VENCESTES O ANTICRISTO

(1 Jo 4, 3-4)

 

3 ... e todo o espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo viera; pois bem, ele já está no mundo. 4 Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo”.

 

Em 1 Jo 4, 3 diz: “... e todo o espírito que não professa a fé em Jesus não é de Deus; é o espírito do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo viera; pois bem, ele já está no mundo”.

 

São João Evangelista insiste na FIDELIDADE à doutrina apostólica. O apóstolo afirma que a profissão da fé em Jesus Cristo, Messias e Filho de Deus encarnado, será o SINAL pelo qual os fiéis conhecerão os verdadeiros profetas. São João ensina nesta Primeira Epístola que a vida divina chega até ao homem através do Filho de Deus encarnado (1 Jo 1, 1-3), e o homem só pode obtê-la por meio da fé em Jesus Cristo (1 Jo 5, 12. 20). Pelo contrário, os falsos profetas de que nos fala o apóstolo não consideravam a Cristo nem como Redentor nem como Mediador entre Deus e os homens. Eles, mediante sua “gnosis” (conhecimento), pretendiam conhecer outro caminho mais direto para o Pai. A heresia aqui combatida talvez seja a de Cerinto, que, segundo Santo Irineu, sustentava que Cristo, eón divino, se uniu só transitoriamente ao homem Jesus e o abandonou no começo da sua paixão.

Os falsos profetas combatidos por São João negavam a dignidade transcendente de Jesus Cristo. Por isso, disse o apóstolo que o que não confessa a Jesus, segundo o ensinamento apostólico, esse não é de Deus, mas do anticristo, que está para chegar, ou melhor, já está presente no mundo. Os hereges participam do espírito do Anticristo, como os fiéis participam do Espírito de Deus. Neste versículo, parece que o Anticristo seja uma pessoa.  Porém, pelo que está em 1 Jo 2, 18-22 resulta que o apóstolo pensa mais em ser uma FORÇA MALÉFICA de ERRO e de SEDUÇÃO, que toma corpo nos falsos doutores e nas doutrinas perversas que estes espalham. Essa FORÇA MALÉFICA e SEDUTORA por meio da qual TRABALHA SATANÁS no mundo, JÁ SE ENCONTRA ENTRE NÓS. Os falsos mestres, com suas pestilentas doutrinas, estão já trabalhando intensamente para seduzir os fiéis.

Santo Agostinho comenta: “Além do mais, para que entendais melhor que São João se refere às ações, escutai: ‘E todo espírito que destrói (solvit) o Cristo vindo na carne não é de Deus’ (1 Jo 4, 3). Destruir (solvere) entende-se, sobretudo, das ações.  O que quer São João nos mostrar por aí? Aquele que nega é quem destrói. – Cristo veio reunir, tu vens separar? Sim, queres separar os membros de Cristo! Queres dilacerar os membros de Cristo! Como ousarias dizer que não negas ter Cristo vindo na carne, tu que rompes a unidade da Igreja de Deus, a qual ele congregou? Vens fazer o contrário de Cristo, és anticristo! Que estejas dentro ou fora, és anticristo! Mas quando estás na Igreja, tu te escondes. Quando dela sais, destróis a Cristo e negas ter ele vindo na carne. Não és de Deus! Eis por que ele nos diz no Evangelho: ‘Aquele que violar (solverit) um só destes menores mandamentos e ensinar os homens a fazerem o mesmo, será chamado o menor no Reino dos Céus’ (Mt 5, 19). O que significa violar (solvitur)? E ensinar? Viola-se ou destrói-se pelas ações. Ensina-se pelas palavras: ‘Tu que ensinas os outros, não ensinas a ti mesmo! Pregas que não se deve furtar, e furtas!’ (Rm 2, 21). Aquele que rouba, de fato, viola o mandamento, destrói pelas ações. E agindo assim, é como se ensinasse com palavras: ‘Serás chamado o menor no Reino dos Céus’, isto é, na Igreja deste tempo. É a esse que se aplicam as palavras: ‘Fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem, mas não fazem’ (Mt 23, 3). ‘Aquele, porém, que os praticar e os ensinar, esse será chamado grande no Reino dos Céu’ (Mt 5, 19). Empregando aí o termo ‘fazei’ (fecerit), o Senhor o opõe a ‘Aquele que violar’ (solverit), isto é,  aquele que não faz, portanto, que destrói. Que lição é nos dada aqui? Que examinemos as ações e não creiamos nas palavras”.

 

Em 1 Jo 4, 4 diz: “Filhinhos, vós sois de Deus e vós vencestes o Anticristo. Pois convosco está quem é maior do que aquele que está no mundo”.

 

São João reitera a convicção de que, no combate contra o Maligno, a VITÓRIA é dos cristãos (cfr 1 Jo 2, 13; 5, 4.18). Mas o fundamento dessa VITÓRIA é o PODER de Cristo que opera neles; desta maneira, junto à segurança da fé, há no texto um apelo à humanidade: “Não te ensoberbeças, olha quem venceu em ti. Por que venceste? – ‘Porque mais poderoso é aquele que está em vós que aquele que está no mundo’. Sê humilde; leva o teu Senhor; sê um burrico do teu cavaleiro. Convém-te que Ele te guie, que Ele te conduza; porque se não o tens a Ele por cavaleiro, dar-te-á por levantar a cabeça, por dar coices; mas ai de ti sem guia! Essa liberdade levar-te-ia a ser pasto das feras” (Santo Agostinho).

São João Evangelista deixa bem clero que os fiéis aos quais se dirige nada têm de comum com os falsos doutores ou anticristos, mas que os tem vencido, resistindo à atração do ERRO.

“... vós sois de Deus”. Pertenceis a Deus e participais de sua FORÇA. A consciência de “ser de Deus” se desperta pela vitória obtida sobre seus adversários.

“... quem é maior”. Com maior claridade ainda os declara aqui qual é o motivo de sua vitória, qual é a origem de seu PODER, que é Deus, que é mais potente que seu inimigo, o príncipe deste mundo. Em 1 Jo 2, 14 os animava dizendo que a palavra de Deus permanecia neles; aqui é Ele mesmo o que está neles. Deduz-se que o que está no mundo é o Maligno. Logo, do príncipe deste mundo (Jo 12, 31; 14, 30; 16, 11) procede o espírito do Anticristo (1 Jo 4, 3).

Santo Agostinho comenta: “Vencestes a quem, senão aos anticristos? São João dissera anteriormente: ‘Todo espírito que não confessa Jesus não é de Deus’ (1 Jo 4, 3). Explicamos já, se vós vos lembrais, que todos os que violam a caridade negam ter Jesus Cristo vindo na carne. Visto que Jesus não teve outro  motivo para vir à terra senão o da caridade. Com efeito, essa caridade que nos é recomendada é aquela que ele mesmo nos recomenda no Evangelho: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos’ (Jo 15, 13). Como o Filho de Deus poderia nos dar a sua vida senão se revestindo da carne com a qual pôde morrer? Portanto, aquele que viola a caridade – diga o que quiser com palavra – está negando, com a sua vida, o ter Cristo vindo na carne. E esse é anticristo, em qualquer parte que esteja ou ingresse. Mas o que diz São João aos cidadãos daquela pátria pela qual suspiramos? ‘Vós o vencestes’. E como o vencemos? ‘Porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo’ (1 Jo 4, 4). É por temer que atribuam a vitória às suas próprias forças e sejam vencidos pela pretensão do orgulho – porque todo homem que o demônio torna orgulhoso já está vencido por ele – e por querer que conservem a humildade, que São João lhes diz: ‘Vós o vencestes’. Na verdade, todo homem que ouve essas palavras: ‘Vós o vencestes’, ergue a cabeça e quer ser louvado.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 03 de junho de 2014

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Edições Theologica

Santo Agostinho, Comentário da Primeira Epístola de São João

Pe. José Salguero, Bíblia comentada

Santo Irineu, Adv. haer. I, 14, 3; I, 26-I: PG 7, 602.686

Pe. Miguel Nicolau, A Sagrada Escritura

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Vencestes o Anticristo”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0433.htm