exibir com roupas imorais... nem para VIVER no PECADO MORTAL, longe do seu Criador.

Deus NÃO o criou para ser uma VIRGEM LOUCA.

Católico, NÃO ABUSE da misericórdia do Senhor NEM IGNORE o seu Salvador: “Porém, depois do juízo é muito grande a severidade daquele que, antes do juízo, dilatou sua inefável misericórdia. E por isso segue: E o Senhor respondendo disse: ‘Em verdade vos digo, que não vos conheço” (Santo Agostinho, De diversis quaestionibus octoginta tribus líber, 59), e: “O Senhor conhece os seus, e aquele que não O conhece será ignorado (2 Tm 2, 19). E ainda que sejam virgens pela pureza do corpo ou pela confissão da verdadeira fé, todavia, são desconhecidas pelo esposo porque não possuíam azeite” (São Jerônimo).

 

Católico, você pensa que MORRENDO ACABA TUDO? Que não existe um JULGAMENTO? Que não existe ETERNIDADE? Se você pensa assim, é melhor mudar o pensamento e o comportamento, porque LOGO após a MORTE sua ALMA IMORTAL comparecerá diante do ESPOSO CELESTE: “E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento” (Hb 9, 27), e: “Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal” (2 Cor 5, 10).

Por que as VIRGENS LOUCAS não entraram no banquete? Porque NÃO POSSUÍAM AZEITE.

Qual AZEITE? Santo Agostinho escreve: “Vela com o coração, vela com a fé, com a caridade, com as obras (...); prepara as lâmpadas, cuida de que não se apaguem (...), alimenta-as com o azeite interior de uma reta consciência; permanece unido ao Esposo pelo Amor, para que Ele te introduza na sala do banquete, onde a tua lâmpada nunca se extinguirá” (Sermão 93), e: “Assim vivida, é a existência uma vigilante espera do esposo, ocupada em boas obras que, no simbolismo da parábola, são o óleo que alimenta a lâmpada da fé” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena), e também: “A lâmpada designa a fé, segundo São Jerônimo, Santo Hilário, Orígenes, etc.; o óleo designa as boas obras, sem as quais é morta a nossa fé. A luz da lâmpada é a caridade que se nutre de boas obras, como a chama de uma lâmpada do óleo de que se alimenta” (Dom Duarte Leopoldo).

Católico, você possui o AZEITE? Você está preparado para a CHEGADA do ESPOSO de sua alma imortal?

NÃO deixe para depois, mas ANDE SEMPRE PREPARADO, porque o Senhor VIRÁ a qualquer momento.

 

 

Cristo Jesus dirá “NÃO VOS CONHEÇO!”, ao CATÓLICO que:

 

 

1. LEU e OUVIU a Palavra de Deus, mas não a COLOCOU em PRÁTICA.

 

2. PARTICIPOU da Santa Missa, mas viveu como pagão durante a semana.

 

3. PREGOU o Santo Evangelho, mas não o praticou, vivendo hipocritamente.

 

4. Ele conhece, não, porém, como ovelha de seu rebanho, porque não ouviu sua voz.

 

5. “CARREGOU” na fronte o título de católico, mas que SERVIU o MUNDO durante a vida.

 

6. VIVEU de BRAÇOS CRUZADOS... e que morreu com as mãos vazias.

 

7. DESPREZOU a Graça Santificante e que morreu no PECADO MORTAL.

 

8. ABANDONOU a família e se envolveu com a PROSTITUIÇÃO.

 

9. DEIXOU de USAR ROUPAS DESCENTES, e se vestiu escandalosa-mente.

 

10. VENDEU e COLECIONOU revistas e calendários pornográficos.

 

11. NAMOROU escandalosamente, dando mau exemplo para os mais no-vos.

 

12. CONTOU PIADA e CANTOU MÚSICAS indecentes.

 

Católico, NÃO DESPREZE a Cristo Jesus durante a sua vida aqui nesse mundo; caso cometa tamanha desgraça, Ele o terá como um ESTRANHO no dia do Juízo: “Não vos conheço: não tendo tomado parte no cortejo nupcial, são consideradas estranhas e por isso excluídas do banquete. Ao lado do sentido fundamental, que é o da preparação vigilante, acrescentou-se também um significado místico: o esposo é Jesus Cristo; a Igreja é a esposa; os fiéis são as virgens que devem ir ao encontro de Cristo com a lâmpada da fé avivada pelo óleo da caridade e chamejante de boas obras, a fim de ter parte no alegre banquete do céu” (PIB).

 

OUVIR as palavras, “não vos conheço!”, da boca de um pai, já causa tristeza e mal estar num filho. Já pensou católico, OUVIR as palavras, “não vos conheço!”, da BOCA da MISERICÓRDIA?

Deve ser muito triste ouvir da boca da misericórdia as palavras: “Não vos conheço!” Se você não quiser ouvir tais palavras, acorde enquanto é tempo.

Aprenda católico, que NÃO BASTA ser batizado para se SALVAR, mas é preciso VIVER o BATISMO. Quem não vive o batismo é uma VIRGEM LOUCA: “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e, portanto, não se salvaria, porque para a salvação de um  adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé” (São Pio X, Catecismo Maior, n.° 171), e: “Há, porém, na Igreja militante duas categorias de membros: bons e maus. Certo é que os maus participam, com os bons, dos mesmos Sacramentos, professam a mesma fé, mas não lhes são semelhantes na vida e costumes” (São Pio V, Catecismo Romano, Parte I, Capítulo X, 6).

São Milhões os católicos que VIVEM como VIRGENS LOUCAS, longe de Deus e nas garras do Demônio: “Membros mortos da Igreja são os fiéis que estão em pecado mortal” (São Pio X, Catecismo Maior, n.° 167), e: “Os membros mortos, isto é, os homens cobertos de culpas e apartados da graça divina, não perdem propriamente a regalia de serem membros deste corpo; mas, por estarem mortos, privam-se do fruto espiritual que é partilha dos justos e piedosos” (São Pio V, Catecismo Romano, Parte I, Capítulo X, 24).

Católico, a sua LÂMPADA está CHAMEJANTE de BOAS OBRAS ou APAGADA? Até quando você ABUSARÁ de Deus e das graças recebidas? Até quando VIVERÁ de braços cruzados? Lembre-se de que o ESPOSO não tarda!

O católico que VIVER LONGE de Cristo Jesus durante esta vida, NÃO será recebido no BANQUETE: “Finalmente, chegaram as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, senhor, abre-nos!’ Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora” (Mt 25, 11-13).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 10 de setembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não vos conheço!”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0221.htm