VIM TRAZER A ESPADA

(Mt 10, 34)

 

“Não vim trazer paz, mas espada”.

 

O Senhor não vem trazer uma paz terrena e falsa, a mera tranquilidade pelo qual anseia o egoísmo humano, mas a luta contra as próprias paixões, contra o pecado e todas as suas consequências. A espada que Jesus Cristo traz à terra para essa luta é, segundo a própria Escritura, “a espada do espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6, 17), “viva, eficaz e penetrante..., que penetra até dividir a alma e o corpo, as junturas e as medulas e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4, 12). A Palavra de Deus, com efeito, produziu essas grandes separações de que aqui se fala.

A doutrina do Evangelho não só provocará contradições da parte de seus inimigos, mas será também ocasião de divisões e lutas internas entre os homens. Não faz falta dizer que a causa destas guerras não é nem Jesus Cristo nem sua doutrina; é a malícia dos homens que se resistirão a abandonar seus vícios e a acomodarem suas vidas aos princípios evangélicos. Jesus Cristo, como anunciaram os anjos no seu nascimento (Lc 2, 14), veio estabelecer a paz entre os homens, mas os homens usam do seu livre arbítrio para expulsá-la (Pe. Juan Leal).

Santo Hilário, Santo Agostinho e Teofilacto, dizem que essa ESPADA é a Palavra de Deus. Outros pensam que essa ESPADA é o amor de Deus, por cuja causa os filhos se separam dos pais (Eutímio). Uma coisa é certa: que significa o Evangelho. Disse ESPADA e não guerra, segundo São João Crisóstomo, para dar força à frase, porque com a ESPADA se separam as cabeças dos corpos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 10 de maio de 2016

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura, texto e comentário

Pe. Juan de Maldonado, Comentário de São Lucas

Edições Theologica

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Vim trazer a espada”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0548.htm