DEUS PEDIRÁ CONTA DAS OPORTUNIDADES

(Cl 4, 5)

 

“Sabei tirar proveito das oportunidades”.

 

Milhões de pessoas que se dizem seguidoras de Jesus Cristo ZOMBAM e DESPREZAM as OPORTUNIDADES que surgem pelo caminho para CRESCEREM na SANTIDADE, e continuam nas TREVAS do ERRO... seguindo com fidelidade, garra e prontidão: o mundo, o Demônio e a carne. Voltam as costas para as BOAS OBRAS e permanecem com as MÃOS VAZIAS... PISAM nas OPORTUNIDADES e se condenarão ao inferno: “Tirai-lhe o talento que tem e dai-o àquele que tem dez... Quanto ao servo inútil, lançai-o fora nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 25, 28. 30).

Os santos, heróis de Deus, TREMIAM, LAMENTAVAM e CHORAVAM diante das OPORTUNIDADES PERDIDAS; enquanto que os PECADORES REBELDES agem com INDIFERENÇA e GRACEJO: “O Reino dos Céus é semelhante a um rei que celebrou as núpcias do seu filho. Enviou seus servos para CHAMAR os CONVIDADOS para as núpcias, MAS ESTES NÃO QUISERAM VIR (Mt 22, 2-3).

Milhões de católicos tapam os ouvidos e lacram o coração para essa grande verdade: DEUS PEDIRÁ CONTA DAS OPORTUNIDADES QUE TIVEMOS PARA REALIZAR O BEM. Nem por isso essa verdade será APAGADA... não perderá o seu brilho nem o seu RIGOR.

É importante conhecer o significado de OPORTUNIDADE: Uma oportunidade é vista como um acontecimento oportuno capaz de melhorar o estado atual de um indivíduo, uma situação nova que traga benefícios. Muitas pessoas procuram oportunidades que possam melhorar as suas vidas. No entanto, nem todas as pessoas sabem aproveitar as oportunidades que aparecem. Pode e deve ser aplicado principalmente na VIDA ESPIRITUAL... na SALVAÇÃO da ALMA... no entesourar tesouros no Céu... porque estamos aqui na terra somente para salvar a nossa alma.

Muitos choram as oportunidades perdidas em relação à vida material; mas não se preocupam das oportunidades jogadas fora em relação à vida espiritual. Que perigo!

Quando uma pessoa morre, o seu corpo fica aqui na terra... mas a sua alma que é espiritual e imortal comparece imediatamente diante do Tribunal divino para ser julgada por Jesus Cristo: “E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento” (Hb 9, 27). Nesse “momento” que será mais rápido que um relâmpago, Jesus Cristo, o Deus que e SABE de tudo, PEDIRÁ CONTA DAS OPORTUNIDADES... DE TODAS AS OPORTUNIDADES QUE A PESSOA TEVE PARA REALIZAR O BEM E ENTESOURAR TESOUROS NO CÉU: “E acontecerá, naquele tempo, que eu esquadrinharei Jerusalém com lanternas” (Sf 1, 12).

A OPORTUNIDADE PERDIDA não voltará nunca mais. Muitos se condenarão ao inferno por NÃO APROVEITAREM as OPORTUNIDADES. É PERIGOSO perder uma OPORTUNIDADE, pois talvez não haverá uma segunda chance. Milhares de pessoas JOGAM as OPORTUNIDADES FORA por causa das INDECISÕES, NEGLIGÊNCIA, PREGUIÇA e RELAXAMENTO.

 

Quais são as OPORTUNIDADES PERDIDAS? Eis algumas:

 

1. Deixar de REZAR para viver na ociosidade, comodismo e preguiça. 2. Desprezar o trabalho MISSIONÁRIO para perder tempo com as criaturas, falando sobre assuntos vazios e imorais. 3. Apegar-se aos bens terrenos deixando de dar ESMOLAS para os necessitados e pobres. 4. Voltar as costas para os ENFERMOS e ENCARCERADOS, para visitar somente as pessoas sadias e comportadas. 5.º Deixar de dar BONS CONSELHOS por respeito humano. 6.º Desprezar a PENITÊNCIA para tratar o corpo com delicadeza. 7.º Deixar de ADORAR o Santíssimo Sacramento para assistir novelas e outros programas perigosos para a salvação da alma. 8.º Desprezar a CONFISSÃO para contar aos amigos os segredos da vida. 9.º Deixar de participar da SANTA MISSA com frequência para dialogar com os amigos nas praças. 10.º Fazer MAU USO do DINHEIRO. Milhares de pessoas vivem apegadas às coisas caducas e passageiras desse mundo e deixam de ajudar o próximo pelo apego ao dinheiro; mas gastam o mesmo com o pecado ou com coisas supérfluas.

Existem muitas outras OPORTUNIDADES... dezenas... centenas... milhares delas.  É preciso estar atento para não JOGÁ-LAS FORA. Com certeza, na hora do Julgamento após a morte, passará um “filme” diante da alma de TODAS as OPORTUNIDADES DESPREZADAS e LANÇADAS FORA. Ela, então, ouvirá dos lábios de Jesus Cristo, Divino Juiz: “... não vos conheço!” (Mt 25, 12).

O que dirá a Jesus Cristo, na hora do Juízo, aquele que DESPREZOU TODAS as OPORTUNIDADES? Que preferiu viver comodamente percorrendo o caminho da preguiça e do relaxamento?

DESPREZAR as OPORTUNIDADES é voltar as costas para o CÉU... para Deus. Dizer NÃO para as OPORTUNIDADES é se colocar contra a  SALVAÇÃO da alma... ninguém se salvará de mãos vazias.

As OPORTUNIDADES PASSAM diante daquela pessoa que permanece de braços cruzados. Feliz de quem estende os braços para elas: “Os cristãos devem aproveitar o tempo, isto é, servir-se de todas as ocasiões que se apresentam para avançar na sua própria santificação e para atrair à fé os de fora” (Edições Theologica).

O MOMENTO PRESENTE não é para cochilar; mas para ABRAÇAR com GARRA as OPORTUNIDADES.

Com a morte ACABAM as OPORTUNIDADES... virá somente o Julgamento. Hora terrível e de incertezas! “Que remorsos terá ao considerar que, com as graças que Deus lhe concedeu, não já um cristão, mas até um pagão se tornaria santo!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Você está tranquilo para comparecer diante de Jesus Cristo, o Deus da verdade? Você APROVEITA todas as OPORTUNIDADES para se aproximar de Deus e alcançar a salvação eterna?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 04 de setembro de 2016

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Deus pedirá conta das oportunidades”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0562.htm