...APÓS MIM...

(Mt 16, 24)

 

“... vir após mim...”

 

Jesus Cristo não diz A MIM, mas APÓS MIM. Ele quer que andemos com Ele. É preciso, pois, que caminhemos pelo mesmo caminho de espinhos e sofrimentos pelo qual Ele passou. Ele segue adiante e não para senão no Calvário, onde deve morrer. Portanto, se O amamos devemos segui-lO até nossa morte.

Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “... vir após mim...” Não na FRENTE nem dos LADOS... Ele é o guia seguro que não escolhe atalho nem desvio... Ele conhece o caminho certo e seguro. Ele vai à FRENTE para nos proteger e nos servir de exemplo... olhando para o Cordeiro Inocente nos enchemos de forças para suportar as dificuldades e obstáculos que surgem pelo caminho: “É melhor para mim, Senhor, ser atribulado, contanto que estejas comigo, do que reinar sem Ti, banquetear-me sem Ti, sem Ti ser glorificado. É melhor para mim, Senhor, abraçar-Te na tribulação, ter-Te comigo na fornalha, do que sem Ti estar até mesmo no céu” (São Bernardo de Claraval), e: “Cristo comigo, a quem temerei? Mesmo que as ondas se agitem contra mim, mesmo os mares, mesmo o furor dos príncipes: tudo isto me é mais desprezível que uma aranha” (São João Crisóstomo).

Só existe um CAMINHO para o céu... é o CAMINHO de espinhos, pedras, perseguições, zombarias, sofrimentos, desprezos... o CAMINHO da CRUZ: “Entrai pela porta estreita... Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida” (Mt 7, 13-14).

O cristão que deseja ir após Jesus Cristo levando a cruz, deve ter presente que este nome cristão quer dizer discípulo ou imitador de Jesus Cristo; e que é indispensável, se quiser levar com toda a propriedade tão honorífico e nobre título, fazer aquilo que no seu Santo Evangelho nos recomenda Jesus, isto é, que se quisermos ser seus discípulos, devemos opor ou negar a nós mesmos, tomar a cruz e segui-lO.

“... vir após mim...” é o mesmo que dizer: se alguém quer se salvar, se alguém quer ter parte com Jesus Cristo na glória eterna. Essa é a proposta feita por Nosso Senhor a todos os homens. O segui-lO ou não, deixa à nossa vontade, porque não quer forçar ninguém a entrar no céu: “Deus não violenta nem força a criatura a abrir-se para a misericórdia” (Pe. Luiz Fernando Cintra).

CAMINHEMOS com perseverança APÓS Nosso Senhor... sem assustarmos com a aspereza do caminho, sem tremermos diante dos gritos dos perseguidores... sem desanimarmos com as tentações... o Senhor CAMINHA à nossa FRENTE: “O próprio Deus irá à tua frente. Ele estará contigo! Nunca te deixará, jamais te abandonará! Não tenhas medo, nem te apavores!” (Dt 31, 8), e: “... teu Deus é quem vai contigo! Ele nunca te deixará, jamais te abandonará!” (Dt 31, 6), e também: “Sê firme e corajoso! Não temas e não apavores, porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1, 9).

 

ORAÇÃO: Redentor meu, fazei-me conhecer o grande bem que sois e o amor que me tivestes para assim me obrigar a vos amar. Não permitais, meu Deus, que eu seja ingrato diante de tanta bondade. Chega de vos ofender, não quero mais vos abandonar. Os anos que me restam de vida eu quero empregá-los em vos amar e agradar.  Meu Jesus, meu amor, socorrei-me; ajudai um pecador que deseja vos amar e ser todo vosso. Ó Maria, minha esperança, o vosso Filho vos ouve, pedi-lhe por mim e obtende-me a graça de amá-lo perfeitamente. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 20 de fevereiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

Santo Afonso Maria de Ligório, Uma estrada de salvação e a Prática do amor a Jesus Cristo

Santo Antônio Maria Claret, Caminho reto e seguro para chegar ao céu

Pe. Luiz Fernando Cintra, A misericórdia divina

São Bernardo de Claraval, Sermões

São João Crisóstomo, Homilias

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “... após mim...”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_007.htm