CINCO HOMENS MAGNÍFICOS

(2 Mc 10, 29-31)

 

“Tornando-se renhida a luta, apareceram aos adversários, vindos do céu, sobre cavalos com rédeas de ouro, cinco homens magníficos, que se puseram à frente dos judeus. E logo, conservando o Macabeu no meio deles e defendendo-o com as suas armaduras, tornaram-no invulnerável. Ao mesmo tempo, lançaram dardos e raios contra os adversários, os quais, desnorteados pela impossibilidade de ver, dispersavam-se, repletos de confusão. Foram assim trucidados vinte mil e quinhentos soldados, além de seiscentos cavaleiros”.

 

Católico, os ADVERSÁRIOS COMBATIAM furiosamente contra Judas Macabeu, e vieram Anjos do céu para protegê-lo: “... vindos do céu, sobre cavalos com rédeas de ouro, cinco homens magníficos, que se puseram à frente dos judeus”.  

Os Demônios, TERRÍVEIS ADVERSÁRIOS, combatem raivosamente contra nós... todos os dias... cada semana... o ano inteiro: “Mas o pior é que os perseguidores não são apenas os que se vêem; há também os invisíveis, e estes são muito mais numerosos... Assim como um único rei perseguidor envia muitas ordens de perseguição, e desse modo em cada cidade ou província há diversos perseguidores, também o diabo envia muitos servos seus para moverem perseguições, não apenas exteriormente, mas interiormente, na alma de cada um” (Santo Ambrósio, Do comentário sobre o Salmo 118), e: “Na luta com aquele maligno, porém, nunca haverá pausa; nunca poderás despojar-te das armas, nunca poderás entregar-te ao descanso, caso quiseres ficar ileso” (São João Crisóstomo, O Sacerdócio, Livro Sexto, 13).

Poderosíssima ARMA para vencer os INIMIGOS INVISÍVEIS, é pedir a proteção dos nossos AMIGOS INVISÍVEIS; eles são fiéis e nos protegerão: “Por desígnio de Sua Providência, confiou Deus aos Anjos a obrigação de guardarem o gênero humano, e de assistirem a todos os homens individualmente, para que não sofram dano de maior gravidade. Assim como os pais dão aos filhos guardas, que os defendam de perigos, quando precisam de viajar por caminhos expostos e arriscados: assim também o Pai Celestial, na viagem que fazemos para a Pátria Celeste, destinou a cada um de nós um Anjo que nos proteja, com seu auxílio e vigilância, para podermos evitar as emboscadas dos inimigos, e repelir seus tremendos ataques contra nós; para que, sob a sua direção, possamos conservar-nos no caminho reto, e que nenhum ardil do falso adversário nos faça desviar do rumo que leva ao céu” (Catecismo Romano, Parte IV, IX, 4).

Católico, nós não vemos os Anjos do Senhor, MAGNÍFICOS PROTETORES, embora não os vejamos, estão em volta de nós e combatem por nós.

Para encorajar o povo hebreu que devia atravessar o deserto e lutar com muitos povos, Deus lhe fez esta promessa: “Eis que enviarei o meu Anjo, o qual vá adiante de ti, e te guarde na viagem, e te introduza na terra que te hei preparado. Honra-o, e escuta-lhe a voz, e guarda-te de desprezá-lo; mas ele não te perdoará se fizeres o mal, e o meu nome está nele. Mas, se escutares a sua voz, eu serei inimigo dos teus inimigos, e perseguirei os que te perseguirem” (Ex 23, 20-22).

O Pe. João Colombo escreve: “Estas palavras Deus as repete a cada homem que nasce, quando lhe destina o Anjo da Guarda que andará adiante dele na viagem da vida, e o ajudará até conduzi-lo ao Paraíso. Estas palavras contêm tudo aquilo que os Anjos fazem por nós, e tudo aquilo que nós deveríamos fazer pelos Anjos”.

 

Que fazem por nós os Anjos?

 

1. Oferecem a Deus as nossas ORAÇÕES e as nossas BOAS OBRAS, e assim lhas tornam mais agradáveis: “Quando tu e Sara fazíeis oração, era eu quem apresentava vossas súplicas diante da Glória do Senhor e as lia” (Tb 12, 12), e: “Os anjos presidem as orações dos fiéis e diariamente as oferecem a Deus” (Santo Hilário).

 

2. Iluminam a nossa MENTE nas dúvidas, AVISAM-NOS nos perigos. Era sempre um Anjo que iluminava José nas suas dúvidas, que o aconselhava a fugir para o Egito ou a regressar para Nazaré quando o perseguidor tinha morrido: “Enquanto assim decidia, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho...” (Mt 1, 20), e: “Após sua partida, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito... Quando Herodes morreu, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José, no Egito...” (Idem., 2, 13. 19).

 

3. Ajudam-nos nas nossas NECESIDADES, LEVANTANDO-NOS nas fadigas e nas doenças.

Quando Santo Isidoro, camponês, cansado e queimado pelo grande calor, se lançava debaixo de alguma árvore para repousar ou para rezar, era o seu Anjo que manejava o arado, que apascentava os animais e que afugentava os lobos do redil.

 

4. Defendem-nos dos perigos da ALMA e do CORPO.

O Pe. João Colombo escreve: “Os três jovens que Nabucodonosor lançou na fornalha ardente, não arderam porque a asa de um Anjo os circundou”, e: “Os Santos intercedem pelos homens, ao passo que os Anjos da Guarda não só pedem  pelos homens, mas também atuam à sua volta” (G. Huber).

 

5. Castigam-nos às vezes, como uma mãe faz com seu filho.

São Jerônimo, uma noite, foi batido por um Anjo, porque desde tempo teimava na leitura de livros profanos, descurando os sagrados.

                       

6. Consolam-nos nos dissabores: “Quando Jesus agonizou no Getsêmani e suou sangue, desceu um Anjo e consolou-o” (Idem).

 

Católico, seja amigo fiel dos Santos Anjos; confie nesses bons amigos e peça-lhes ajuda: “Para que o Anjo da Guarda nos preste a sua ajuda, é necessário que lhe manifestemos de algum modo as nossas intenções e os nossos desejos. Apesar da grande perfeição da sua natureza, os anjos não têm o poder de Deus nem a sua sabedoria infinita, de maneira que não podem conhecer o interior das consciências. Basta, porém, que lhes falemos mentalmente para que nos entendam e até para que cheguem a deduzir do que lhes dizemos mais do que aquilo que nós mesmos somos capazes de expressar. Por isso é tão importante manter um trato de amizade com o Anjo da Guarda. E além de lhe manifestarmos amizade, devemos venerá-lo, pois é alguém que está sempre na presença de Deus, contemplando-o diretamente” (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 27 de setembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Cinco homens magníficos"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0228.htm