SUAS MULHERES DESVIARAM SEU CORAÇÃO

(1 Rs 11, 4)

 

“Quando ficou velho, suas mulheres desviaram seu coração para outros deuses e seu coração não foi mais todo de Deus...”

 

 

Além da filha de Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edonitas, sidônias e hetéias (1 Rs 11, 1), pertencentes às nações das quais Deus dissera aos filhos de Israel: “Vós não entrareis em contato com eles e eles não entrarão em contato convosco; pois, certamente, eles desviarão vossos corações para seus deuses”. Mas Salomão se ligou a elas por amor (1 Rs 11, 2); teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas (1 Rs 11, 3). Quando ficou velho, suas mulheres desviaram seu coração para outros deuses e seu coração não foi mais todo de Deus, como o fora o de Davi, seu pai (1 Rs 11, 4). Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, a abominação dos amonitas (1 Rs 11, 5). Fez o mal aos olhos de Deus e não lhe foi fiel plenamente, como seu pai Davi (1 Rs 11, 6). Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, a abominação de Moab, na montanha a leste de Jerusalém, e para Melcom, a abominação dos amonitas (1 Rs 11, 7). Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, que ofereciam incenso e sacrifícios aos seus deuses (1 Rs 11, 8). Deus irritou-se contra Salomão, porque seu coração se desviara de d’Ele, Deus de Israel, que lhe aparecera duas vezes (1 Rs 11, 9) e que lhe havia proibido expressamente que seguisse outros deuses, mas ele não obedeceu ao que Deus lhe ordenara (1 Rs 11, 10).

 

I. Deus escolheu Salomão. Católico, Deus também te escolheu.

 

Próspero em todas as ordens havia sido o reinado de Salomão. De seu pai recebeu um reino pacífico no interior e exterior; todos os seus opositores foram eliminados. Deus o escolheu entre os oito filhos de Davi para suceder-lhe no trono; o cumulou de sabedoria e de bens, impondo-lhe unicamente a obrigação de manter-se fiel a Ele e de observar seus preceitos e mandamentos.

Católico, você foi criado pelo Deus Eterno, pelo Senhor que te amou desde toda a eternidade. Deus escolheu Salomão entre os oito filhos de Davi, e só por amor te escolheu entre tantos homens que podia criar, deu-te a existência. Nosso Senhor não te criou POR ACASO, Ele colocou em suas mãos MUITOS TALENTOS e exigiu de ti a vivência dos mandamentos, sacramentos, doutrina católica...: “Considera, antes de tudo, que Deus merece o teu amor, porque ele te amou antes de ser amado por ti, e, de todos quantos te hão amado, é o primeiro (Jr 31,3). Os primeiros que te amaram neste mundo foram teus pais, mas só te amaram depois que te conheceram. Mas Deus já te amava antes de existires. Mesmo antes da criação do mundo, Deus já te amava. E quanto tempo antes de ter criado o mundo começou a te amar? Talvez mil anos, mil séculos? Mas não computemos anos nem séculos. Deus te amou desde toda a eternidade (Jr 31,3). Enfim: desde que Deus é Deus, sempre te tem amado; desde que se amou a si mesmo, também amou a ti” (Santo Afonso Maria de Ligório), e com razão, dizia a virgem Santa Inês: “Outro amante me cativou primeiro”. Quando o mundo e as criaturas requestavam o seu amor, ela respondia: “Não, não vos posso amar. Meu Deus foi o primeiro a amar-me, e é justo, portanto, que só a ele consagre todo o meu amor”.

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Assim, meu irmão, Deus te tem amado desde toda a eternidade; e só por amor te escolheu entre tantos homens que podia criar, deu-te a existência, colocou-te no mundo e, além disso, tirou do nada inumeráveis e formosas criaturas que te servem e te lembram esse amor que ele te dedica e que tu lhe deves”, e: “O céu, a terra e todas as criaturas me convidam a amar-vos” (Santo Agostinho).  Quando este Santo contemplava o sol, a lua, as estrelas, os montes e os rios, parecia-lhe que tudo falava, dizendo: Ama a Deus, que nos criou para ti, a fim de que o ames. O Padre Rancé, fundador da Trapa, não via os campos, as fontes e os mares, sem recordar-se, por meio dessas coisas criadas, do amor que Deus lhe tinha. Também Santa Teresa disse que as criaturas lhe repreendiam a ingratidão para com Deus. E Santa Maria Madalena de Pazzi, ao contemplar a formosura de alguma flor ou de um fruto, sentia o coração transpassado pelas flechas do amor divino e exclamava: O Senhor, desde toda a eternidade, pensou em criar estas flores, a fim de que o ame! Considera, além disso, o particular amor de Deus, fazendo-te nascer num país cristão e no seio da Santa Igreja. Quantos vêm ao mundo entre idólatras, judeus, maometanos e heréticos, e por isso se perdem! Poucos são relativamente os homens que têm a felicidade de nascer onde reina a verdadeira fé, e o Senhor te pôs entre eles. Oh! Quão sublime é o dom da Fé! Quantos milhões de almas se vêem privadas dos sacramentos, das prédicas, dos bons exemplos de homens santos! E Deus quis conceder-te todos esses grandes recursos sem nenhum merecimento de tua parte, ou, para melhor dizer, prevendo os teus desmerecimentos. Ao pensar em criar-te e dar-te essas graças, já previa as ofensas que lhe havia de fazer” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico, Deus o CRIOU e DESEJA que você seja santo, grande santo: “Porquanto, é esta a vontade  de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3).

O Senhor não exige muito de você: “Porque este mandamento que hoje te ordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance” (Dt 30, 11), e: “Pois este é o amor de Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados” (1 Jo 5, 3).

Nosso Senhor é um Deus CIUMENTO, Ele não aceita um coração DIVIDIDO, por isso, seja-Lhe FIEL: “Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirá, porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento...” (Ex 20, 5).

                                                                 

II. Salomão deixou-se arrastar. Católico, não se deixe arrastar.

   

Deus cumulou Salomão de sabedoria e de bens, impondo-lhe unicamente a obrigação de manter-se fiel a Ele e de observar seus preceitos e mandamentos.

Porém, à medida que crescia a fama de Salomão e amontoava riquezas, deixou-se arrastar pelos sentimentos do coração até ofuscar sua privilegiada inteligência. Não soube administrar suas riquezas nem sua glória com moderação. A consciência de sua superioridade o levou ao despotismo, tratando a seus súditos com severidade em vez de amá-los como pai. Sua ânsia de glória levou Salomão a fazer pacto com reis estrangeiros, a receber comissão dos povos gentios, a contrair matrimônios com numerosas princesas pagãs. As muitas mulheres de variadas procedências e religião chegaram a seduzir seu coração na medida que avançava em anos até arrastá-lo a render culto a deuses estrangeiros. Se à filha do Faraó concedeu uma habitação separada, como negar a ela e às outras seu desejo de ter um lugar de culto para seus respectivos deuses? A causa de muitas mulheres estrangeiras, o reino do grande monarca israelita começava a rachar-se; os profetas, antes fervorosos admiradores seus, não duvidaram em declarar-se contra; o povo, oprimido por taxas e trabalhos, desejava uma troca.

Salomão começou a adorar outros deuses.

A idolatria era considerada como o maior dos pecados (1 Rs 9, 6-7). Salomão rendeu culto a Astarte (ashtarté), a deusa principal dos fenícios e sidônios, associada ao Deus Baal. De Melcom, sabemos que era o supremo deus dos amonitas (2 Sm 12, 30), ao que se oferecia crianças em holocausto. Os moabitas reconheciam ao deus Camos (Nm 21, 29; Jr 48, 46). Este pecado devia atrair sobre Salomão um castigo exemplar.

Católico, cuidado para não se deixar arrastar por sentimentos, a exemplo de Salomão. Percorra o caminho da salvação sem colocar nas coisas da terra o seu coração.

Falando sobre o apego de Salomão às coisas da terra, escreve São João da Cruz: “Oh! Se os homens soubessem de quantos bens de luz divina os priva esta cegueira causada pelos seus apegos e afeições desregradas, e em quantos males e danos os fazem cair cada dia por não se quererem mortificar! Porque não há que fiar de bom entendimento, nem de dons recebidos de Deus, para julgar que deixará a alma de ficar cega e obscura, e de ir caindo de mal a pior, se tiver alguma afeição ou apetite. Poderia alguém acreditar que um varão tão perfeito, sábio e dotado dos favores do céu, como foi Salomão, havia de cair na velhice em tal desvario e endurecimento da vontade, a ponto de levantar altares a tantos ídolos e os adorasse? (1 Rs 11, 4). Para isso foi suficiente aquela afeição que tinha à mulheres, e a negligência em reprimir os apetites e deleites de seu coração. Falando de si mesmo, no Eclesiastes, Salomão reconhece que assim fez, dizendo que não negou ao seu coração quanto lhe pediu (Ecl 2, 10). E, se, na verdade, a princípio ele se conduziu com prudência, mais tarde, por não ter renunciado aos apetites e a eles se ter entregue sem moderação, tornou-se pouco a pouco cego e obscurecido no entendimento a ponto de vir extinguir-se a grande luz da sabedoria com que Deus o favorecera, e, assim, na velhice, abandonou o Senhor. Se as paixões não mortificadas tiveram tal domínio sobre quem era tão versado na ciência do bem e do mal, que serão para nossa inteligência os apetites não mortificados?” (Subida do Monte Carmelo, Livro I, Capítulo VIII, 6-7).

 

São Milhões os católicos, “Salomões de hoje”, que ao invés de serem SOLDADOS de Cristo Jesus, são valentes soldados do exército de Satanás. Esses, cegos pela LAMA da FAMA e “ENGASGADOS” com os BENS MATERIAIS, não OLHAM para o Céu nem ABREM mais o coração para o Deus Eterno.

Por serem famosos, julgam-se donos do mundo e das pessoas, esforçam-se diariamente para colocarem todos sob seus pés; e por serem possuidores de grandes fortunas, lutam ferrenhamente para dominar os de pouca posse. Quanta idiotice! Suas almas são FEIAS como VERMES REPUGNANTES. De que adianta ser famoso e possuir bens se NÃO POSSUEM Deus? “A Alma presa pelos encantos de qualquer criatura, é sumamente feia diante de Deus, e não pode de forma alguma transformar-se na verdadeira beleza, que é Deus, pois a fealdade é de todo incompatível com a beleza” (Idem, Capítulo IV, 4).

É preciso lembrá-los de que a FAMA e o DINHEIRO não os defenderão no Dia do Terrível Juízo.

 

São Milhares os católicos, “Salomões de hoje”, que ansiosos pela GLÓRIA, fazem pacto com o MUNDO, inimigo de Deus e das almas imortais. Abandonam a família e enveredam pelo caminho do ADULTÉRIO e da PROSTITUIÇÃO... vivem como porcos e porcas a LAMEAREM no sexo fora do casamento, no homossexualismo, na masturbação, na bestialidade, na pornografia... 

Esses, a exemplo de Salomão, fazem PACTO com “estrangeiros”, isto é, com pessoas SEDENTAS do pecado; dizem não ao Senhor, Luz Eterna, para viverem nas Trevas.

Salomão contraiu matrimônio com numerosas mulheres pagãs; são milhares os católicos que viram as costas para Nosso Senhor e se “prostituem” com o mundo: “Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus” (Tg 4, 4).

Católico, você foi criado para CONHECER, AMAR e SERVIR a Deus; tudo o que você fizer fora isso, está se PACTUANDO com o mundo e suas máximas: “Como é belo, como é grande conhecer, amar e servir a Deus! É a única coisa que temos para fazer neste mundo. Tudo o que fazemos afora isto, é tempo perdido” (São João Maria Vianney).

                                

III. Salomão serviu a outros deuses. Católico, sirva somente ao Deus Vivo e Verdadeiro.

 

Salomão virou as costas para o Deus verdadeiro e foi se prostrar diante de outros deuses: “... lhe havia proibido expressamente que seguisse outros deuses, mas ele não obedeceu ao que Deus lhe ordenara” (1 Rs 11, 10).

São Milhões os católicos que abandonam o Deus Verdadeiro para SERVIR aos ÍDOLOS.

Esses ignoram completamente a Deus e se PROSTRAM diante dos deuses da moda, do sexo, da bebida, do carnaval, do dinheiro, do poder, da vaidade, da fama...

Será que esses deuses trazem alegria e felicidade para a alma imortal do católico? Será que uma alma imortal se sente saciada com esses ídolos? Claro que não! Somente o Deus Eterno pode satisfazer uma alma imortal: “Imagina o amor maior da terra, o que é em comparação com o de um Deus infinito? Deus é amor, o que busca nas almas senão amor?” (Santa Teresa dos Andes, Carta 40).

O que dirá a Deus na hora do Julgamento, o católico que passou a vida aqui a terra adorando a deuses falsos? Que escancarou o coração para os “ídolos de pano?”  Que jogou a vida fora servindo às coisas caducas e repugnantes da terra?

O que dirão a Deus, na hora do Julgamento, os católicos que ocuparam boa parte da vida, gastaram dinheiro e perderam tempo com Fã Clube? Esses foram criados para adorar o Deus Eterno, mas passam a vida a idolatrar os artistas, “ídolos de pano”. Pobres cegos! Chorarão amargamente na hora da morte.

 

IV. Salomão foi castigado por Deus. Católico, você também será castigado.

 

Deus disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste minha aliança e as prescrições que te dei, vou tirar-te o reino e dá-lo a um de teus servos. Todavia, não o farei durante tua vida, por consideração para com teu pai Davi; é da mão de teu filho que o arrebatarei. Nem tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com o meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi” (1 Rs 11, 11-13).

O católico que serve aos deuses falsos não possui a verdadeira PAZ; esse vive INQUIETO, porque a sua alma imortal não possui o Deus da Vida: “Ai da alma se lhe falta Cristo que a cultive com diligência, para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta, coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Ai da alma, se seu Senhor, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões e virará moradia dos vícios” (São Macário).  

Assim falou Deus a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste minha aliança e as prescrições que te dei, vou tirar-te o reino e dá-lo a um de teus servos”.

Católico, com você não será diferente. Se abandonar a Deus para servir aos deuses falsos, Nosso Senhor o castigará; até o pouquinho que você possui lhe será tirado: “Tirai-lhe o talento que tem e dai-o àquele que tem dez, porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o fora nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!” (Mt 25, 28-30).

Católico, você pensa que FINGIR ser de Deus GARANTE a SALVAÇÃO ETERNA? Você serve aos ÍDOLOS e pensa em se SALVAR? Não! Para entrar no Céu é preciso SERVIR ao Deus Verdadeiro e SER-LHE FIEL: “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e, portanto, não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conforme à fé” (São Pio X, Catecismo Maior, 171).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 10 de outubro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Suas mulheres desviaram seu coração"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0232.htm