OCUPAI-VOS

(Fl 4, 8-9b)

 

"Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor. Então o Deus da paz estará convosco".

 

 

 

Católico, você foi criado por Deus e, com certeza, NÃO VIVERÁ aqui na terra para sempre. Durante o tempo em que viver aqui nesse mundo, é preciso TRABALHAR FERVOROSAMENTE para conquistar a VIDA ETERNA.

Filipenses 4, 8-9b nos ensina o que devemos fazer para agradar a Deus enquanto estivermos nesse mundo. Quais deverão ser as nossas OCUPAÇÕES.

 

1. OCUPAI-VOS com tudo o que é VERDADEIRO.  

 

Santo Agostinho diz que a "Verdade gera o ódio" e que a mesma "Possui poucos amigos"; e é exatamente a VERDADE que devemos SEGUIR, mesmo que todos se REVOLTEM contra nós: "Pode acontecer que numa ou noutra situação tenhamos que sofrer a calúnia ou a difamação por sermos verazes, por sermos fiéis à verdade; noutras, as nossas palavras ou as nossas ações serão talvez mal interpretadas. Em qualquer caso, o Senhor espera de nós, seus discípulos, que falemos sempre com clareza, abertamente" (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Feliz do católico que diz a verdade sem se preocupar com perseguições, xingos, ameaças e desprezos. Essa deve ser a OCUPAÇÃO do católico: falar a verdade: "Na sociedade em que vivemos, teremos que falar com firmeza - com a segurança de quem tem a verdade do seu lado - de muitos temas de grande transparência para a família, para a sociedade e para a dignidade da pessoa: indissolubilidade do casamento, liberdade de ensino, doutrina da Igreja sobre a transmissão da vida humana, dignidade e beleza da castidade, sentido grandioso do celibato e da virgindade por amor de Cristo... Num mundo em que a mentira e a dissimulação constituem tantas vezes o miolo do comportamento habitual de muitos, nós, os cristãos, devemos ser homens verazes, que fogem sempre até da menor mentira. Devemos ser conhecidos pelos que convivem conosco como homens e mulheres que nunca mentem, mesmo nos assuntos de pouca importância; que eliminaram das suas vidas o que cheira a dissimulação, a hipocrisia, a falsidade e que sabem retificar quando erram. A nossa vida terá então uma grande fecundidade apostólica, pois sempre se pode confiar numa pessoa íntegra, que diz a verdade com caridade, sem ferir, com compreensão para com todos" (Idem.).

Católico, você foi criado por Deus para OCUPAR-SE com tudo o que é VERDADEIRO.

Não deixe sair de sua boca nenhuma mentira, e fuja dos mentirosos. A mentira escraviza, enquanto que a verdade liberta: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8, 31-32).

Aquele que diz a verdade segue a Cristo: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6), e quem diz mentira é discípulo do Demônio: "Vós sois do diabo, vosso pai... porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8, 44).

Católico, seja FIEL à Santa Igreja Católica: "... coluna e sustentáculo da verdade" (1 Tm 3, 15), e VIRE as costas para o Protestantismo, Espiritismo, Budismo, Islamismo...: "Se alguém ensinar uma outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina conforme a piedade, é porque é cego, nada entende, é um doente à procura de controvérsias e discussões de palavras. Daí nascem inveja, brigas, blasfêmias, más suposições..." (1 Tm 6, 3-4), e: "Se alguém vem até vós sem ser portador desta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis. Aquele que o saúda participa de suas obras más" (2 Jo 10-11).

 

Preferiu morrer que mentir.

Um soldado piemontês, na confissão que fez antes de entrar para a milícia, propôs aos pés do Crucifixo antes morrer que pecar, dizendo uma mentira.

Fazia poucos meses que estava na caserna; entretanto, como não podia conter o desejo de rever os pais, estando de guarda, quis aproveitar a ocasião para desertar. Mas, ao saltar um muro, foi tão infeliz que quebrou uma perna. Obrigado a pedir socorro, aparece o cabo e pergunta-lhe por que saltara o muro.

- Para voltar para casa de meus pais, pois não aguento mais de saudades.

O cabo, compadecendo-se dele, adverte-o que não revele o motivo da fuga planejada; diga antes, para justificar a desgraça, que fez aquilo para impedir a evasão de alguns detentos. Assim você não será castigado - dizia-lhe o cabo - antes será premiado e graduado.

 O soldado, fiel ao seu propósito, respondeu:

- Ah! Isso não; prefiro morrer a mentir!

Chega, entretanto, outro colega que o exorta a seguir o conselho do cabo. A resposta foi a mesma:

- Prefiro morrer a dizer uma mentira!

E assim foi. Perdeu a perna e teve de cumprir a pena. Mas, pensando na glória que dava a Deus com a constância no seu propósito, suportou tudo com grande paciência.

 

  2. OCUPAI-VOS com tudo o que é NOBRE

 

Quando Paulo, irmão de Santo Estanislau Kostka, o convidava para os divertimentos mundanos, esse lhe respondia: "Nasci para as coisas do alto".

Católico, você foi criado por Deus para BUSCAR DIARIAMENTE as coisas do alto, não as da terra: "Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra" (Cl 3, 1-2).

Estamos nesse mundo de passagem, não possuímos aqui uma cidade permanente: "Porque não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da cidade que está para vir" (Hb 13, 14). Enquanto peregrinamos para a cidade celeste, devemos buscar as coisas do alto: "Um cristão coerente com a sua fé, não atua senão com os olhos em Deus, com visão sobrenatural; trabalha neste mundo... metido nos afãs da terra, com o olhar no Céu" (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, n.° 206), e: "Deste modo, aqueles que se esforcem por buscar a santidade imitando a Cristo na Sua vida oculta, viverão a esperança, serão otimistas e alegres, e participarão depois da sua morte na glória do Senhor, que será plena no fim dos tempos. Então ouvirão o louvor de Jesus: 'Muito bem, servo bom e fiel; visto que foste fiel no pouco, eu te confiarei o muito: entra no gozo do teu Senhor' (Mt 25, 21)" (Edições Theologica).

 

3. OCUPAI-VOS com tudo o que é JUSTO

                        

Católico, você foi criado por Deus para ser santo, grande santo: "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Lv 19, 2), e: "Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5, 48), e também: "Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação" (1 Ts 4, 3), e ainda: "Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade" (Idem. 4, 7), e: "Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12, 14).

Deus quer que você seja lâmpada, luz, luzeiro e refletor: "Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 14), e: "... no meio da qual brilhais como astros no mundo" (Fl 2, 15).

Você não foi criado pelo Deus Altíssimo para viver em adultério, prostituição, bebedeira... mas sim, para OCUPAR-SE com tudo o que é JUSTO, isto é, para ser SANTO: "Ser santo não é uma conveniência, é uma necessidade. Ser santo não é um conselho, que nos seja lícito seguir ou não; mas é uma lei divina, um dos muitos preceitos que Jesus Cristo nos deixou no Evangelho: 'Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito' (Mt 5, 48). A nossa vida futura há de ser com Deus no céu ou sem Deus no inferno. Para viver com Deus no céu, três vezes Santo, que santidade não será precisa!" (Pe. Alexandrino Monteiro).

Católico, seja sábio e prudente, não perca tempo com aquilo que não o ajudará a se santificar; do contrário, você ESTÁ ROUBANDO de Deus.

 

4. OCUPAI-VOS com tudo o que é PURO

 

Católico, FUJA da IMPUREZA e OCUPE-SE com tudo o que é PURO.

A impureza não se refere apenas à desordem da sensualidade, ainda que esta, quer dizer, a luxúria, deixe uma marca profunda, "mas também o desejo imoderado de bens materiais, à atitude que leva a ver os outros com maus olhos, com intenção retorcida, à inveja, ao rancor, à inclinação egocêntrica de pensar em si mesmo e esquecer os outros, à apatia interior..." (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

O católico deve buscar somente o que é puro, deixando de lado aquilo que mancha o coração.

Para manter-se PURO, o católico deverá: rezar fervorosamente, examinar com frequência a consciência, confessar e receber o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor com frequência, fazer boas e piedosas leituras, evitar ambientes e amizades que não agradam a Deus...

 

5. OCUPAI-VOS com tudo o que é AMÁVEL

 

Disse Nosso Senhor: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22, 37.39).

Escreve São João Maria Vianney: "Como é belo, como é grande conhecer, amar e servir a Deus! É a única coisa que temos para fazer neste mundo. Tudo o que fazemos afora isto, é tempo perdido. O Bom Deus nos colocou na terra para ver como nos comportaríamos e se o amaríamos; mas ninguém permanece nela para sempre".

Será que existe OCUPAÇÃO mais digna de ser amada que a de amar a Deus e ao próximo? "Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse... Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22, 38-40).

 

6. OCUPAI-VOS com tudo o que é HONROSO

 

Será que existe MAIOR HONRA do que a de se CONSUMIR por Deus e pelas almas imortais?

Nosso Senhor ama um coração forte e generoso, um coração que se desapega de si para se doar... que se esquece de si para servir... um coração que está disposto a se CONSUMIR com alegria e generosidade pelo Senhor do Universo... um coração que vive santamente sem se preocupar com os obstáculos que surgem pelo caminho: "De modo algum consiste a santidade em obras extraordinárias: encontra-se essencialmente na linha do dever! Está, portanto, ao alcance de toda criatura de boa vontade. Requer-se somente o cumprimento do dever, generoso e constante. Generoso: sem negligência, solícito em agradar a Deus em cada ação, pronto a abraçar com amor cada expressão de sua vontade. Constante: em todas as circunstâncias e situações, ainda nas menos felizes e desagradáveis, nos momentos obscuros de tristeza, cansaço, aridez; e assim, cada dia" (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena), e: "Virtude fora do comum exige-se para cumprir com atenção, piedade, íntimo fervor de espírito, todo o conjunto de coisas comuns que enche nossa vida cotidiana" (Pio XI, Bertetto, v. 1, p. 759).

 

7. OCUPAI-VOS com tudo o que é VIRTUOSO

 

A alma do católico deve ser um jardim onde se cultivam as mais belas VIRTUDES. Ele deve se preocupar diariamente em crescer cada vez mais nas VIRTUDES, sem jamais dizer BASTA.

O católico não foi criado pelo Deus Eterno para "cultivar" VÍCIOS em sua alma, mas sim, VIRTUDES.

São João Crisóstomo escreve: "Cristo deixou-nos na terra a fim de que nos tornássemos faróis que iluminam, doutores que ensinam; a fim de que cumpríssemos o nosso dever de fermento; a fim de que nos comportássemos como anjos, como anunciadores entre os homens; a fim de que fôssemos adultos entre os menores, homens espirituais entre os carnais a fim de os ganharmos; a fim de que fôssemos sementes e déssemos frutos numerosos. Nem sequer seria necessário expor a doutrina, se a nossa vida fosse irradiante a esse ponto; não seria necessário recorrer às palavras, se as nossas obras dessem um tal testemunho" (Hom. X in ITm.; Migne, PG LXII, 551).

 

Católico, em Filipenses 4, 8-9b diz: "Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor. Então o Deus da paz estará convosco".

Depois de citar: verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso e virtuoso, o Apóstolo São Paulo acrescenta: OU QUE DE QUALQUER MODO MEREÇA LOUVOU.

Está claro que não sobra NENHUMA BRECHA para o católico dizer que também foi criado para a LIBERTINAGEM.

                                

Católico:

 

a) Pular carnaval, dançar bailes, cantar músicas imorais... MERECE LOUVOR? Não! Por que então você frequenta esses lugares nos finais de semana?

Agindo assim, será que o Deus da paz está com você?

Com certeza não: "Nestes dois últimos dias de carnaval conheci um grande acúmulo de castigos e pecados. O Senhor deu-me a conhecer num instante os pecados do mundo inteiro cometidos nestes dias. Desfaleci de terror e, apesar de conhecer toda a profundeza da misericórdia divina, admirei-me que Deus permita que a humanidade exista" (Santa Faustina Kowalska, Diário, 926), e: "Numa outra vez, no tempo de carnaval, apresentou-me, após a Santa Comunhão, sob a forma de Ecce Homo, carregando a cruz, todo coberto de chagas e ferimentos. O sangue adorável corria de toda parte, dizendo com voz dolorosamente triste: Não haverá ninguém que tenha piedade de mim e queira compadecer-se e tomar parte na minha dor no lastimoso estado em que me põem os pecadores, sobretudo agora?" (Santa Margarida Maria Alacoque), e também: "Não há um só mandamento na Lei de Deus que o baile não transgrida... O demônio rodeia um baile como um muro cerca um jardim... As pessoas que entram num salão de baile, deixam na porta o seu anjo da guarda e o demônio o substitui, de sorte que há tantos demônios quanto são os bailarinos" (São João Maria Vianney).

 

b) Usar roupas curtas, transparentes, cavadas... MERECE LOUVOR? Não! Por que então você possui um guarda-roupa cheio dessas "tarrafas" de Satanás?

Se vestindo assim, será que o Deus da paz está com você?

Com certeza não: "Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas" (São João Eudes), e: "Os pais devem então ensinar a seus filhos o valor da modéstia cristã, da sobriedade no vestir, da necessária autonomia em relação às modas, característica de um homem ou de uma mulher com personalidade madura" (Sexualidade Humana: Verdade e Significado, nº 97).

 

c) Drogar-se, beber, fumar... MERECE LOUVOR? Não! Por que então você faz uso dessas coisas como se estivesse fazendo um bem? "... nem os bêbados... herdarão o Reino de Deus" (1 Cor 6, 10).

 

d) Roubar na balança ou abertamente MERECE LOUVOR? Não! Por que então você pega o alheio com frequência? "... nem os ladrões... herdarão o Reino de Deus" (Idem.).

 

e) Adulterar, fornicar, masturbar... MERECE LOUVOR? Não! Por que então você peca com frequência contra a castidade? "O adultério é uma injustiça" (Catecismo da Igreja Católica, 2381), e: "A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres" (Idem., 2353), e também: "... a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado" (Idem., 2352).

 

f) Exaltar o homossexualismo participando de certas "paradas" MERECE LOUVOU? Não! Por que então você participa dessas "paradas" como se fosse algo inocente? "... nem os efeminados... herdarão o Reino de Deus" (1 Cor 6, 10).

 

Católico, NÃO JOGUE a VIDA fora... NÃO PERCA TEMPO com as coisas caducas da terra... NÃO DEIXE para depois o bem que pode realizar hoje.

Lembre-se de que a VIDA é BREVE e que depois da MORTE haverá um JULGAMENTO.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 28 de outubro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Ocupai-vos"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0236.htm