CARREGANDO A CRUZ

(Jo 19, 17)

 

“... carregando a cruz...”

 

Nosso Senhor Jesus Cristo CARREGOU com AMOR, PAZ e SERENIDADE a pesada cruz para o Calvário... Ele CARREGOU a cruz, não a ARRASTOU, como fazem as pessoas fracas, preguiçosas, covardes e rebeldes: “A cruz que arrastamos torna-se mais pesada do que a cruz que carregamos” (Santa Teresa de Jesus).

Quem ARRASTA a cruz não ama verdadeiramente a Deus. Para agradar a Deus é preciso CARREGAR a cruz por seu amor: “O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor d’Ele” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Imitemos o exemplo de Nosso Senhor CARREGANDO com PACIÊNCIA as cruzes de cada dia: pequenas e grandes: “A fé em Cristo crucificado há de levar a um passo adiante. Remido pela cruz, deve o cristão convencer-se de que sua própria vida tem de ser marcada – e não só simbolicamente – pela cruz do Senhor, isto é, deve viver na cruz” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Infeliz do católico que carrega a cruz com RAIVA, REVOLTA, DESESPERO, IMPACIÊNCIA, MAU HUMOR e ÓDIO.  Esse sofre para a própria perdição... para o próprio inferno: “Quem carrega a cruz com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Quem se humilha nos sofrimentos e se submete à vontade de Deus é trigo destinado ao céu; quem é orgulhoso e fica impaciente, a ponto de voltar as costas para Deus, é palha que é destinada ao inferno” (Santo Agostinho), e também: “Nosso Senhor é o nosso modelo: tomemos nossa cruz e sigamo-lO. Se o bom Deus nos envia cruzes, desanimamos, nos queixamos e murmuramos; somos de tal modo inimigos de tudo o que nos contraria, porque gostaríamos de estar sempre numa caixa de algodão” (São João Maria Vianney).

Quem SOFRE sem AMOR no coração... carrega uma cruz sem sentido e sem explicação, inútil, que chega até a AFASTAR de Deus. É a cruz dos que neste mundo só procuram a comodidade e o bem-estar material, dos que não suportam nem a dor nem o fracasso, porque não querem compreender o sentido sobrenatural do sofrimento. É uma cruz que não redime... que não salva. É a cruz que carrega um dos ladrões.

Contemplemos a Jesus Cristo CARREGANDO a cruz para o Calvário... olhemos para o SANTÍSSIMA FACE do Cordeiro Imaculado: nenhum ato de impaciência... não murmura... não ameaça os carrascos... não xinga... não reclama... não joga a cruz no chão... não desanima... não deixa de caminhar... não resmunga... não fica mal-humorado: “Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava, antes, punha a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça” (1 Pd 2, 23).

CARREGUEMOS as cruzes de cada dia! Não deixemos para depois, porque poderá ser tarde.

A cruz é custosa e pesada? Deus nos ajudará a CARREGÁ-LA! Se Deus pôs nos nossos ombros a cruz é sinal de que nos estima... e não nos abandonará, mas nos sustentará com a sua graça: “Quanto a mim, repreendo e educo todos aqueles que amo” (Ap 3, 19), e: “Porque Deus repreende os que ele ama, como um pai ao filho preferido”.

CARREGUEMOS as nossas cruzes! A cruz é pesada, mas que importa? Depressa Deus aliviará o seu peso... e em troca dela nos dará o descanso eterno... no céu: “... por um pequeno castigo receberão grandes favores” (Sb 3, 5).

Quem CARREGA a cruz com AMOR, ALEGRIA e PACIÊNCIA, está no caminho do bem... vive a vida de Jesus Cristo... caminha unido ao Mestre... caminha pelo caminho seguro da salvação... do céu. Não devemos olhar o tamanho nem o peso da cruz, mas sim, o prêmio eterno: “Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá se revelar em nós” (Rm 8, 18).

Os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo não ARRASTAM as cruzes, mas as CARREGAM.

CARREGUEMOS a cruz sem deixar que a mesma apóie-se no chão para nos aliviar... Olhemos para Jesus Cristo, nosso modelo, e suportemos por seu amor o peso das nossas cruzes.

 

ORAÇÃO: Meu Jesus, só vós pudestes ensinar-me estas máximas de salvação, todas elas contrárias às máximas do mundo! Só vós podeis dar-nos a força para carregar as cruzes com paciência! Eu vos procuro não para que me isenteis do sofrimento. Apenas vos peço força para sofrer com paciência e resignação. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 18 de fevereiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santa Teresa de Jesus, Escritos

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo e Uma estrada de salvação

Santo Agostinho, De civitate Dei, 1. 1, c. 8, n.º 2 – ML 41-21; Sermão 252, c. 5, n.º 5 – ML 38-1174, 1175

São João Maria Vianney, Sermões

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Carregando a cruz”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_004.htm