“DOGMA” DOS MUNDANOS: DEUS VÊ SOMENTE O CORAÇÃO

(1 Sm 16, 7b)

 

“Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”.

 

Os mundanos ADOTARAM esse trecho da Palavra de Deus como “DOGMA” de fé; se apoiam nele para justificarem seus PECADOS, VÍCIOS, ESCÂNDALOS e LIBERTINAGENS. Com os olhos fixos nesse trecho da Palavra de Deus, INVENTAM DESCULPAS para cometerem todo tipo de IMORALIDADE, principalmente o uso de ROUPAS IMORAIS, PORNOGRAFIA, NAMORO ESCANDALOSO e PIADAS. Dizem com convicção profunda que Deus somente o coração... não o que acontece EXTERNAMENTE. Tudo externamente é permitido!

Infelizmente, milhões de pessoas que se dizem católicas são seguidoras ferrenhas desse “DOGMA”: DEUS VÊ SOMENTE O CORAÇÃO.

Esse trecho de 1 Sm 16, 7b diz: “... o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”, diz que o Senhor olha o coração; mas não diz que o Senhor olha SOMENTE o coração.

Os mundanos, seguidores dos três inimigos da alma: mundo, Demônio e a carne, ADOTARAM esse trecho de 1 Samuel 16, 7b e DESPREZARAM toda a Sagrada Escritura... caminham “seguros” e “livres” para mergulharem na lama do pecado e se acharem LUZIDIOS diante de Deus e dos homens. Apoiados nesse trecho de 1 Sm 16, 7b, enfrentam qualquer pessoa do bem, zombam dos que buscam a santidade vivendo corretamente, escancaram a boca contra Deus e a moral da Santa Igreja Católica Apostólica Romana... e se julgam os donos da verdade.

É MUITO PERIGOSO uma pessoa se APOIAR num trecho da Palavra de Deus e DESPREZAR o RESTANTE.

Eis ALGUMAS PASSAGENS BÍBLICAS        que derrubam por terra esse “DOGMA” dos mundanos: DEUS VÊ SOMENTE O CORAÇÃO.

1.ª passagem: Em São Mateus 15, 11 diz: “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isto sim o torna impuro”, e em São Marcos 7, 15 diz: “Nada há no exterior do homem que, penetrando nele, o possa tornar impuro; mas o que sai do homem, isso é o que o torna impuro”.

Jesus Cristo ensina-nos onde está o verdadeiro centro da vida moral: na decisão do homem, boa ou má, que se forja no coração e que se manifesta a seguir na ação externa. Assim, por exemplo, os pecados que o Senhor designa, antes que na ação externa, foram cometidos já no interior do homem. Jesus tinha dito no Sermão da Montanha: “Todo aquele que olhar uma mulher para cobiçá-la, já com ela cometeu adultério em seu coração (Mt 5, 28).

Nem tudo o que sai da boca mancha o homem, nem tudo o que mancha o homem sai da sua boca. Porque os louvores a Deus saem da boca, e, entretanto, não mancham o homem, mas o justifica; e os maus e abomináveis pensamentos que o homem revolve mancham o homem, e, entretanto, não saem de sua boca. O sentido é que as coisas que entram e saem pela boca e mancham o homem não o mancham precisamente porque entram, mas porque saem, e não porque saem meramente de sua boca, mas porque saem do coração manchado.

2.ª passagem: Em São Mateus 18, 6-10 diz: “Caso alguém escandalize um destes pequeninos que creem em mim, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! É necessário que haja escândalos, mas ai do homem pelo qual o escândalo vem! Se a tua mão ou o teu pé te escandalizam, corta-os e atira-os para longe de ti. Melhor é que entres mutilado ou manco para a Vida do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres atirados no fogo eterno. E, se o teu olho te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti. Melhor é que entres com um olho só para a Vida do que, tendo dois olhos, seres atirado na geena de fogo. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus”.

Nesse trecho de Mt 18, 6-10 Jesus Cristo CONDENA o PECADO de ESCÂNDALO. Se tomássemos ao pé da letra o “DOGMA” dos mundanos: DEUS VÊ SOMENTE O CORAÇÃO, teríamos que excluir da Sagrada Escritura esse trecho de São Mateus, porque nenhuma pessoa comete o pecado de ESCÂNDALO por pensamento. Teríamos que RISCAR o pecado de escândalo da lista de pecados.

Que é o ESCÂNDALO? Escândalo é qualquer PALAVRA, AÇÃO ou OMISSÃO que possa induzir alguém a pecar.

Deus VÊ somente o Coração? Onde fica o pecado de escândalo? “Se a tua mão ou o teu pé te escandalizam, corta-os e atira-os para longe de ti. Melhor é que entres mutilado ou manco para a Vida do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres atirados no fogo eterno. E, se o teu olho te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti. Melhor é que entres com um olho só para a Vida do que, tendo dois olhos, seres atirado na geena de fogo”. O coração tem MÃOS? O coração tem PÉS? O coração tem OLHOS? Será que Deus VÊ somente o coração? Onde fica o “DOGMA” dos mundanos?

3.ª passagem: Em São Mateus 15, 19-20 diz: “Com efeito, é do coração que procedem as más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações. São essas coisas que tornam o homem impuro”.

Onde fica o “DOGMA” dos mundanos? Daqueles que usam roupas escandalosas e dizem que Deus olha somente o coração! Esses rebeldes e seguidores das trevas devem saber que TODOS os PECADOS, tanto INTERNOS como EXTERNOS, tem SUA ORIGEM na VONTADE HUMANA.

Quem usa ROUPA ESCANDALOSA ESCÂNDALO e leva muitas almas para o inferno: “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas” (São João Eudes), e: “Se o sangue de Abel bradou ao céu por vingança, qual não será o brado do Sangue de Jesus Cristo contra aqueles que dão escândalo... quem dá escândalo, completa a obra do demônio, seduzindo as almas e levando-as à eterna perdição; é pior que o demônio, que afinal nada mais pode fazer senão rodear-nos qual leão que ruge, porém, do modo invisível e em certa distância, sempre em atitude de fugir quando nota resistência de nossa parte. Inteiramente outra é a influência de quem dá escândalo. Este, com semblante de amigo se acerca de nós; à nossa resistência ele opõe suas blandícias, e não desiste dos seus maus intentos enquanto não os tiver realizado” (Pe. João Batista Lehmann).

4.ª passagem: Em São Mateus 5, 16 diz: “Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus”.

Deus quer que a luz do nosso BOM EXEMPLO brilhe diante dos homens... e assim os arrastemos para o caminho da santidade: “Não existe meio mais certo e eficaz para exercer influência direta sobre o próximo do que o bom exemplo” (Pe. Bernhard Häring).

5.ª passagem: Na 1.ª Carta aos Coríntios 6, 19-20 diz: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus?... e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo”.

Esse trecho não fala somente do coração, mas de TODO o CORPO.

6.ª passagem: Na 1.ª Carta de São Pedro 3, 1-5 diz: “Da mesma maneira, vós, mulheres, sujeitai-vos aos vossos maridos, para que, ainda quando alguns não creiam na Palavra, sejam conquistados sem palavras, pelo comportamento de suas mulheres, ao observarem o vosso comportamento casto e respeitoso. Não consista o vosso adorno em exterioridades, como no trançado dos cabelos, no uso de joias de ouro, nem no trajar vestes finas, mas nas qualidades pessoais internas, isto é, na incorruptibilidade de um espírito manso e tranquilo, que é coisa preciosa diante de Deus. Com efeito, era assim que as santas mulheres de outrora, que punham a sua esperança em Deus, se adornavam, estando sujeitas aos seus próprios maridos”.

Nesse trecho da sua 1.ª Carta, o Apóstolo São Pedro fala sobre o COMPORTAMENTO EXTERNO e das QUALIDADES INTERNAS. Ele não diz que Deus VÊ somente o coração: “... sejam conquistados sem palavras, pelo comportamento de suas mulheres, ao observarem o vosso comportamento casto e respeitoso” (1 Pd 3, 1-2). Uma pessoa que possui um comportamento externo escandaloso não pode conquistar o próximo para Deus.

É um erro muito grande os mundanos afirmarem com rebeldia que Deus VÊ SOMENTE O CORAÇÃO, e que não condena as ações externas de uma pessoa.

É repugnante ouvir da boca dos mundanos que Deus VÊ somente o coração e que tudo mais é permitido. Esse “DOGMA” está lançando muitas almas no inferno.

No dia do julgamento, Jesus Cristo não julgará somente o coração do homem, mas todas as suas ações externas: “... que retribuirá a cada um segundo suas obras” (Rm 2, 6).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 20 de agosto de 2016

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Edições Theologica

Pe. Juan de Maldonado, Evangelho de São Mateus

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

São João Eudes, Escritos

Pe. João Batista Lehmann, Euntes Praedicate! Vol. III

Pe. Bernhard Häring, Das Gesetz Christi

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “'Dogma' dos mundanos: Deus vê somente o coração”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0560.htm