“… onde o crucificaram”

(Jo 19, 18)

 

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Vejam quem está na cruz! É o Senhor que fez tudo com perfeição: “…ele que passou fazendo o bem” (At 10, 38).

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Traspassaram aquelas veneráveis mãos que só fizeram o bem: que curou os enfermos, devolveu a vista aos cegos, ressuscitou os mortos, abençoou as crianças e deu pão aos famintos: “Ele tem feito tudo bem; faz tanto os surdos ouvirem como os mudos falarem” (Mc 7, 37).

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Como sofre o Amado Senhor! Para aumentar o Seu sofrimento, os carrascos usaram cravos sem ponta: “Os algozes se serviram de pregos sem ponta, para que causassem dor mais violenta” (São Bernardo de Claraval).

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

As sagradas mãos e os pés sacrossantos do Inocente Senhor foram cravados com violência no duro madeiro; Ele sente uma dor terrível, pois lhe traspassaram com cravos as mãos e os pés, partes cheias de ossos e nervos: “Ó mãos, que com vosso tato curastes tantos enfermos, por que vos traspassam agora sobre a cruz? Ó pés, que vos cansastes tantas vezes na busca das ovelhas perdidas, que somos nós; por que vos pregam com tanta dor nesse patíbulo?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Contemplemos as mãos e os pés do Inocente Senhor pregados na cruz e choremos os nossos inúmeros pecados. Ele sofreu por nosso amor e para nos libertar das garras de Satanás. Não paguemos tanto amor com ingratidão, mas sim, paguemos amor com amor.

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Choremos os nossos pecados que contribuíram para a crucifixão de um Deus; mas não basta apenas chorá-los, é preciso também prevenirmos contra as recaídas: “Oh! Que estado tão triste! Contraído o hábito de pecar, o homem sente-se abalado em todas as suas faculdades. – O entendimento começa a toldar-se, e pode ir tão longe a sua cegueira, que já não chegue a distinguir entre o bem e o mal, entre o vício e a virtude. – A vontade torna-se lânguida e remissa em impor silêncio à revolta das paixões. A voz da consciência começa a não se ouvir e o aguilhão do remorso já não o sente a alma calejada e endurecida no vício!” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Os cravos que traspassaram os pés de Nosso Senhor nos censuram pelas vezes que desviamos do caminho da salvação, e nos convidam a percorrermos o caminho da renúncia, penitência e desapego.

Usemos os nossos pés para caminharmos ao encontro das pessoas que vivem longe de Cristo Jesus, com a intenção de trazê-las para perto do Manso Cordeiro.

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Os cravos que traspassaram as mãos do Servo Sofredor, nos coage a trabalharmos decididamente em união com o Mestre, corrigindo os nossos defeitos e tornando a nossa alma um jardim de virtudes.

Crucificaram o Imaculado Cordeiro!

Contemplemos as mãos e os pés de Cristo Jesus cravados na cruz! Um Deus crucificado! Mãos que só fizeram o bem! Pés que caminharam somente pelo caminho do bem!

Aprendamos a sofrer tudo com paciência e por amor a Deus! Não desejemos uma vida fácil e cheia de refrigério, mas sim, de cruz e renúncia. Não reclamemos das pequenas e grandes cruzes, mas as carreguemos com alegria.

Suportemos com paciência os cravos que surgirem em nossa vida: “Pregos que traspassastes Jesus, pregai-me na cruz de Jesus a fim de que eu viva a morra unido com Jesus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP

Anápolis, 29 de março de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “...onde o crucificaram”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/paixao/paixao_cristo_017.htm