FORTE ROCHEDO... CASA FORTIFICADA

(Sl 31, 3)

 

“Sê para mim um forte rochedo, uma casa fortificada que me salve”.

 

Vivemos num mundo VIOLENTO... cheio de MALDADE... que arma ARMADILHAS continuamente para nos apanhar... Num mundo onde a FALSIDADE é exaltada e a VERDADE é pisada... Num mundo onde a TRAIÇÃO “anda” sorrateiramente nos próprios lares... Num mundo onde até o SORRISO deve ser analisado... Num mundo onde somos PERSEGUIDOS pelos homens e pelo diabo: “Guardai-vos dos homens...” (Mt 10, 17), e: “Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia...” (1 Pd 5, 8).

Vivemos num mundo muito MISTERIOSO... OBSCURO... ENFUMAÇADO... ATERRORIZANTE... Onde num avião, ônibus, metrô, táxi, navio, trem... nos sentamos perto de pessoas que guardam TERRÍVEIS SEGREDOS no coração: já derramaram muito sangue... tiraram muitas vidas inocentes... e nos sorriem com o semblante “angelical”. Vivemos num mundo onde apertamos as mãos de MONSTROS estupradores, pedófilos... que nos desejam um feliz dia. Vivemos num mundo onde vizinhos sorriem para nós, mas na verdade sentem vontade fortíssima de nos ESGANAR...

Diante desse “OCEANO” de PERIGO; onde BUSCAR PROTEÇÃO, ABRIGO e APOIO?

Em nossos familiares? Será que todos estão a nosso favor?

Disse Jesus Cristo: “Em suma: os inimigos do homem serão os seus próprios familiares” (Mt 10, 36).

Santa Bárbara foi morta pelo próprio pai Dióscoro.

São Wenceslau foi morto pelo próprio irmão, a mando da mãe.

Em nossos vizinhos e amigos? Será que são de confiança?

Em Eclesiástico 37, 1 diz: “Todo amigo diz: ‘Eu também sou teu amigo’, mas há amigo que o é só de nome”.

Confiar nos estranhos? Não é conveniente.

Em Jeremias 17, 5 diz: “Maldito o homem que se fia no homem”.

Nesse mundo, ATERRORIZANTE e FALSO, devemos BUSCAR PROTEÇÃO, ABRIGO e APOIO somente em Deus: “Tu és meu abrigo e meu escudo” (Sl 118, 114), e: “Só ele é minha rocha” (Sl 62, 3), e também: “Para mim o Senhor, com certeza, é refúgio, é abrigo, é rochedo!” (Sl 93, 22).

O que é um ROCHEDO?

É uma rocha batida do mar, rocha escarpada à beira mar, penhasco. Nada consegue removê-lo, nem os piores furacões.

Deus é o nosso FORTE ROCHEDO, não somente ROCHEDO, mas FORTE ROCHEDO. Abrigando-nos n’Ele, ninguém nos poderá vencer. Por mais que os inimigos se agitem contra nós tramando nos destruir, Ele nos protegerá... n’Ele encontraremos a proteção que não encontramos nas criaturas falsas e vacilantes.

Deus é o nosso FORTE ROCHEDO; longe de nós os montes de barro, isto é, as criaturas que se dissolvem em um minuto: “Desisti do homem que tem o seu fôlego no seu nariz! Com efeito, que pode ele valer?” (Is 2, 22).

Além de ser FORTE ROCHEDO, Deus é uma CASA; não uma simples CASA, mas uma CASA FORTIFICADA.

O que é uma casa fortificada?

Nesse mesmo Salmo, no versículo 4 diz: “Pois meu rochedo e muralha és tu”.

Está claro que Deus é uma CASA FORTIFICADA por uma MURALHA (fortaleza).

Vivendo unidos a Deus ninguém poderá nos atingir, porque viveremos numa CASA protegida por MURALHA.

Santo Agostinho comentando esse trecho diz: “Protege-me, ó Deus... Uma casa, onde refugiado possa me salvar. Porque és a minha força e o meu abrigo. Minha fortaleza para suportar os meus perseguidores e meu abrigo para escapar deles, és tu”.

Se permanecermos fiéis a Nosso Senhor estaremos seguros nessa CASA FORTIFICADA, porque Ele protege quem n’Ele confia: “... confia nele, e ele agirá” (Sl 37, 5).

Abandonemos as criaturas e CORRAMOS para Deus que é FORTE ROCHEDO e CASA FORTIFICADA; somente assim viveremos PROTEGIDOS dos inimigos de nossa alma imortal.

Rezemos com : “Graças vos sejam dadas, eterno Pai, porque não me desprezastes, obra de vossas mãos, nem de mim afastastes o rosto, nem meus desejos desprezastes... Apesar de todos... os infindos males e defeitos que há em mim, em Vossa sabedoria, em Vossa bondade, em Vossa clemência, em Vosso infinito bem não me rejeitastes, mas em Vossa luz destes-me luz. Em Vossa sabedoria conheci a verdade, em Vossa clemência encontrei a caridade e dileção para com o próximo. Quem vos obrigou? Não minhas virtudes, só Vossa caridade... Dai-me guardar sempre na memória Vossos benefícios e inflamai-me a vontade no fogo de Vossa caridade... Confesso e não nego: antes que eu existisse me amastes e inefavelmente me amais como louco por vossa criatura” (Santa Catarina de Sena).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 05 de novembro de 2010

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Forte rochedo... Casa fortificada”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0336.htm