O JUSTO NOS INCOMODA

(Sb 2, 12)

 

“Cerquemos o justo porque nos incomoda e se opõe às nossas ações, nos censura as faltas contra a Lei, nos acusa de faltas contra a nossa educação”.

 

Esse trecho da Palavra de Deus apresenta a razão das ameaças dos ÍMPIOS contra os JUSTOS: a conduta dos JUSTOS é uma contínua reprovação para quem se entrega a toda classe de impiedades. A menção que faz da lei indica que o autor sagrado se refere em particular aos judeus apóstatas. Havia na dispersão judeus que permaneceram fiéis à lei mosaica e às tradições dos antepassados, sem deixar-se corromper pelo ambiente pagão em que tinham que viver. Esses podiam gloriar-se de possuir o verdadeiro conhecimento de Deus e ser membros de seu povo escolhido, a quem falou pelos profetas. A consciência e profunda convicção que tinham desta realidade era o que os mantinham firmes em sua fé ainda distantes de sua pátria. Outros judeus, por outro lado, com o tempo se deixaram influenciar pelo ambiente e ideias dos gentios e apostataram da fé de seus pais. Naturalmente, para esses, a atitude dos israelitas fiéis à lei vinha a ser uma reprovação que se tornava intolerável. Então os infiéis tinham que abandonar a impiedade ou fazer desaparecer o justo.

Católico, essa PERSEGUIÇÃO dos ÍMPIOS contra os JUSTOS também acontece entre os CATÓLICOS... só não enxerga quem não quer ou fingi ser cego.

Dizem que é uma VERGONHA e um ESCÂNDALO a DIVISÃO entre os cristãos. Mais VERGONHOSA e ESCANDALOSA é a DIVISÃO entre os católicos.

Como vamos convencer os outros cristãos a aceitarem a Santa Doutrina Católica se existe uma divisão e perseguição terrível entre os católicos? “Triste ecumenismo esse que anda na boca de católicos que maltratam outros católicos” (São Josemaría Escrivá, Sulco, 643).

Existe uma TERRÍVEL PERSEGUIÇÃO dos CATÓLICOS INFIÉIS contra os CATÓLICOS JUSTOS... dos CATÓLICOS que seguem o MUNDO contra os CATÓLICOS que vivem SANTAMENTE.

O CATÓLICO que vive SANTAMENTE é LUZ que INCOMODA o CATÓLICO que vive nas TREVAS do pecado... incomoda muito o CATÓLICO “morcego” da noite.

O CATÓLICO que BRILHA com o EXEMPLO INCOMODA o CATÓLICO ESCANDALOSO que vive totalmente contra os Mandamentos da Lei de Deus.

O CATÓLICO FERVOROSO INCOMODA muito o CATÓLICO que vive na TIBIEZA.

O CATÓLICO PRATICANTE INCOMODA o CATÓLICO NÃO-PRATICANTE.

A VIDA EXEMPLAR do CATÓLICO JUSTO deixa o CATÓLICO MUNDANO e INFIEL INCOMODADO, e o mesmo CERCA o JUSTO com perseguições, zombarias, calúnias, xingos, ameaças... tentando desanimá-lo; porque a VIDA CORRETA do CATÓLICO JUSTO é uma CENSURA para a sua VIDA de PECADO.

A atitude do CATÓLICO INFIEL é VERGONHOSA; ao invés de seguir o BOM EXEMPLO do CATÓLICO JUSTO prefere PERSEGUI-LO tentando impedi-lo de percorrer o CAMINHO da SANTIDADE: “Cerquemos o justo porque nos incomoda e se opõe às nossas ações, nos censura as faltas contra a Lei, nos acusa de faltas contra a nossa educação” (Sb 2, 12).

Católico, NÃO nos ILUDAMOS: a MAIORIA dos CATÓLICOS não vive nada do que a Santa Igreja ensina e se acha no direito de perseguir os que lutam por obedecer a Santa Igreja.

Essa PERSEGUIÇÃO dos CATÓLICOS INFIEIS contra os CATÓLICOS JUSTOS é ANTIGA.

Sempre existiram, dentro da Santa Igreja, CATÓLICOS MORTOS... de NOME... longe da salvação: “Quem sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e portanto não se salvaria, porque para a salvação de um adulto requerem-se não só o Batismo e a fé, mas também as obras conformes à fé” (São Pio X, Catecismo Maior, 171).

Esses CATÓLICOS MORTOS que não vivem os ensinamentos da Igreja Católica, perseguem os CATÓLICOS VIVOS que obedecem a Santa Igreja.

Santo Agostinho escreve sobre essa LUTA: “Infelizmente existem monges falsos, como há falsos clérigos e falsos fiéis. Todos os três estados de vida, dos quais com frequência falei a vocês, todas as três categorias têm pessoas boas e pessoas más. Não se espantem com o fato de que também no convento existam réprobos: por enquanto, talvez em segredo, mas enfim será possível conhecê-los. Todavia, a vida santa dos verdadeiros irmãos não fica comprometida por causa daqueles que se vangloriam daquilo que não são... Quantos maus existem também no seio da Igreja; bons e maus vivendo num único seio materno, até que finalmente um dia serão separados... Eis o seio materno da Igreja que sofre com o gemido das dores agudas, lancinante. Povo bom e povo mau: todos os dois lutam num único ventre; um contra o outro lutam nas vísceras de uma única mãe. É o Cristo que se angustia e sofre para dar à luz...”

O Santo Padre Bento XVI “Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena); homem FORTE e CORAJOSO, em uma carta aos Bispos da Igreja Católica em 10 de março de 2009 menciona essa LUTA dentro da Igreja: “Mas, infelizmente, este ‘morder e devorar’ existe também hoje na Igreja como expressão duma liberdade mal interpretada”.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 05 de novembro de 2010

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “O justo nos incomoda”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0338.htm