TESTEMUNHO DA VERDADE

(Jo 18, 37)

 

“Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz”.

 

Jesus Cristo, depois de dizer a Pilatos que era Rei, acrescentou que havia nascido e vindo ao mundo para dar testemunho da VERDADE; isto é, para ENSINÁ-LA e PREGÁ-LA, confirmando-a com milagres e obras maravilhosas. No qual teve o Senhor três excelências soberanas: 1.ª Nunca disse coisa que fosse falsa ou mentira, mas tudo quanto disse foi verdade; mas não uma verdade qualquer, mas verdade pura e proveitosa para alcançar o reino de que era Rei. 2.ª Disse essa verdade com grande coragem, ainda que houvesse de custar-lhe a vida. 3.ª Quando era de coisa gloriosa para Ele, dizia a verdade, não para sua honra, mas para cumprir com sua missão, dando testemunho da verdade.

O bom exemplo de Jesus Cristo, Senhor da verdade, deve persuadir-nos que nascemos e viemos ao mundo para dar testemunho da verdade com nossas obras e palavras, procurando que sempre resplandeça nas nossas obras e palavras a divina VERDADE, sem mistura de mentira nem fingimento, ainda que nos custe a vida testemunhá-la. Pondera as palavras que Jesus acrescentou, dizendo que todos os que são do lado da VERDADE e a amam, OUVEM a sua VOZ, dando crédito ao que disse e obedecendo ao que manda; e assim, saberemos se somos seguidores de Jesus Cristo, que é a mesma VERDADE, ou seguidores do Demônio, que é o pai da mentira.

Devemos também admirar a AUTORIDADE de Jesus Cristo e a DIVINDADE que n’Ele resplandece no meio de tantos desprezos, sem deixar, por causa deles, de realizar sua missão de Mestre. E se Pilatos quisesse escutar-Lhe, disposto estava para ensinar-lhe com maior luz a VERDADE; porém, o infeliz, sentiu desejo da VERDADE, perguntando a Cristo: “Que é a verdade?”,  mas não esperou a resposta, porque não mereceu ouvi-la.

O Pe. Juan Leal explica: Dar testemunho é uma das ideias chaves de São João. Dar testemunho do que viu (Jo 19, 35). Por isso o Pai dá testemunho do Filho, e o Filho sobre o Pai. O Espírito Santo também dá testemunho sobre Jesus Cristo e os discípulos. A VERDADE é também uma das ideias chaves de São João (Jo 1, 14). Dar testemunho da VERDADE foi privilégio de São João (Jo 5, 33). Porém, o grande testemunho da VERDADE é Jesus Cristo, que é a luz (Jo 1, 8) e a VERDADE (Jo 14, 6). Seu testemunho sobre a VERDADE não se limita à declaração diante de Pilatos (1 Tm 6, 13), mas se estende a todo o seu ministério.

Quem é da verdade escuta a minha voz... O testemunho de Jesus Cristo sobre a VERDADE somente recebe os que amam a VERDADE (Jo 3, 19-21). Ser da verdade... é o mesmo que simpatizar com ela, amá-la e vivê-la. A caridade com o próximo é uma das manifestações dessa relação e amor pela VERDADE (1 Jo 3, 19). Ouve minha voz... com estima e obediência... as ovelhas ouvem a voz do pastor, isto é, o seguem (Jo 10,16).

O Pe. Juan de Maldonado comenta: Jesus Cristo veio dar testemunho da VERDADE... da VERDADE das profecias, da VERDADE das promessas divinas, da VERDADE revelada. Todo aquele que é amigo e seguidor da VERDADE... todo o que é filho da VERDADE ouve a sua voz, obedece: trata-O como Rei.

Pe. Luis de La Palma escreve: Pilatos ficou mais calmo, pois embora o Senhor tenha dito por três vezes que era rei e tinha reino, deixou claro que não era daqui e não estava conspirando contra César. Perguntou-lhe então Pilatos: “És, portanto, rei?” Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei”. E respondendo a segunda pergunta, disse: “É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz” (Jo 18, 37).

Com esta resposta mostrou-lhe a causa do ódio dos sacerdotes, tinha dito a verdade e eles estavam muito longe dela.

Pilatos perguntou: “O que é a verdade?” Mas não esperou a resposta e saiu para encontrar os sacerdotes.

Estava convencido de que Jesus era inocente. Escutou pessoalmente que ele não tinha reino e nem pretendia ter, viu que não havia nenhum Sinal de realeza. Sobre o outro mundo, não quis nem comentar com os sacerdotes. O tema verdade, também não o atraiu: o Senhor havia falado que somente dizia a verdade e os que a amam, ouvem sua voz. Com sua arrogante autoridade disse com menosprezo: “Que é a verdade?” E imediatamente saiu, sem esperar uma resposta. Estava satisfeito com o que tinha escutado.

 

ORAÇÃO: Mestre do céu! Responde dentro do meu coração, que é a verdade?Ajude-me a senti-la com grande firmeza. Vós, Deus meu, Vós sois a mesma verdade, e tudo quanto de Vós procede é a verdade. Verdade é vossa vida, verdade é vossa doutrina, verdade são os vossos preceitos, vossos conselhos, vossos milagres e vossos sacramentos. Que a minha vida conforme e deseje sempre essa verdade, até vê-lO em vossa glória. Amém!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 21 de fevereiro de 2015

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Ramón Genover, Meditações Espirituais para todo o ano

Pe. Juan Leal, A Sagrada Escritura

I. de la Potterie, La notion de témoignage dans St. Jean: SPag II, 193-208

Pe. Manuel de Tuya, Bíblia Comentada

Pe. Juan de Maldonado, Comentário do Evangelho de São João

Pe. Luis de La Palma, A Paixão do Senhor

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Testemunho da verdade”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/quaresma/comentario_quaresma_008.htm