PROCUREMOS A PAZ

(Rm 14, 19)

 

“Procuremos, portanto, o que favorece a paz”.

 

É grande ilusão buscar a PAZ longe de Jesus Cristo. Ele é o Senhor da PAZ, a FONTE da VERDADEIRA PAZ. É grande sabedoria PROCURAR a PAZ em Jesus Cristo: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (Jo 14, 27). Jesus é o Senhor da PAZ; para encontrá-la é preciso desprezar as coisas passageiras e caducas desse mundo e abrir o coração somente para Ele. Somente em Jesus Cristo é possível encontrar a PAZ que permanece.

O seguimento de Jesus Cristo é seguimento de PAZ, na PAZ. PAZ no receber a mensagem do seu Amor. PAZ no receber o seu Espírito.  PAZ no viver em sua graça, na sua intimidade, mediante os sacramentos, sobretudo, a Eucaristia.

A PAZ é o outro nome da vida! A Vida e a PAZ têm o mesmo nome. Anunciar concretamente a PAZ é assumir como ponto de partida o homem histórico e a sua trama existencial desde o primeiro instante, a sua trama de relações com o ambiente e com os outros. A PAZ é serviço à vida e promoção da vida, desenvolvimento, progresso para todos e para cada um: “O nosso sim à paz se dilata em um sim à vida” (Bem-aventurado Paulo VI).

A PAZ é algo importante; porém, não deve ser confundida com aquela pacificidade que poderia ser fruto de um caráter frio, apático e, portanto, indolente. Não, a PAZ não é isso. A PAZ pode coexistir com o sacrifício e as tribulações, mas não com o pecado.

A PAZ está em possuir Deus na alma. Quem vive no pecado não pode possuir a verdadeira PAZ.

Quem reza com atenção, devoção, fé e respeito possui a PAZ. Longe do diálogo amoroso com Deus não pode existir a PAZ.

Aquele que confessa e comunga com frequência possui a PAZ que o mundo não pode dar.

A leitura espiritual enche a alma da PAZ que as coisas vazias do mundo não podem dar.

Quem obedece fielmente aos Mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja vive em PAZ. O rebelde vive numa contínua inquietação.

Para encontrar a verdadeira PAZ é preciso cultivar o silêncio interior e exterior. Deus não está no barulho.

Não existe PAZ longe das chagas de Jesus Cristo: “A paz esteja convosco” (Jo 20, 21).

É a PAZ de Jesus Cristo baseada nas boas relações com Deus, na observância de sua Palavra, na comunhão íntima com Ele; é a PAZ de quem se deixa guiar pelo Espírito Santo e age segundo sua luz. PAZ que nesta vida não dispensa o sofrimento, mas infunde coragem para enfrentar sem medo até à luta, quando necessária para conservar a fé em Deus.

A PAZ não está na vida fácil, cômoda, preguiçosa e relaxada; mas no sacrifício, penitência, renúncia e desapego.

 

Oração: Ó Senhor, a paz nos deixeis na hora de partir, e vossa paz dar-nos-eis quando voltardes no fim dos tempos. A paz nos deixeis neste mundo, e nos dareis vossa paz no século futuro. Vossa paz nos deixeis agora, a fim de que, nela permanecendo, possamos vencer o inimigo; dar-nos-eis vossa paz depois, quando reinarmos sem temor dos inimigos. A paz nos deixeis a fim de que, mesmo aqui, possamos amar-vos mutuamente; dar-nos-eis vossa paz no céu, onde já não poderá haver contrariedades. Amém.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de abril de 2016

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

São João Paulo II, Meditações

Bem-aventurado Paulo VI, Escritos

Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Santo Agostinho, Escritos

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Procuremos a paz”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0540.htm