LOUCO, DE TODOS O MAIS LOUCO

(Is 30, 1)

 

“Ai dos filhos que desertam!”

 

Louco, de todos o mais louco, é o católico que se afasta de Deus e não se preocupa em SALVAR a sua ALMA IMORTAL: “Aquele que não faz o que pode para salvar sua alma: ou não tem fé ou é um DOIDO” (Santo Antônio Maria Claret, O Caminho Reto), e: “É um LOUCO o homem que não trabalha para salvar a sua alma” (São Filipe Néri).

 

São Filipe Néri, que vivia rodeado de rapazes, disse-lhes um dia:

- Meus caros, se estiverem bem atentos tenho uma bela coisa para dizer-vos.

- Diga, diga, padre Filipe – repetiram-lhe os rapazes cheios de curiosidade.

- Pois bem; eu vos digo que há neste mundo muitos loucos e muitos velhacos.

- Que quer o senhor dizer com isso, padre Filipe?

- É muito simples: os velhacos são os que, vivendo no meio do mundo, trabalham sempre para o céu; loucos, porém, são aqueles que se afadigam pelas coisas da terra e caminham para a perdição eterna.

 

I. Católico, para que você foi criado?

 

Você foi criado para CONHECER, AMAR e SERVIR a Deus: Como é belo, como é grande conhecer, amar e servir a Deus! É a única coisa que temos para fazer neste mundo. Tudo o que fazemos afora isto, é tempo perdido” (São João Maria Vianney); e também, para SALVAR a sua ALMA IMORTAL e TORNAR-SE SANTO: “Salvar a minha alma, tornar-me santo, eis o principal negócio de minha vida” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

Se você foi criado pelo Deus Eterno para conhecê-lO, amá-lO, servi-lO... salvar a sua alma imortal, ser santo... Por que você FAZ EXATAMENTE o contrário? Isso é grande LOUCURA, de todas, a PIOR LOUCURA.

O mundo é um grande hospício, e agindo assim: “Ai dos filhos que desertam!”, você está fazendo parte desse terrível hospício.

                         

Católico, NÃO SEJA LOUCO, mas SIRVA ao Deus que te criou enquanto é tempo. SIRVA a Deus e não ao MUNDO ENGANADOR.

Morria um rei célebre pela vida dissipada que levou. No desejo de ensinar o seu filho ainda jovem, manda-o chamar para junto do leito. Ouve, filho, o conselho de teu pai enfermo: Não te ponhas ao serviço do  mundo como eu fiz! Deixo-te duas grandes lições; presta atenção. Na vida o mundo dar-te-á poucos prazeres e muitos sofrimentos; na morte, só te dará sofrimentos. Lembra-te de mim que bem os sinto agora!

Assim falou o rei enfermo. E quantos não são aqueles que o imitam nos desmandos, mas não querem reconhecer o que reconheceu o rei, embora tarde! Destes falou o Patriarca do sofrimento, Jó: “Gastam os dias a gozar, e num instante caem no inferno” (21, 13).

 

II. Grande loucura

 

  Católico, já EXAMINOU a sua CONSCIÊNCIA sobre a salvação de sua alma?

Você é um católico SÁBIO ou LOUCO?

São milhões os LOUCOS que vivem nesse mundo como se NÃO POSSUÍSSEM uma alma imoral para salvar; esses são os católicos de batismo.

Católicos de batismo são homens de que se sabe que são católicos porque podem apresentar uma certidão na qual consta que, um dia, foram levados à igreja e batizados; fora disso, nem por suas crenças nem por suas práticas poderá alguém reconhecer que são católicos.

 

Quem é o católico LOUCO?

 

1. É aquele que se preocupa somente com os BENS MATERIAIS.

Que abandona a pátria e a família para ganhar dinheiro no exterior, sendo que não faz nada para salvar a sua alma imortal.

Que trabalha aos domingos e dias santos sem reservar um horário para Deus.

Que possui muitos bens, mas não dá esmola.

Que corre furiosamente atrás dos bens passageiros sem se preocupar com os bens eternos.

Para esses católicos LOUCOS diz o Senhor: “Louco, nessa mesma noite ser-te-á reclamada a alma. E as coisas que acumulaste, de quem serão?” (Lc 12, 20).

 

2. É aquele que se envolve com o esporte e a fama, se ESQUECENDO da salvação da alma.

São milhões os que dedicam várias horas por dia em EXERCITAR o CORPO, não reservando, sequer, UM MINUTO para a alma. Não seria isso GRANDE LOUCURA?

Esses correm desesperadamente atrás da fama; são ENGANADOS pelo Demônio: “Assim como Adão e Eva foram enganados pelo demônio no paraíso terrestre e se tornaram infelizes, condenados a toda a sorte de misérias e não deuses como esperavam... assim enganados são todos os que deixam de servir a Deus desprezando a sua Lei” (Mortarino).

 

3. É aquele que passa horas e horas diante da televisão, portas dos botecos, salões de bailes... sem se preocupar em ALIMENTAR a sua alma imortal.

O que dizer desses católicos? São LOUCOS! Loucos porque dizem: Mais tarde! Mais tarde!

Deus é Senhor da nossa vida inteira. Não queiramos deixar para a velhice o servi-lO, entregando ao demônio e ao mundo as forças da mocidade; mas desde a nossa juventude sirvamo-lO, para não sentirmos um dia os cruéis remorsos que sentiu certo homem rico, escravo do mundo.

Dizia ele muitas vezes: Oh! Como é bom gozar o mundo! Ter todos as comodidades, dinheiro, criados e mesa farta! Terei tempo de me dar a Deus mais tarde...

Um dia quando bem entendeu, deixou o mundo, vestiu o hábito de Cister e principiou a servir a Deus. Mas, tais remorsos sentia pela vida passada que suspirava e dizia: Indigno que eu sou! Deixei ao mundo a carne e a Deus dou os ossos! Dei ao demônio o suco de limão, a Deus atiro a casca espremida! Infeliz! Onde está a minha juventude? Voltar-me para Deus agora que o meu corpo já cheira às ossadas da sepultura!?

 

4. É aquele que transformou o coração num “CHIQUEIRO” para engordar Satanás.

O que dizer do católico que vive SOSSEGADAMENTE em PECADO MORTAL? É um LOUCO, de todos o mais LOUCO.

São Macário escreve: “Ai da alma se lhe falta Cristo, que a cultive com diligência, para que possa germinar os bons frutos do Espírito! Deserta, coberta de espinhos e de abrolhos, terminará por encontrar, em vez de frutos, a queimada. Ai da alma, se seu Senhor, o Cristo, nela não habitar! Abandonada, encher-se-á com o mau cheiro das paixões, virará moradia dos vícios”.

 

III. Só existe uma vida aqui na terra

 

Católico, você já PAROU para pensar na BREVIDADE da vida?

EXAMINOU sua consciência sobre a SALVAÇÃO da alma?

Já colocou na “BALANÇA” o TEMPO que você perdeu com as coisas da terra?

LOUCO, de todos o mais LOUCO, é aquele que busca repouso nas coisas passageiras: “Só temos uma vida e não ficaremos para sempre neste mundo. Vamos de viagem, e LOUCO é o que procura aqui morada e lugar de repouso” (Servo de Deus, Eduardo Poppe, Carta aos sacerdotes).

Católico, sabendo que existe somente uma vida aqui na terra, NÃO PERCA mais TEMPO com as coisas passageiras; mas, CHEIO de BOA VONTADE, empenhe-se em salvar a sua alma imortal.

São João Bosco, num dos recreios dos seus rapazes do oratório de Turim, pergunta ao ouvido de um deles: queres ajudar-me a salvar a tua alma?Sim Padre, respondeu a criança; e de que modo?Com a tua boa vontade, respondeu Dom Bosco.

Estava o mesmo santo um dia como convidado a um jantar na casa do conde Camburzano. Entre os demais estava um general. Às despedidas diz este a São João Bosco: Queira deixar-me qualquer pensamento seu como lembrança.  

- Senhor general, reze por mim para que eu salve a minha alma.  

Eu rezarei por ti?! Atalhou prontamente o general.   

- Sim, reze por mim! Não vê que tantos me têm por santo, e ainda me posso perder? Seja pelo menos o bom general que me ajude!  Mas insistindo este para que o santo lhe deixasse uma recordação, escreveu numa folha de papel: Não se esqueça o senhor general de salvar a sua alma, com a sua boa vontade.

 

Católico, lembre-se continuamente de salvar a sua alma imortal.

Não deixe para depois... para a próxima semana... para o próximo mês... próximo ano... Não cometa TAMANHA LOUCURA, porque a morte pode CHEGAR ANTES... Todos os dias MORREM MILHARES de pessoas; CHEGARÁ também a sua hora.

A árvore para o lado que pende cai e assim fica caída.

O mesmo acontecerá com a nossa alma: Durante a vida pendeu para Deus? À hora da morte cairá para o lado do paraíso e se salvará; mas se por suma desgraça pendeu para o mundo, para o pecado? À hora da morte será preciso que o vento forte da conversão a volte para não cair para o lado da perdição. Sabemos nós se nesta hora tão incerta teremos este sopro de Deus, quando na vida repelimos todos os convites do seu amor?

 

“Ai dos filhos que desertam!” (Is 30, 1).

Ai do católico que se DESERTOU! Que abandonou o Exército do Deus Altíssimo para fazer parte do exército do MUNDO. O que esse SOLDADO INFIEL dirá a Nosso Senhor na hora do Julgamento? Mesmo ARRASTADO, ele terá que comparecer diante de Deus para receber o que merecer.

Ai do católico que se DESERTOU! Que cospe e pisa no Sangue do Cordeiro Imaculado, que se gaba de ser grande pecador... Um dia ele encontrará com o Santíssimo Juiz... Que desespero quando olhar para suas mãos vazias!

Católico, você pode se DESERTAR porque é LIVRE; mas do JUÍZO você NÃO ESCAPARÁ.

 

Católico, NÃO DEIXE para a ÚLTIMA HORA o NEGÓCIO da sua salvação; NÃO seja LOUCO: “Salvar-me é negócio particular. Cada um por si e para si, em se tratando da Eternidade” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 03).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 10 de novembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Louco, de todos o mais louco”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0239.htm