MINHA ALMA ESTÁ BRAMINDO

(Sl 42, 2)

 

“Como a corça bramindo por águas correntes, assim minha alma está bramindo por ti, ó meu Deus!”

 

A corça brame e ruge por águas correntes, cristalinas, puras... e não por águas paradas, cheias de sujeiras e vermes. E na água corrente mata a sua sede.

Possuímos uma alma: “Temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo no Inferno” (Mt 10, 28).

A nossa alma é imortal: “Deus fez o homem imortal” (Sb 2, 23).

Foi o Deus Infinito quem a criou: “... antes que o pó volte à terra de onde veio e o sopro volte a Deus que o concedeu” (Ecl 12, 7).

O que é a alma humana? É o princípio vital que comunica ao corpo vida, sensitividade e pensamento.

A nossa alma imortal foi criada pelo Deus Eterno e Infinito... nada nesse mundo a saciará, mas somente o Eterno: “Toda beleza e grandeza encontro em Nosso Senhor. Em troca, no mundo tudo é pequeno, passageiro e nada quero senão Jesus” (Santa Teresa dos Andes).

A alma sedenta brama por Deus... somente pelo Eterno e Infinito. Nada nesse mundo a satisfaz, porque o mundo é muito pequeno e sujo para satisfazer uma alma imortal... e se ela deixasse de bramir pelo Deus Eterno para “beber” nas águas paradas do mundo, com certeza se tornaria feia e imunda: “A alma presa pelos encantos de qualquer criatura é sumamente feia diante de Deus, e não pode de forma alguma transformar-se na verdadeira beleza que é Deus, pois a fealdade é de todo incompatível com a beleza” (São João da Cruz), e: “Desapeguemo-nos o coração de todas as criaturas. Quem está agarrado a alguma coisa da terra, ainda que mínima, nunca poderá voar e unir-se todo a Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório), e também: “Não deixemos nada no nosso coração a não ser Jesus” (Santa Teresinha do Menino Jesus).

A alma criada por Deus deve ser-Lhe grata e bramir por Ele... matar a sua sede no seu criador... somente Ele é capaz de satisfazê-la.

Bramir pelo Deus Eterno que tudo vê e tudo pode... bramir pelo Senhor que pode dar-Lhe a água pura” da paz e da verdadeira felicidade: “Eu sou cada dia mais feliz, pois sou de Nosso Senhor. Ele me dá a felicidade verdadeira... O amor de Jesus dá forças e alegria” (Santa Teresa dos Andes).

A alma imortal deve virar as costas para o mundo e seus convites... e bramir pelo Deus Eterno dia e noite... rugir sem parar... bramir sem descansar. Somente Ele pode matar a sua sede pelas coisas do alto... então é preciso correr com “impaciência” ao seu encontro.

Rezemos com e desejosos da amizade com Nosso Senhor: “Venho, venho a vós, Jesus amantíssimo, que sempre amei, procurei e desejei! Venho por vossa doçura, por vossa piedade, por vossa caridade. Venho com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças. Sigo-vos, porque me chamastes. Tudo encontro em vós, que desejo amar acima de tudo. Saiba eu manter o que prometi. A vós, que sondais os corações, desejo agradar não só com o corpo, mas com a alma” (Santa Gertrudes).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 03 de outubro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Minha alma está bramindo”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0321.htm