DE QUEM TEREI MEDO?

(Sl 27, 1)

 

“Deus é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? Deus é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?”

 

Se depositarmos a nossa confiança em Deus nas horas de dificuldades... se contarmos com a Sua proteção segura, não há porque ter medo dos inimigos... o Senhor nos protegerá: “O Senhor repele todos os ataques e ciladas de meu inimigo. De ninguém terei medo” (Santo Agostinho, Comentário aos Salmos).

Por que ter medo dos inimigos se o Senhor é nossa LUZ e SALVAÇÃO?    Se vivermos na “claridade” e com o Hóspede divino em nossa alma não há porque temer: “Deus é minha luz e minha salvação: de quem terei medo?”

O que mais se encontra hoje são pessoas angustiadas e atemorizadas pelas dificuldades da vida: problemas na família, perseguição no trabalho, doenças, crise financeira, tentações... e, com certeza, elas serão “esmagadas” por essas angústias porque contam com as próprias forças e viram as costas para Deus que tudo pode: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

Deus é Pai e cuida continuamente de seus filhos... nada deve nos amedrontar: “Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, porque é ele que cuida de vós” (1 Pd 5, 7).

São João de Nápoles comenta: “O Senhor é nossa luz, Ele é o sol de  justiça que irradia sobre a Igreja Católica estendida por toda parte...O Senhor é minha luz e minha salvação: a quem temerei? O homem interior, assim iluminado, não vacila, segue reto seu caminho e tudo suporta” (Sermão 7).

Se estivermos em perigo, Deus iluminará a nossa vida e nos salvará: “Eu me deito e logo adormeço. Desperto, pois é Deus quem me sustenta” (Sl 3, 6), e: “Pois tu salvas o povo pobre e rebaixas os olhos altivos” (Sl 18, 28), e também: “Porque os maus vão ser extirpados e quem espera em Deus possuirá a terra” (Sl 37, 9).

“Deus é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” Deus é a FORTALEZA que defende a nossa vida; portanto, não temos que tremer diante de ninguém. Diante da onipotência de Deus caem por terra todos os poderes terrenos, por maiores que sejam: “Quem, pois, é Deus, senão o Senhor? Quem é Rochedo senão o nosso Deus? Esse Deus que me cinge de força e torna o meu caminho irrepreensível, que faz os meus pés como os das corças e me sustenta de pé nas alturas” (2 Sm 22, 32-34).

Não devemos buscar força na fraqueza das criaturas nem em nós mesmos... mas sim, em Deus, depois de reconhecermos que somos fracos... fraquíssimos: “À medida que o homem reconhece sua fraqueza e recorre a Deus com confiança, n’Ele encontra seu sustento” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Rezemos com e confiança: “Ó Senhor, esteja eu firme diante do mundo, firme nas tribulações, firme contra os tropeços das tentações. Ajudai-me a não me transviar... de modo que vos possua, possua a caridade. Fazei com que não seja arrancado dos membros de vossa esposa, a Igreja, não seja arrancado da fé, e assim me possa gloriar junto de Vós; deste modo permanecerei tanquilamente unido a Vós agora pela fé e depois pela visão, cujo penhor preciosíssimo tenho no dom do Espírito Santo” (Santo Agostinho).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de setembro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “De quem terei medo?”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0313.htm